cão com medo

A proposta é que apenas os fogos de artifício silenciosos sejam liberados. Devido ao incomodo que os barulhos causam a muitos.

Para quem ama cães e tem preocupação anual com data marcada com seu cãozinho e outros pets como gatos, a notícia é ótima. Afinal, todos os anos são muitos os relatos de cães assustados que fogem de casa, tem problemas cardíacos e até mesmo chegam a morrer, seja do coração ou na tentativa de fugir com medo.

Portanto nesse artigo vamos falar mais sobre a votação e sobre os prejuízos dos fogos do artifício. É necessário entender o motivo pelo qual o apoio de toda a sociedade é importante, inclusive de quem não tem cão.

fogos de artifício

A lei

Algumas cidades do país já tomaram inciativas sozinhas, como Poços de Caldas, e baniram os fogos de artifício com barulhos. A prefeitura festejou a festa de ano novo com fogos silenciosos.  Provando ser totalmente possível banir o barulho, já que a beleza dos fogos está nas imagens.

O Senado Federal agora vai analisar a proposta popular que teve mais de 20 mil apoiadores necessários para ser levada a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. A proposta alcançou mais de 45,7 mil apoiadores.

cão com medo


A lei deve ser votada ainda no início do ano, em fevereiro, quando voltam os trabalhos no Senado. Basta esperar. Se aprovada a lei irá proibir fogos com barulhos, qualquer tipo de fogos de artifício e bombinhas, e as prefeituras deverão ajustar suas festas para usar fogos silenciosos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração e saiba se esse procedimento ajuda a acalmar os cães

Prejuízos dos fogos de artifício aos cães

Como se sabe, os cães tem uma audição muito mais apurada que a dos humanos. Por isso quando os altos barulhos dos fogos de artifício acontecem, eles se assustam muito, sofrendo com a aceleração do coração e medo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães com medo de fogos de artifício

Houveram casos de cães que morreram do coração por conta do susto. E inúmeros casos são registrados todos os anos de cães que se machucam por conta do medo dos fogos de artifício. Eles podem fugir de casa e se machucar na rua, ou se perder.

fogos de artifício


Alguns cães atravessaram janelas e portas de vidro ou se machucaram com móveis da casa, no desespero de fugir dos fogos. Se pessoas que entendem o que é o barulho se assustam, imagine um cãozinho que não faz ideia do que está acontecendo?

Outros Prejuízos dos fogos de artifício

Mas não são apenas os cães e gatos que sofrem por conta do barulho muito alto dos fogos de artifício. Idosos, crianças, pessoas autistas, pessoas com problemas do coração e outras, sofrem muito com o barulho.

É comum focarmos nos cães, mas além dos pets como gatos, muitos seres humanos sofrem bastante. As pessoas em hospitais ficam muito mal, idosos se assustam e pessoas com crianças autistas relatam que elas sofrem muito.

Portanto vale a pena alertar aquele seu amigo que não tem cão e diz que suas reclamações são futilidade. Devemos continuar reclamando de como os cães sofrem com o barulho. Se falta empatia por ele em relação a animais inocentes, talvez ele possa ter alguma empatia com membros da própria espécie.

Como ajudar seu cão durante sobre o barulho

cão com medo


O ideal é ter um lugar onde o barulho fique mais abafado, escolha o local mais abafado na sua casa. Fique junto do seu cão. Não deixe seu cão sozinho. Deixe os brinquedos, paninhos, caminha, tudo dele nesse lugar.

Deixe seu cão se esconder se ele quiser, e evite ficar abraçando ou fazendo caras tristes. Aja com naturalidade, mostre que está tudo bem, e deixe seu cão ficar onde se sentir mais seguro. Claro, retire do recinto coisas que ele possa se machucar como um vaso que possa cair nele se ele esbarrar em um móvel.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como funciona o truque do pano para cães e aprenda a fazer

O truque do pano também ajuda muito, pois o pano pressiona partes do corpo do cão, e acalmando o sistema nervoso do animal. Assim o cãozinho consegue ficar mais calmo.

Fogos de artifício

Dica

Nem todo cão aparenta estar com medo dos fogos. Muitos cães, os mais dominantes, podem latir repetidamente e adotar uma postura de força e desafiadora. Isso não significa que ele está bem, apenas que é muito corajoso.

Esses cães ainda podem ter problemas do coração e eles estão assustados sim, não significa que tudo bem deixa-los sozinhos. As medidas são as mesmas que para os outros cães, tente distraí-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here