Alguns donos podem ficar com muitas dúvidas sobre qual o tipo de alimentação que deve dar ao seu cão: caseira, ração seca ou úmida. Alguns fatores em questão devem ser observados com cautela para que a melhor escolha seja feita. É preciso verificar com qual tipo o seu cão de adapta melhor e qual delas se encaixa no seu orçamento.

Qual comida dar para o seu cão

Por natureza, os cães são mamíferos. Mas, depois a domesticação, eles tiveram que se adequar a novos tempos e passaram a consumir frutas e verduras também. A única coisa que não pode faltar na dieta deles é a proteína, que não precisa ser necessariamente animal se você é vegetariano. A proteína vegetal também é bem aceita pelos caninos mas, é preciso ter atenção á qualidade e à quantidade desse nutriente.

O que tem nas rações secas

Essa é a mais comum de ser encontrada e também a favorita dos donos por ser prática e possuir valor nutricional específico para esses animais. A variedade que existe no mercado é grande que vai desde a ração popular até a Super Premium. Existem duas diferenças essenciais entre elas: a quantidade de nutrientes e a proporção entre cada um deles e é claro, o valor.

Qual comida dar para o seu cão

A Super Premium é a mais cara mas, tem o seu lugar no mercado não penas pela qualidade como também, pelas várias opções que ela oferece. Esse tipo de ração consegue ser bastante específica quando se trata de nutrição de cães. Há ração light para cães que precisam perder peso, ração hipoalergênica e até ração adequada para cada raça sendo fenda de acordo com as necessidades de cada uma delas.

Dicas de leitura:

Benefícios que as rações secas proporcionam

Além da grande variedade de tipos e preços que elas podem oferecer, elas são as preferidas porque são fáceis de armazenar, não fazem muita sujeira e possuem um prazo de validade muito maior do que a alimentação caseira e as rações úmidas depois que são abertas. Ela ainda ajuda na higiene bucal do cão. Pelo fato de ser dura, ela limpa os dentes e reduz a formação do tártaro, que são as placas bacterianas.

Qual comida dar para o seu cão

Ração úmida: qual a diferença?

A primeira característica delas é que são mais saborosas do que a ração seca e por isso os cães dão preferência a esse tipo. O problema é que elas não têm tantas variedades como as suas primas. Normalmente, variam apenas entre o sabor de frango e carne mas também, possuem a sua versão terapêutica para cães com problemas de saúde específicos.

Qual comida dar para o seu cão

Elas podem até ser deliciosas mas, não são as mais indicadas. Por serem enlatadas ou vendidas em sachê, as rações úmidas contêm grande quantidade de sódio e de conservantes. Portanto, é aconselhável que elas sejam utilizadas apenas durante a transição para um novo tipo de ração seca ou também em cães que acabaram de ser operados e que estejam doentes.

Uma alta concentração de sal nos alimentos dos cães pode levar a problemas de saúde como desenvolver hipertensão arterial. Já os conservantes podem desencadear processos alérgicos, chegando a desenvolver dermatites e outras doenças na pele fazendo o cão se coçar demasiadamente. As comidas enlatadas para cães podem causar mal hálito e pode se acumular entre os dentes causando cárie.

Qual comida dar para o seu cão

Cuidado na hora de comprar alimentos enlatados. Se estiverem com qualquer tipo de amasso, mesmo que seja mínimo, não compre. Existe um tipo específico de bactéria que se desenvolve apenas nesses ambientes e causam esse amassado nas latas. As rações úmidas possuem um prazo de validade bem menor que a ração seca. Depois que são abertas, duram apenas 3 dias na geladeira.

Comida caseira para os cachorros

É uma excelente opção mas, dá mais certo para o dono que tem tempo de preparar a comida, armazená-la separadamente e saber qual a quantidade de cada nutriente deve colocar. Você pode perguntar ao veterinário qual é a maior necessidade nutricional para a raça do seu cão. Mas, independente da raça, a dieta tem que conter todos os nutrientes: proteínas, fibras, vitaminas, sais minerais, entre outros.

Qual comida dar para o seu cão

Lembre-se: nada de tempero na comida do seu cão, nem mesmo sal. Para a comida não ficar tão “sem graça” você pode optar por colocar óleo de peixe que é rico em ômega 3. uma ótima opção é substituir os alimentos de carboidrato simples como o arroz branco, pela versão integral.

1 COMENTÁRIO

  1. boa noite! eu sempre cozinho as cascas de legumes com arroz pro meu cachorro e depois sirvo com raçao pra ele. gostaria de saber se faço mal em utilizar as cascas dando a ele?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here