Quem tem um amigo canino em casa sabe bem o trabalho que dá. Eles podem ter reações que não conseguimos entender, com coisas bem simples como um passeio na porta de casa. Se alguém já passou pelo constrangimento de sair contente para passear com o seu cão e ele apenas empacou no meio da rua sem mais nem menos pode ter se perguntando o que está acontecendo.

Cachorros que deitam na rua na hora do passeio

Motivos

Isso acontece, geralmente, com cães que passam muito tempo dentro de casa. Quando vão para a rua é como se entrassem em pânico e a primeira reação é travar. São muitos estímulos diferentes enviados ao cérebro ao mesmo tempo: as buzinas dos carros, o motor das motos, muitas pessoas passando. Tudo isso pode dar um nó na cabeça do seu amigo e ele acaba sentindo muito medo. A melhor opção para ele é deitar e esperar que você o pegue no colo e o leve para casa.

Cachorros que deitam na rua na hora do passeio

O primeiro instinto é pegar o cachorro no colo, fazer carinho e colocá-lo de novo no chão para que ele ande normalmente. Bem, isso não vai acontecer. Quando você dá carinho ao seu cão num momento de medo, ele entende que aquilo realmente é perigoso e que pode machucar. Infelizmente, a solução para esse problema não é das mais fáceis: tem que ter sangue frio para não encher o seu amigo de afagos e ter muita, mas muita paciência mesmo.

Veja também nossas dicas de melhores cachorros para apartamentos.

Solução

Quando um filhote está com a mãe e não quer continuar o caminho, sabe o que ela faz? Pega o filhote pelo pescoço e faz ele dar um “passo” a frente, depois disso ele anda mais alguns passos e novamente a mãe repete o mesmo gesto inicial. Isso é feito até que o cão perca o medo por completo e realize o passeio normalmente. Isso é exatamente o que você tem que fazer, agir como a mãe e a líder dele.

Cachorros que deitam na rua na hora do passeio

Pegue o cachorro pela pele do pescoço e simule um passo com ele. Ele vai dar mais alguns pequenos passos em seguida e vai empacar no caminho novamente. É aí que você não pode desistir de jeito nenhum, ou então vai passar o resto da vida sem conseguir dar um passeio tranquilo com o seu cão. Isso pode durar semanas, pode chegar a mais de um mês, mas os resultados são garantidos. Quando tudo isso acabar você verá o quão gratificante é ter o seu cachorro ao seu lado num momento tão prazeroso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here