Saiba como diferenciar e lidar com cães submissos e dominantes

U Milena Costa    t 21 de fevereiro de 2017


Cães podem ser submissos ou dominantes, diversas vezes citamos essas denominações, mas agora vamos falar sobre como diferenciar um cão dominante de um cão submisso, quais os benefícios e perigos desses comportamentos e como você deve agir para cuidar da melhor forma do seu cão, proporcionando tranquilidade para que ele seja um cão equilibrado e feliz.

cães correndo

Cão submisso

Os cães submissos são os mais comuns, afinal os cães foram feitos para seguir um líder, os cães submissos são os que se submetem as vontades de outro cão ou de um humano, como é o caso de um cão adestrado. Embora a palavra tenha um significado ruim em relações humanas, mas cães submissos não são cães fracos.

É fácil identificar cães submissos, eles tendem a ser mais fáceis de adestrar, pois buscam aceitação do líder. Cães submissos também costumam demonstrar postura submissa, mais curvada e recuam em casos de confrontos com outros cães abaixando a cabeça.

cão submisso

A postura que demonstra o ponto mais alto da submissão de um cão é quando ele deita de barriga para cima, para muitos donos essa é só uma forma de pedir carinho, mas no mundo canino essa a postura mais vulnerável de um cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre linguagem corporal e facial dos cães e entenda tudo que seu cão quer lhe dizer

Cães dominantes

Cães dominantes não são cães bravos e perigosos, mas podem ser tornar. Um cão dominate não é um cão ruim e não necessariamente será um cão de grande porte, isso porque instinto de dominância independe do tamanho e raça do cão, a dominância vem da personalidade de alguns cães.

Para identificar um cão submisso é necessário observar o comportamento dele em relação a outros cães e com o dono. Cães dominantes são teimosos, tendem a não obedecer comandos, mesmo que os conheçam e a realizar atividades mesmo que o dono tenha proibido ele por diversas vezes.

cães brincando

Cães dominantes tem postura firme e se mostram maiores que os outros cães, mesmo que menores eles mantem a cabeça alta e o olhar fixo, cães submissos desviam o olhar, cães dominantes olham fixamente nos olhos dos outros.

Relações entre cães dominantes e submissos

Cães submissos também podem ser dominantes em algumas situações, isso porque um cão submisso a outros cães pode encontrar um cachorro mais submisso que ele e assim se tornar dominante em relação aquele cão.

Também acontece de um cachorro dominante com outros cães ser submisso ao seu tutor. As relações podem variar muito, mas é muito comum que eles se orientem pela idade dos cães, sendo que ao trazer um novo cão a casa o mais provável é que o cão antigo se torne dominante sobre o novo cachorro.

cães

A hora da alimentação é um dos momentos em que se pode observar qual é o cão dominante e o submisso. Isso porque o cão dominante come primeiro e o cão submisso espera que o outro cão se alimente e permita que ele vá comer.

Como lidar com cães submissos e dominantes

Todo cão precisa de um líder, orientação e educação, se seu cão é submisso tudo se torna mais fácil, isso porque um cão submisso é mais fácil de adestrar e será um cão muito mais tranquilo, afinal ele está feliz sabendo que seu tutor é seu líder e que está cuidando de tudo.

cães

Um cão dominante, no entanto, sofre um grande estresse, isso acontece por que ele se sente obrigado a cuidar de tudo, ele acha que precisa ser o líder e colocar ordem em tudo, e isso é muito cansativo. O dono precisa mostrar ao cão que a casa já tem um líder e que ele não precisa cuidar das coisas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre xixi por submissão ou excitação

Cães dominantes não são indicados para tutores de primeira viagem, eles precisam muito ser adestrados e fazer muitos exercícios para que gastem a energia e possam ficar mais tranquilos e sem preocupações, elas devem ser do líder, ou seja, o tutor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Aprenda a lidar com cães agitados

Curiosidades

Aprenda a lidar com cães agitados

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Dicas

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Dicas

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão