natal

Ceia de Natal e Ano novo são perigo para os cães

Adoramos quando chega o natal, família reunida, decoração linda, momento de confraternizar e é claro, muitas comidas deliciosas na ceia. É claro que o cãozinho da família está presente nesses momentos, mas o que muita gente não sabe é que a ceia de Natal é um perigo para os cães.

Porque a ceia de Natal e Ano novo representa risco?

Infelizmente muitos alimentos humanos são um risco gigantesco para a saúde canina. Nessa época do ano as comidas ficam cheias de uvas passas, e uvas passas ou normais são um risco para os cães, pois prejudicam o sistema renal dos peludos.

Foto: Freepik

Frutas cristalizadas e uvas passas presentes nos panetones também são um perigo, e os chocotones devem ficar bem longe dos cães, afinal chocolate é venenoso para os cãezinhos.

Aproveite para conferir nosso artigo Entenda por que chocolate é venenoso para cães

O peru de natal contem ossos que se partem ao ser mordidos pelos cães e furam a boca do animal, caso engolidos podem perfurar órgãos e causar hemorragias. Além de todos esses perigos vale ressaltar que os temperos usados nas comidas para humanos não podem ser ingeridos por cães.

Foto: Freepik

Cebola, alho, pimenta e sal, tudo isso faz mal ao cão. Por isso a ceia de Natal não deve chegar ao alcance do seu peludinho. Pois muitos dos alimentos que estão nela podem fazer mal.

Evitando que o cão coma da ceia

Já sabemos que a ceia de natal e ano novo é perigosa para os cães, se você pretende deixar seu cãozinho passeando livremente pela casa durante a festa de natal da família, então oriente as pessoas presentes, principalmente as crianças que costumam dar comida para os cães.

Aproveite para conferir nosso artigo Alimentação natural para cães

Foto: Freepik

Tente não deixar as comidas ao alcance do cão e peça para que todos façam o mesmo, evitando deixar pratos com sobras em cima de mesinhas baixas e lugares que o cão possa alcançar. Afinal, se ninguém impedir, o cãozinho certamente vai comer o que conseguir pegar.

Se você preferir não correr o risco e quiser que seu cão fique em uma área reservada para evitar que ele consiga comer da ceia, não tem problema, você deve separar um local mais tranquilo, limpo, arejado e confortável para que ele passe a noite de natal. Tome cuidado para não deixa-lo em um local estressante.

Fazendo a ceia do seu cão

Quem quiser dar um agrado ao seu cão, pode fazer a ceia de natal ou de ano novo dele. É permitido frango ou peru cozido sem tempero, pele nem ossos. Cenoura, vagem cozida e frutas como maça, banana e mamão em pedaços.

Pode cortar tudo em pedaços e colocar no pote de comida do seu cãozinho, mas não exagere demais para não sair demais da dieta. Pode misturar a ceia com ração também. Seu cãozinho vai amar.

Servir uma refeição assim uma vez no ano para um cão saudável não será prejudicial à saúde dele, mas fique atento as porções e caso seu cão esteja obeso então evite fugir da dieta, mantenha ele dentro dos cuidados estabelecidos para cães obesos.

Foto: Freepik

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como agradar seu cão com comida da forma correta

Caso seu cão tenha algum problema de saúde que o faça seguir uma dieta regular, então fale com o veterinário antes de pensar em servir uma ceia de natal ao seu cãozinho, para ter certeza de que ele poderá curtir a refeição sem problemas.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *