focinho

Socializar cães tímidos com pessoas

Não é o mais comum, mas para alguns socializar cães tímidos com pessoas pode ser difícil. Os cães podem ter medo ou insegurança e até timidez em ralação a algumas pessoas e não conseguirem interagir bem com pessoas.

Os cães precisam ser socializados, então é importante desenvolver formas de conseguir socializar cães. Mesmo que ele seja mais tímido ou até mesmo não goste de pessoas. Os tutores gostam que seus cães gostem mais deles do que de outras pessoas. Então saiba que não deve encorajar esse comportamento no seu amigo peludo.

Aproximação tranquilajob

O ideal é promover uma aproximação calma. Se você notou que o cão é tímido e não gosta da interação com pessoas fora do círculo familiar. É preciso ter calma e não empurrar seu cãozinho pra cima das pessoas.

Mostre a ele que está tudo bem e que ele não precisa ficar nervoso. Pois está tudo bem e ele não tem com o que se preocupar. Os cães tímidos precisam se sentir seguros para se aproximar, costuma ser fácil para a maioria, já que cães são muito sociáveis, mas é possível que alguns não se sintam confortáveis.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que cães se deitam na sujeira e como lidar

Socializar cães filhotesfocinho

Para filhotes é bem mais fácil, mas qualquer coisa que seja desconfortável para eles pode se tornar um problema no futuro. Então é preciso ter cuidado para promover situações agradáveis e divertidas.

O ideal é levar seu cãozinho para conhecer o máximo de pessoas que você puder. Chame os amigos para vir conhecer seu cão, leve ele para passear, mesmo ainda filhote é possível fazer isso tomando cuidado.

Cães Tímidos adultoscomida

Os cães adultos podem já ter comportamentos fixos e experiências negativas que dificultem a socialização. Mas não é impossível socializar cães adultos. Eles podem aprender a gostar de pessoas mesmo que antes fossem tímidos ou não gostassem de se aproximar de pessoas desconhecidas.

Os cães tímidos adultos precisam ainda mais da sua tranquilidade para associar os desconhecidos a coisas boas. Leve seu cãozinho para o parque, deixe pessoas oferecerem petiscos. Mostre a ele que tudo bem estar perto não apenas de outros cães, mas também de outras pessoas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre direitos e deveres de tutores com cães em condomínios

Petiscos e socialização

Dar petiscos na hora certa pode ajudar. Mas apenas na hora certa, ou pode dar tudo errado. Se você der petisco para acalmá-lo quando ele ficar com medo ou agitado, isso vai reforçar esse comportamento que você não quer.

Dê o petisco quando ele estiver calmo e ignore e se mantenha tranquilo quando ele estiver agitado. Claro que você não deve força-lo a ficar perto de pessoas, se afaste quando ele começar a demonstrar desconforto.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como socializar cães adultos a outros cães

Faça o cão ficar tranquilo evitando sempre momentos que geram mais desconforto. Dê petisco apenas quando o cão estiver calmo e encoraje bastante os momentos em que ele se diverte próximo de outras pessoas. Quanto mais ele se aproximar de outras pessoas, mais você deve encorajar.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *