Yorkshire tosado ou peludo? Conheça a seguir quais são os principais tipos de tosa da raça neste artigo especial que o Web Cachorros preparou para você!

Yorkshire tosado ou peludo
Cadelinha Yorkshire Terrier com laço vermelho sentada em fundo marrom. Crédito da foto: Freepik

Muitos donos ficam em dúvida em relação a tosa do cachorro, principalmente se ele tiver a pelagem naturalmente mais longa. Esse é o caso do charmoso Yorkshire, que demanda uma atenção maior quando o assunto é pelo.

É por isso que o banho, a tosa e a escovação frequentes ajudam muito esses peludinhos, pois além de eliminar os pelos que já estão mortos e que iam cair de qualquer jeito, ajuda a evitar nós e desembaraçar fios. Além disso, melhora o bem-estar dos cães em geral, já que o pelo muito longo pode causar desconforto e até atrapalhar a visão se ficar na frente dos olhinhos.

Em primeiro lugar, vamos aprender sobre os principais tipos de tosa para cachorros. Assim vai ficar bem mais fácil decidir qual é a melhor tosa para o Yorkshire em específico.

Yorkshire tosado ou peludo: Tipos mais comuns de tosa

  • Tosa de Máquina – Yorkshire tosado ou peludo: é feita com máquina, cujas lâminas vão depender do tamanho do pelo e do objetivo desejado. Vale lembrar que a ferramenta é diferente daquela usada em humanos;

  • Tosa Higiênica – Yorkshire tosado ou peludo: pode ser feita em todos os animais. Consiste em realizar a limpeza das principais regiões, como as genitálias, patas, face e barriga;

  • Tosa de Tesoura – Yorkshire tosado ou peludo: processo demorado em que utiliza-se somente a tesoura, recomendado para cachorrinhos que tenham alergia à máquina ou ficam estressados com o barulho;

  • Tosa Bebê – Yorkshire tosado ou peludo:  diminui a pelagem do cachorro até atingir o tamanho de um filhote, recomendada para cães com os pelos longos;
  • Tosa Leão – Yorkshire tosado ou peludo: muito popular entre algumas raças, consiste em deixar a pelagem mais comprida no torso, na cauda e nas patas.

    Yorkshire tosado ou peludo
    Cachorro Yorkshire Terrier vestido com roupinha preta sentado na grama, olhando para cima. Crédito da foto: Freepik

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de tosa em cães, escolha a melhor para o seu cãozinho Yorkshire. Normalmente, os donos preferem a tosa bebê por ser mais prática – nesse caso, não é necessário por o lacinho na cabeça, já que os pelos vão ficar bem mais curtinhos -, ou então tosa da raça, que nesse caso mantém a tradicional pelagem longa porém com as principais regiões aparadas, como olhos, focinho e patas.

Para fazer a tosa da raça, os pelos devem ser cortados na tesoura e deixados compridos. Esse corte ajudará seu pet, que conseguirá caminhar tranquilamente, sem ser atrapalhado por pelos muito longos.

Na hora de fazer a tosa da raça é importante também arrumar os pelos para que eles não fiquem na frente dos olhos, ok? É muito simples, basta prender a franja do cachorrinho com lacinhos ou fitinhas – e ele vai ficar super charmoso.

Para os Yorkshires, que tem a pelagem longa, lisa e sedosa como destaque, o ideal é passar pela escovação, corte e hidratação dos pelos, além de fazer a tosa escolhida com certa frequência.

Yorkshire tosado ou peludo: Cuidados importantes para tosar cachorro

A indicação dos especialistas é que a tosa seja introduzida quando o pet já tiver tomado todas as vacinas, entre os cinco ou seis meses de idade.

Outro fator importante é o tipo de pelagem do cão que pode ser longo, médio ou curto. Embora a tosa esteja diretamente associada à higiene do animal, o efeito estético também é importante para os donos.

Porém é necessário entender as necessidades de cada raça, pois tosar o cão de forma errada pode prejudicar a saúde dele, já que quando o corte fica muito baixo, o animal fica mais suscetível a doenças de pele.

Isso porque os pelos servem como isolante térmico, tanto para protegê-los da incidência solar quanto para mantê-los aquecidos no frio. Por isso, caso você não saiba fazer adequadamente, é melhor tomar cuidado e o ideal é levar em um pet shop com profissionais capacitados.

Por último, é fundamental tomar cuidado nos meses mais quentes, porque tosar muito seu cão, em vez de deixá-lo mais fresco, irá causar o efeito oposto e, consequentemente, irá prejudicar a saúde dele.

Yorkshire tosado ou peludo
Yorkshire Terrier fazendo tosa na tesoura em cima da mesa. Crédito da foto: Freepik

Yorkshire tosado ou peludo: Qual é a melhor tosa?

Para decidir qual é a melhor tosa, leve em consideração não só a estética e o que você deseja, mas também o que faz bem a ele.

Por exemplo, veja se seu amigo se incomoda com o calor ou se fica irritado com pelos nos olhos ou no focinho. Ou então se ele não gosta de escovar os pelos… Então, nesse caso, a tosa bebê, onde o pelo dele fica mais curto, pode ser uma excelente alternativa.

Agora, se ele não se incomoda muito com o tamanho dos pelos, que tal experimentar os outros tipos de tosa, como a da raça, feita com tesoura, ou então com alguns alguns penteados inspirados na cultura japonesa?

Assim o cãozinho irá exibir toda a sua personalidade e charme!

Yorkshire tosado ou peludo? Você quem escolhe de acordo com o seu perfil e do seu pet!

Independente de qual for, as madeixas douradas do seu bichinho permanecerão em destaque, já que ele é o estilo em formato de cão e, com certeza, irá arrasar por aí.

Separei mais alguns artigos para você:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here