Vai viajar? Muitas pessoas resolvem viajar nas férias ou até precisam viajar a trabalho e aí a casa fica vazia, o que fazer com o cão nesses momentos? Deixá-lo sozinho certamente não é uma opção, mas muitas vezes não é possível levar o cão junto. Você já pensou em hospedar seu cão na casa de alguém?
Como funciona o serviço de hospedagem domiciliar?
Na verdade a hospedagem domiciliar é mais comum do que se imagina, muitas pessoas recorrem a hotelzinho para cães quando precisam viajar e deixar o cão. A diferença da hospedagem domiciliar para o hotelzinho é que o cão fica hospedado na casa de uma pessoa, com todos os pertences dele, caminha, brinquedos, ração que está acostumado.
O serviço é disponibilizado por apaixonados por cães independentes, e também por sites de empresas que fazem a ponte entre o tutor e o anfitrião. Caso queira, você também pode conversar com aquele seu amigo que já ama seu cão e tem um trabalho mais flexível ou que não vai viajar nas férias, podendo entrar em um acordo de hospedagem com ele.
Aproveite e confira nosso tutorial de como construir uma casa de cachorro.
Liberdade para o cão
Não estamos aqui dizendo que um é melhor que o outro, cada tutor escolhe aquilo que está dentro da sua realidade e que acha melhor para seu cão. Ao contrário do que acontece em hotelzinho onde os cães geralmente passam a noite em cercados e sozinhos, na hospedagem domiciliar o dono tem a liberdade de levar a caminha do cão para que ele durma como se estivesse em casa.
Além disso o cãozinho fica em um ambiente doméstico ao qual está acostumado, com espaço para brincar e um humano disponível para ele o tempo todo, ao contrário de estar em um local amarrotado de cães ou sozinho. O que faz o cão não sentir tanto a diferença com a distância do seu dono.
Alimentação
A alimentação do cãozinho hospedada continua a mesma, pois o tutor deixa uma parte da ração com o anfitrião e também a informação de qual a ração que ele come, isso é ótimo para o organismo do cãozinho, já que eles não reagem bem a mudanças drásticas na alimentação.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre a linguagem corporal e facial dos cães.
Passeios e convívio social
O anfitrião combina com o tutor quantos passeios dar por dia com o cãozinho e o quanto pode socializa-lo. Por exemplo, seu cão gosta muito facilmente de outros animais? Então procure um anfitrião que tenha animais em casa para que eles se divirtam juntos.
É importante resolver esses detalhes antes de viajar para que tudo corra bem, uma dica é conhecer a casa do anfitrião antes de fechar o acordo. Leve seu cãozinho para conhece-lo e conhecer os outros animais da casa para ver se eles se dão bem. Aproveite e converse com o anfitrião para conhecê-lo melhor também.
Tranquilidade para tutor e cão
Os cães que ficam em hospedagem domiciliar tem muito menos chances de sofrer com ansiedade de separação, isso porque o cãozinho fica em um ambiente de casa assim como ficava com seu tutor e desfruta de uma rotina saudável sem muitas mudanças. A rotina faz com que o cão se sinta seguro e tranquilo, mesmo sem o tutor por perto.
Para os tutores a tranquilidade é que a qualquer momento ele pode entrar em contato com o anfitrião pedindo fotos, vídeos e informações sobre seu cãozinho, e vai poder ficar tranquilo sabendo que ele está bem e feliz.
Atenção Individual
Esse é um dos principais benefícios para quem tem um cão pouco sociável, cães pouco sociáveis não são maus cães, só costumam precisar de uma atenção mais exclusiva do que outros cães. O que é mais difícil de acontecer em hotelzinhos.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães ciumentos
Em hospedagem domiciliar cães que sofrem de alguma doença ou precisam de algum cuidado especial também podem receber atenção exclusiva, o que pode deixar o tutor muito mais tranquilo.
Gostaria também de hospeda cachorro e Gato gosto muito de animais
Eu gostaria de ser um anfitrião e hospedar vários cachorrinhos na minha casa, pois tenho um espaço muito grande para isso e estou desempregada e também eu não me sentiria tão sozinha em companhia dos meus hóspedes. Tenho 53 anos e fica muito difícil encontrar emprego hoje em dia. Espero o seu retorno. Obrigada!
Boa noite Amauri vc e de onde