morde

Por que alguns cães mordem pessoas conhecidas?

É preciso entender que latidos, rosnados e até mordidas fazem parte da comunicação dos cães. Quando os cães mordem com força e não só por brincadeira eles também estão tentando expressar algo.

Acreditar que o cão é naturalmente mal por ter mordido é um erro, você precisa entender o que leva seu cão a morder e precisa saber como lidar com a situação para que ele entenda que não precisa morder.

Por que alguns cães mordem pessoas conhecidas?
Foto: Freepik

Identificando o motivo que leva o cão a morder

Se seu cãozinho morde apenas quando alguém senta no sofá então está claro que ele se sente dono do sofá e por estar dominando aquele espaço ele vai morder quem o desafiar sentando ali.

Outros cães mordem parentes do dono quando eles se aproximam de seu tutor, são os cães ciumentos informando aquelas pessoas seu tutor é apenas dele e que não quer ninguém se aproximando.

ataque
Foto: Freepik

Tem cão que morde o dono quando o dono tenta mexer nos seus brinquedos ou vasilhas de água e comida, são cães possessivos com seus pertences e que não querem que seu dono mexa no que eles veem como deles.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como as focinheiras devem ser usadas nos cães

Também existem cães que mordem ao ser submetidos a alguma situação que não gostam, como tomar banho, colocar a guia ou coleira para passear e até quando o tutor tenta averiguar se há algum parasita no corpo do animal, na maioria dessas situações o cão morde por sentir medo.

Cão que morde não é mau e pode ser reabilitado

Boxer
Foto: Freepik

A primeira reação do dono de um cão que morde até mesmo pessoas conhecidas é acorrenta-lo, isolar o cão e evitar que ele tenha contato com pessoas e cães. Essa não é uma boa ideia, pois o único efeito que vai criar é o de agravar a situação.

Evitar a mordida é bom, mas não trate seu cão como um caso perdido, é preciso reabilitar seu cãozinho, converse com um adestrador se achar necessário. A melhor forma de fazer um cão parar de morder é mostrar a ele que a atitude de morder é ruim e encorajar bons comportamentos.

Como evitar que o cão morda

morde
Foto: Freepik

O cão que morde por ciúmes, possessividade ou para desafiar o dono e sua liderança são cães mimados ou muito dominantes, eles dão sinais desses comportamentos muito cedo e para cortar esses comportamentos você deve educar e reafirmar sua liderança desde filhotinhos.

Não é para gritar ou bater no cão, isso é errado e não deve ser visto como uma maneira de adestramento, o real adestramento é feito por reforço positivo e ignorando o cão quando ele tem atitudes erradas.

briga
Foto: Freepik

Mostre ao seu cão o que pode e o que não pode, para evitar a mordida é preciso educar desde filhote, dando comida na mão para que ele não morda por medo de que o humano tire a comida dele.

Aproveite também para ler nosso artigo sobre como alguns cães se tornam agressivos

Também é necessário reagir com um “não” no caso da mordida (mesmo a inofensiva dos filhotes) e fazer seu cão entender que ele pode confiar em você, pois você é o líder que cuida dele e da casa.

Lidando com cães que mordem

Por que alguns cães mordem pessoas conhecidas?
Foto: Freepik

Se seu cão já é um adulto e morde, volte ao primeiro tópico e descubra em qual situação ele morde para entender o motivo dele morder. Se for por medo então o melhor a fazer é mostrar a ele que está em um local seguro e que você está dando a ele o que ele precisa e não tirando dele.

Uma boa forma de fazer isso é acostumando seu cão a estar cada vez mais próximo dele enquanto ele come, com o tempo ele entende que você não quer tirar a comida dele. Em situações como banho você pode fazê-lo parar de morder transformando o banho em diversão e até usando petiscos para relaxar e associar a situação a algo positivo.

Cães que mordem por possessividade, seja ligada a pessoas ou objetos, precisam ser ignorados quando estão desafiando o dono, você é mais forte que ele, não demonstre incomodo, nem dê atenção. No momento em que ele não estiver reagindo com agressividade, então dê um reforço positivo como carinho ou até petiscos.

Todo cão morde

Boxer
Foto: Freepik

Cães são cães, e todo tutor precisa entender isso, morder está no instinto deles, então o melhor a fazer é ter total controle do seu cão, com adestramento, respeito, carinho, usando sempre a coleira e guia ao passear na rua e cuidando da saúde mental e física dele.

Por mais dócil e carinhoso que seu cão seja, independente da raça, do tamanho e do seu comportamento a vida toda, um dia ele pode se sentir amedrontado por algo, ameaçado, desconfortável ou até não gostar de outro cão ou pessoa e morder.

Isso não faz do seu cão um cão ruim, ele é só um cão e precisa que seu tutor continue orientando ele e cuidado do seu bem estar e do bem estar dos que interagem com ele. Se achar necessário procure um adestrador para reabilitar seu cão.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *