Saiba mais sobre o processo de aprendizagem canino

Assim como os humanos, os cães também possuem um processo de aprendizagem, diferente do que muitos pensam, os cães não passam por isso apenas quando filhotes, portanto assim como os humanos o aprendizado é mais fácil na infância, porém é muito possível na fase adulta e na velhice.

grama
Foto: Freepik

Nesse artigo vamos falar sobre os processos de aprendizagem dos cães, e como funciona esse processo para que o cão aprenda os comandos, onde fazer xixi, andar ao lado e muitas outras coisas.

Estímulo

Para aprender o cão precisa de um estímulo, o estímulo condicional é o que chama a atenção do cão, um gesto, a luz, um barulho. Tudo isso são estímulos, mas quando falamos em adestramento logo pensamos no petisco, este também é um estímulo, porém é conhecido como estímulo incondicional.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ensinar seu cão a não subir no sofá

Aprendizagem social

shih tzu
Foto: Freepik

Esse aprendizado é o tipo que vem com o convívio e a socialização dos cães, e é um dos mais importantes. É quando o filhote aprende qual atitude ter em alguma ocasião, seguindo o exemplo da mãe. E também aprendem que morder os irmãos com força em brincadeiras não é positivo.

Quando você leva um novo cão a casa e o cão antigo rosna pra ele quando ele tenta comer sua comida esse novo cão também está aprendendo por meio da sociabilidade. Os cães adultos ou não, aprendem por meio do convívio o que é e o que não é aceito no convívio com outros cães e com humanos.

Experimentos

Pug
Foto: Freepik

Para provar que os cães conseguem aprender em qualquer idade, os cientistas Jamie Hyneman e Adam Savage, conhecidos pelo programa Caçadores de Mitos, treinaram dois cães da raça Malamute do Alasca, de 7 anos de idade e que nunca tinham sido treinados para aprender alguns truques como andar junto, sentar e dar a pata, coisas que eles não conheciam.

Os cães aprenderam os truques por meio da aprendizagem associativa, que é quando usamos os estímulos para ensinar os cães a aprender algum truque ou a fazer coisas como o xixi no jornal, por exemplo.

O experimento dos Caçadores de Mitos serve para ilustrar que a aprendizagem latente continua ativa nos cães até durante a idade adulta e a velhice, e que portanto, se você adotou um cão adulto ou se tem um cão mais velho sem treinamento, nunca é tarde para começar.

Capacidade de resolução

Pit Bull
Foto: Freepik

Esse termo, capacidade de resolução, está ligado a aprendizagem súbita. A aprendizagem súbita se apresenta quando um cão resolve uma situação por estar associando-a a outras experiências parecidas que já viveu.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ensinar seu cão a andar junto

Aprendizagem Associativa X Aprendizagem Não Associativa

Pinscher Alemão
Foto: Freepik

A diferença dessas duas aprendizagens é que na Não Associativa o cão só consegue prestar atenção em um único estimulo por vez, nesse caso geralmente quando filhotes e estão descobrindo o mundo, por isso é preciso muito esforço para fazer o cão prestar atenção no treinamento.

A aprendizagem associativa, no entanto, é a utilizada durante o adestramento, é quando é necessário que o cão preste atenção no estímulo que é o comando e no estímulo que é a recompensa, seja um carinho ou petisco.

Adestramento

No que essas informações são úteis? Você deve estar se perguntando, elas provam e explicam porque levar seu cão ao parque desde filhote para brincar com outros cães é tão importante. Já imaginou porque seu cãozinho o petisco ajuda tanto no adestramento? Justamente porque é um grande estímulo para o seu cão.

O mais importante é lembrar que nenhum conhecimento e adestramento vai funcionar se você não for persistente. O cão não aprende do dia para a noite, ele aprende com o reforço de experiências e estímulos em sua mente.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here