Saiba tudo sobre castração canina

U Milena Costa    t 8 de agosto de 2016


Embora muitos donos ainda tenham bastante preconceito em relação à castração, a maior parte dessa aversão ao procedimento se deve a quantidade de dúvidas que cercam a castração dos cães.

Muitos donos acreditam que a castração é algo complicado, que pode ser doloroso, ou até mesmo entristecer o animal e por isso se recusam a castrar. Mas a castração traz diversos benefícios ao cãozinho e nesse artigo vamos explicar tudo sobre o procedimento.

cadela amamentando

Quando posso castrar meu cão?

Primeiro pense direitinho se de fato é isso que você quer, cães atingem a maturidade sexual após completar um ano, e você deve ter notado que alguns comportamentos podem mudar quando ele fica adulto.

Seu cão aprendeu desde filhote a fazer xixi no cantinho dele, mas depois de adulto ele começou a fazer xixi em vários lugares da casa? Isso acontece porque na idade adulta eles passam a demarcar território.

cão com filhotes

Se você não pensa em deixar que seu cão cruze e tenha filhotes então é bom pensar na castração, fêmeas podem ter gravidez psicológica após o cio e machos podem desenvolver agressividade, além do hábito constrangedor de agarrar a perna das pessoas.

Se seu cão passou do primeiro ano, você não pretende coloca-lo para cruzar e ele está apresentando alguns desses comportamentos, talvez seja bom pensar e planejar, converse com o veterinário, e tome a decisão com calma.

Como funciona a castração de cachorros?

Se você decidiu castrar seu melhor amigo então é hora de ir ao veterinário, com o avanço da tecnologia e da medicina veterinária, a cirurgia de castração se tornou um procedimento rápido que não causa nenhum tipo de incomodo ao cão.

cão com veterinários

Muitos veterinários fazem exames de checagem no animal antes de realizar a cirurgia, e essa é a conduta ideal. Infecções, anemias e doenças de rins, fígado e coração são fatores que devem ser observados e um bom veterinário vai querer estar a par de todo o estado de saúde do cão antes de submetê-lo a qualquer tipo de cirurgia.

Aproveite para ler nosso artigo Adote um Vira Lata

As cirurgias são rápidas e consistem em sedar o cão e então retirar os testículos do macho e os ovários da fêmea. Durante o pós-operatório o cão anda e se alimenta normalmente, sendo que o dono deve ficar atento aos pontos e levar o cão ao veterinário no retorno marcado.

Os cães ficam tristes e obesos após a castração?

Não, claro que não. Isso é um mito gigantesco que foi criado em volta da castração, e nada disso é real. Cães ficam obesos após a castração por um único motivo, eles costumam se tornar cães mais tranquilos então os donos deles se sentem culpados por tê-los castrado.

ninhada de dálmatas

Acham que o bichinho ficou triste por conta da cirurgia e então começam a dar mais ração, muitos petiscos e biscoitinhos para deixa-lo mais feliz. Um pouco da carne do almoço para agradar o cãozinho, e assim cães que foram castrados acabam obesos. Nada tem a ver com o procedimento e sim com a conduta errada do dono.

A dieta e exercícios dos cães são sempre importantes, antes e depois da castração, os cães castrados não ficam tristes, apenas mais calmos, mas continuam sendo animais felizes que precisam de carinho, exercícios e dieta balanceada.

Quais as vantagens da castração de cães?

As vantagens para o cãozinho e para o dono são diversas, machos param de demarcar território pela casa, não agarram mais as pernas das pessoas e os animais ficam mais calmos, a castração não os impede de cruzar apenas os deixa mais tranquilos quanto a essa necessidade.

filhotes de golden retriever

Mas certamente a maior vantagem é em relação à saúde dos cães, a castração reduz muito as chances dos animais desenvolverem doenças no futuro. Nas fêmeas, além de evitar uma gravidez que o dono não possa arcar com a ninhada, ou uma gravidez psicológica, também evita infecções uterinas e câncer de mama.

Aproveite para ler nosso artigo Tudo sobre a gravidez psicológico em cadelas

Nos machos a castração evita o câncer de próstata e também reduz a agressividade que alguns machos podem desenvolver com a idade, por estar defendendo seu território ou pela necessidade de atividade sexual.

filhote de bulldog

A castração feita da forma correta com um profissional capacitado nunca irá provocar nenhum tipo de problema ao cão, não vai deixa-lo triste, bobo ou obeso. Filhotes são sempre muito fofos e adoráveis, mas são uma responsabilidade enorme que deve ser evitada caso não se possa arcar com eles.

Animais castrados continuam felizes e podem ter uma vida ainda mais saudável que um cão não castrado, então pense com carinho na possibilidade e converse com o seu veterinário de confiança.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Alimentação

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Saiba tudo sobre catarata canina

Dicas

Saiba tudo sobre catarata canina

Cuidados com os cães importantes no inverno

Cuidados

Cuidados com os cães importantes no inverno

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Dicas

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão

Curiosidades

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão