Como organizar a rotina do seu cão

U Milena Costa    t 1 de setembro de 2017


Algumas pessoas cansam da rotina e não curtem fazer as mesmas coisas todo dia, seu cão não é assim, cachorros gostam de rotina, eles adoram fazer as coisas iguais todo dia, desde que é claro, isso inclua comer, brincar, fazer suas necessidade, tomar uma água fresca e poder passear.

Nesse artigo você aprende a organizar a rotina do seu cão, se você já fez isso então esse artigo pode te ajudar a resolver qualquer problema que esteja na rotina do seu cão e você talvez não tenha notado ainda.

cão feliz

Porque rotina é importante para o cão?

A rotina é muito importante para os cães porque eles se sentem mais tranquilos sabendo o que farão naquele dia, claro que essa rotina precisa incluir tudo que ele precisa para estar bem, isso combate e previne ansiedade por separação, depressão e outros incômodos.

Tenha regras

Sim, casa com regras significa que sua liderança existe, se seu cãozinho não precisa seguir regras ele se sente dono da casa, isso é ruim. Saber que seu líder está ali, dando tudo o que ele precisa, é importante que você faça isso para que seu cão tenha essa tranquilidade de ter um bom líder.

cão desobediente

Não incentive as atitudes erradas

Sempre que você ignorar uma atitude indesejada então seu cão vai parar de aprender que agir daquela forma não surte nenhum efeito, se ele quiser atenção, mesmo uma bronca será tomada como um resultado positivo para ele, por isso ignorar será a melhor forma de cortar comportamentos indesejados.

Isso deve ser feito por toda a família e deve ser uma rotina sim, pois pra vc deixar passar uma ou outra atitude indesejada pode ser besteira, para o cão é a brecha para acreditar que pode fazer aquilo sempre que ele quiser.

cães destruidores

Comida

O mais comum é que o cão seja alimentado duas vezes ao dia, saiba quanto seu cão deve comer em cada porção, ter um potinho de medida pode ajudar muito a não errar a porção, escolha a porção ideal para o tamanho, porte e raça do seu cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a quantidade ideal de ração para oferecer ao cão

Bons horários para colocar a ração do cão são as 7h e as 19h, esse horário de alimentação se encaixa no horário de trabalho da maioria das pessoas, mas você pode usar os horários que se encaixem melhor na sua rotina, desde que alimente o cão sempre nesses horários.

cão comendo

Esperar por volta de meia hora e depois retirar a ração caso o cão não coma é o mais indicado, deixar ração no pote pode atrair parasitas e roedores e até infectar o cão com alguma bactéria. Caso ele não coma só volte a oferecer ração no próximo horário, assim ele entende quais os horários em que deve comer.

Não, isso não é crueldade, caso seu cão esteja se recusando a comer por dois dias ou mais então ele pode ter enjoado da ração ou estar doente, oferecer a ração apenas nos horários corretos é o melhor para o seu cãozinho.

Necessidades

Cada um deve conhecer seu cão, isso por que os cães assim como pessoas são diferentes, entenda quantas vezes seu cãozinho faz as necessidades por dia, pode te ajudar a organizar a sua rotina de limpeza.

Atividades

A melhor coisa que você pode fazer pelo seu cão é identificar o grau de energia do seu cão, se ele tiver um nível médio ou alto de energia é melhor investir em dois passeios por dia, um pela manhã e outro a noite.

cão junto

Se você vai sair de casa e deixar o cão em casa sozinho por muito tempo, uma das melhores coisas para incluir na rotina dele são desafios, muitos brinquedos são ideais para o cão brincar enquanto está sozinho, os brinquedos inteligentes são ótimos para o cão se divertir enquanto está sozinho.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como otimizar o passeio do cachorro

O ideal é que o passeio da manhã seja bem agitado, dependendo é claro do nível de energia do cão, alterar corrida e caminhada pode ser o ideal, para os cães mais agitados usar mochilas para cães pode ajudar a reduzir o tempo de passeio sendo que o cão gaste bastante energia.

Volta do trabalho

cão beijando o dono

Muitas pessoas reclamam que chegam cansadas do trabalho e o cão está agitado querendo brincar. Acontece que você precisa se lembrar que tem uma responsabilidade com o cão, você é o líder dele e ele vai querer estar com você.

Ao chegar, se o cão estiver muito agitado, então ignore o cãozinho até que ele se acalme, coloque a guia nele e deixe que ele ande arrastando pela casa mesmo, isso vai ajudar q ele se acalme caso tenha se agitado normalmente ao ver a guia, quando o cão estiver calmo saia para fazer o passeio da noite.

filhote brincando

O passeio da noite pode sim ser menor que o da manhã, mas se o cão ainda estiver agitado ao voltar brinque com o cão, nem que seja de jogar a bolinha dentro de casa mesmo –cuidado para ter um espaço para isso e ele não se machucar nos móveis- isso vai ajudar para que ele durma mais tranquilo.

Descanso do cachorro

Fazer massagem no fim do dia é uma ótima forma de colocar seu cãozinho para dormir, isso mesmo, depois de um dia assim e tendo tudo isso como rotina, o cãozinho vai conseguir descansar por toda a noite e adorar repetir a rotina todo dia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Cães reconhecem raças?

Curiosidades

Cães reconhecem raças?

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Curiosidades

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Dicas

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Saiba como educar seu cão para receber visitas

Dicas

Saiba como educar seu cão para receber visitas