Adotar um cão de rua: Saiba o que fazer

U Milena Costa    t 2 de janeiro de 2018


Não são poucas as histórias de pessoas que decidiram adotar um cão de rua. E a decisão de resgatar um cão que vive na rua, dar a ele um lar com tudo que ele precisa e muito amor é uma atitude linda.

Mas não é só levar pra casa e pronto. Esse artigo vai te orientar sobre o que fazer e quais passos são indispensáveis ao tomar essa decisão. Para dar ao seu novo amigo um lar e uma família da melhor forma possível.

cão de rua de santiago

Tenha certeza que ele não tem dono

Imagine que você perdeu seu cão e está desesperado. Com certeza gostaria que quem o encontrasse o devolvesse para você. Então faça o mesmo, antes de decidir levar o cão para você, tenha certeza que ele não tem dono. Assim você ajuda uma pessoa muito triste e um cão que sente falta do seu tutor.

Ao decidir adotar um cão de rua, olhe se tem coleira e coloque avisos de cão encontrado. Se ele tiver coleira provavelmente está perdido, ou infelizmente foi abandonado. Entre em contato com grupos de animais da região e verifique se ele tem microchip.

cão de rua

Você tem condições?

Não é porquê é um cão de rua que qualquer coisa está bom. Em alguns casos é melhor resgatar o cãozinho e coloca-lo para adoção. Se você ama mesmo os animais vai levar em conta se tem tempo, dinheiro e espaço para ter um cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas para donos iniciantes de cães

Você tem tudo isso, pode fornecer uma vida tranquila e saudável para um cãozinho? Reflita antes, afinal às vezes achamos que estamos fazendo o certo e na verdade acabamos cometendo erros. Infelizmente algumas pessoa pessoas acabam doando o cão que acolheu ou o abandonando novamente. Tenha certeza que tem condições de ser responsável pelo cão antes de levá-lo para casa.

cão vira-lata

Veterinário

Quando se retira um cão da rua, o primeiro passo é leva-lo ao veterinário. Afinal é comum que ele esteja com algum problema de saúde, como infestação de carrapatos, por exemplo.

O veterinário vai verificar a situação da saúde do seu novo amigo e lhe passar todos os remédios que forem necessários. Um bom veterinário fará os tratamentos necessários e vai te dar todas as informações que precisa como aproximadamente a idade do cão.

ex-cão de rua

Vacinação

Vai ser preciso vacinar o cãozinho, mesmo que você tenha resgatado um adulto.  Não tem como saber se ele já recebeu as vacinas. O veterinário vai te orientar sobre o esquema de vacinação.

Mas em resumo, será preciso vacinar contra a raiva e realizar a vacina V10 que protege contra as principais doenças que acometem os cães. Algumas doenças que inclusive podem ser passadas para os humanos, por isso é muito importante que você não pule essa etapa.

cão perdido

Vermifugação

O ideal é fazer um exame de vezes para verificar como está a situação do seu cãozinho em relação as vermes, e então tratar da forma que o veterinário indicar. Afinal cães de rua bebem água da rua, mexem no lixo e podem facilmente pegar uma verme, até os filhotes estão sujeitos a isso.

Parasitas

Outro problema que assombra os tutores de cães, os parasitas, pulgas e carrapatos, são um inferno na vida da maioria dos tutores. Os cães de rua com certeza tem algum, então ao resgatar seu amiguinho já procure um bom anticarrapaticida que caiba no seu bolso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lutar contra parasitas e manter seu cão saudável

Devido a esse problema, ao adotar um cão de rua você deve considerar que alguns cães de pelo longo podem precisar de tosa. Os pelos longos quando não são escovados criam complicados nós e facilitam as infestações.

cão perdido

Castração

Quando adotar um cão de rua é muito importante castrar seu novo amigo, os números de animais de rua só crescem porque as pessoas se recusam a castrar seus animais.  Ele acabam cruzando e os donos abandonam os filhotes que nascem dessa irresponsabilidade do humano, ou doam para pessoas que os abandonam ou maltratam.

Então, para combater essa realidade e diminuir ainda mais o número de cães de rua, faça sua parte castrando seu cãozinho. Assim você fica de consciência tranquila, além de ter cuidado ainda mais da saúde do seu cão.

cães de rua

Organização

Cães de rua costumam caminhar bastante à procura de alimento e água. Imagine como seria ser resgatado por alguém que vai te dar tudo isso, mas quase nunca poder caminhar. Então não se esqueça de não apenas proporcionar cama, comida e água fresca.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Elabore uma boa rotina para o seu peludo, que inclua passeios diários. Ele vai adorar poder caminhar com você. Os cães são animais extremamente carinhosos, seu novo melhor amigo vai demonstrar toda sua gratidão com muito amor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como dar bronca no cão na hora e jeito certos

Dicas

Saiba como dar bronca no cão na hora e jeito certos

Limpar as patas: Saiba quando e como fazer isso

Cuidados

Limpar as patas: Saiba quando e como fazer isso

Convivência entre cães macho e fêmea

Dicas

Convivência entre cães macho e fêmea

Cães agressivos com comida: Saiba como lidar e evitar

Dicas

Cães agressivos com comida: Saiba como lidar e evitar

Saiba qual a idade certa para castrar seu cão

Cuidados

Saiba qual a idade certa para castrar seu cão