Como manter a higiene bucal do cão

U Milena Costa    t 6 de agosto de 2016


Assim como nós humanos, os cães também desenvolvem doenças bucais. Mesmo eu eles não se incomodem em colocar tudo na boca, e principalmente por esse motivo, que muitas doenças se originam.

A escovação é necessária, pois os restos dos alimentos ficam presos nos dentes dos cães, causam tártaro, e outras doenças como gengivite. Escovar evita que alguns procedimentos de limpeza que precisam ser feitos com ajuda de anestesia precisem ser realizados.

cão com escova

70% dos cães desenvolvem tais problemas por falta de higiene e essas doenças podem incomodar muito e até fazê-lo sofrer. Para evitar essas situações vamos explicar como lidar com a higiene bucal do seu cão.

Escolha dos Produtos

Jamais use uma escova ou pasta do seu armário, a maioria das pet shops dispõem de produtos de higiene bucal, existem escovas, dedais e pastas dentais específicos para o uso em animais, mas se quiser aumentar os cuidados também existem outros produtos como antissépticos.

A pasta de dente feita para cães pode ser ingerida por eles, então não tem problema algum se seu cão engolir a pasta. Uma ótima dica é escolher uma pasta com sabor gostoso como carne, que vai deixar seu amiguinho mais interessado nela.

cão com brinquedo de escovação

Ossinhos que ajudam a prevenir o tártaro são uma ótima saída para os cães mais resistentes a escovação, também existem brinquedos que “escovam os dentes” do animal enquanto ele brinca de morder.

Tais produtos, como ossinhos contra o tártaro e brinquedos de escovação não tem o mesmo efeito que a escovação com pasta e escova ou dedal, por isso é de grande importância tentar acostumar seu amiguinho a escovação.

Como acostumar o cão a escovação de dentes

cão escovando os dentes

É importante que desde o primeiro dia com seu amiguinho esse cuidado já seja levado a sério, se desde cedo ele se habituar a escovação, vai entender que aquilo é normal e não vai reclamar da atividade.

Aproveite para ler nosso artigo Qual comida dar para o meu cachorro?

Se seu cão já é maior tente não fazer da escovação um momento incomodo para o bichinho. Use ossinhos, faça da situação uma brincadeira, tente não deixar que a escovação estresse o animal já adulto, que costuma ser mais resistente ao primeiro contato com atividades assim.

cão e escova

Para estimular um primeiro contato com a pasta deixe-o provar um pouco, o gosto será algo novo para ele, mas assim que ele provar recompense-o, dê carinho ou petiscos, faça com que seu amiguinho associe o gosto da pasta a algo positivo.

Procurando um profissional

Se seu cachorro apresentar mau hálito ou algum sangramento, gengiva sensível ou dor, ele pode ter desenvolvido sim alguma doença bucal, muitas vezes pela falta de higiene. Caso isso tenha acontecido procure um profissional.

escovando os dentes do cão

Existem veterinários especializados em cuidados dentários, os chamados dentistas caninos, mas seu veterinário de confiança também está apto para te orientar e cuidar do seu cãozinho. Antes mesmo do seu amigo apresentar algum desses sintomas leve-o com certa frequência ao veterinário para verificar se a saúde do seu  animal está indo bem.

Caso seu cãozinho já esteja com algum desses problemas, leve-o ao veterinário para que ele possa identificar a doença e indicar o melhor tratamento para o seu cãozinho, de acordo com porte, raça e estado geral da saúde dele.

Frequência da escovação de dentes em cães

É importante escovar os dentes do seu cão no mínimo uma vez na semana, então se você ainda não realiza o processo é melhor começar logo. O dono que tem mais tempo disponível também pode realizar a atividade mais vezes na semana.

escovando dentes

A escovação não é contra indicada, então pode ser realizada até mesmo todos os dias, o importante é habituar o animal para que a escovação seja algo bom, se seu cão realmente não gosta da escovação não é necessário realizar com tanta frequência para evitar estressar o cão.

Leia também nosso artigo Como evitar Tártaro em cães.

Não desista na primeira escova perdida

cão com osso contra tártaro

Obviamente vão existir cães mais resistentes, mas a maioria deles vai levar um tempo para se acostumar, ainda mais depois de adultos. No início eles certamente vão tentar brincar com a escova, mordendo e consequentemente destruindo ela.

Você vai perder várias escovas, mas não desista. O cão mesmo adulto pode sim se acostumar a escovação e passar a permitir que você realize o processo até mesmo diariamente. Sempre faça do momento algo divertido, a escovação é um dos cuidados mais necessários para manter a saúde do seu melhor amigo.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Conheça raças de cães que foram extintas

Curiosidades

Conheça raças de cães que foram extintas

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Curiosidades

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Como ter um cão com baixo orçamento

Dicas

Como ter um cão com baixo orçamento

Saiba tudo sobre o choro canino

Curiosidades

Saiba tudo sobre o choro canino

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Curiosidades

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Anuncie Grátis! »