osso

Ossos de couro são diversão perigosa para os cães

Todo tutor de um cãozinho já ouviu todo tipo de coisa sobre os ossos de couro, até mesmo que não causam problema nenhum, mas na verdade os ossos de couro são uma diversão perigosa para os cães. E podem até matar.

Vamos falar dos perigos que os ossos de couro representam, brinquedos que podem substitui-los, e os males que podem causar ao seu cãozinho.

osso
Foto: Freepik

Do que são feitos os ossos de couro?

Como o nome diz, o material principal é couro bovino, mas se engana quem acha que acaba por aí. As peles bovinas são tratadas com produtos químicos tóxicos, como alvejantes, e outras substâncias para tornar o couro branco como o compramos.

São usados conservantes e são usadas colas para juntar as camadas de couro, como os ossos não são considerados alimentos, as empresas não são proibidas de usar tais produtos, em pesquisas já foram encontrados resíduos de chumbo, mercúrio e formol. Todas substâncias tóxicas.

osso
Foto: Freepik

Irritação na digestão

Devido aos produtos utilizados nos ossos, como os corantes, alvejantes e outros produtos químicos, muitos cães podem apresentar incômodos digestivos, já que eles mastigam e muitos cães engolem partes do brinquedo.

Isso pode causar alergias, vômitos ou diarreias. Isso não significa que todos os cães vão sofrer disso, afinal os cães são diferentes uns dos outros assim como nós.

jack
Foto: Freepik

Cães podem engasgar com pedaços do osso

Para os cães é super divertido roer os ossos, eles destroem e chegam ao ponto de engolir pedaços do osso, o que pode ser um grande perigo, pois muitos cães já engasgaram e chagaram a falecer por asfixia, por conta dos ossos de couro.

Aproveite para conferir nosso artigo Alimentação natural para cães

Como usar o osso de couro de forma mais segura

Se você já deu ossos de couro ao seu cão e ele não apresentou nenhuma reação alérgica, vômitos ou outros problemas e você acredita que pode dar o osso a ele sem problemas. Então o indicado a fazer é evitar que ele brinque com o osso sozinho.

Golden retriever
Foto: Freepik

O mais indicado é deixar que ele brinque com o osso apenas sob sua supervisão, assim quando ele destruir uma parte do brinquedo, você pode tirar dele e evitar que ele venha a engolir correndo o risco de se engasgar.

Alternativas para o osso de couro

É uma verdade que o osso de couro é um aliado na limpeza dos dentes dos cães, mas entre dentes sujos e risco de engasgo, é provável que a maioria dos tutores prefira dentes sujos. Existem muitos brinquedos a venda, e alguns podem substituir o osso de couro na limpeza dos dentes dos cães.

Ossos de couro são diversão perigosa para os cães
Foto: Freepik

Alguns brinquedos de borracha possuem dentes – como de pentes- ou bolinhas que ajudam a limpar os dentes dos cães e podem ser uma ótima opção para limpar os dentes dos cães de forma mais segura.

É sempre bom lembrar que dar ossos de galinha representa um risco gigantesco, esses nunca devem ser dados, pois o cão pode se engasgar ou cortar a gengiva com eles, ossos bovinos – os que você usou pra cozinhar – só se forem grandes, para ele não engolir, e sem pontas, para que ele não se corte, alguns são defumados e vendidos em pet shops e também são seguros.

Aproveite para ler nosso artigo Saiba como evitar ou lidar com a obesidade canina

Fique atento ao porte do seu cão

Sempre bom lembrar que dar um osso ou brinquedo muito pequeno a um cão muito grande, pode ser ruim, pois o cão pode não conseguir mastigar direito e até acabar se machucando.

O mesmo para cães de porte pequeno, um osso grande, por mais que possa ser atrativo, não será bom para cães pequenos, pois eles não vão conseguir carrega-lo, e acabará sendo um desperdício.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *