Yorkshire fêmea ou macho? Você quer adquirir um cãozinho, mas não sabe qual dos dois preferes? Entenda as diferenças neste artigo!

Há algumas diferenças no comportamento e personalidade de cada um que devem ser levadas em consideração na hora de escolher entre um cão ou uma cadela, então é importante que você leia este artigo para sanar todas as dúvidas antes de tomar uma decisão, mesmo que você castre o animal no futuro. Vamos lá?

Yorkshire fêmea ou macho? Entenda as diferenças
Filhote de Yorkshire Terrier deitado de barriga para a cima em caminha cinza. Crédito da foto: Freepik

Yorkshire fêmea ou macho: Machos

Normalmente, os cães machos são maiores do que as fêmeas e comem mais, sendo também mais pesados, mais altos e mais fortes.

Em raças pequenas como o Yorkshire, a diferença é pequena, sendo de apenas alguns centímetros de diferença na altura e um pouco mais no peso.

Quanto a personalidade, os Yorkies machos não costumam se socializar tão bem com outros machos, assim como a maioria dos cães. Esse comportamento se mostra ainda mais evidente na presença de outras fêmeas, principalmente se estiverem no cio.

Um cãozinho macho geralmente irá formar uma ligação com uma pessoa, enquanto fêmeas tendem a criar laços afetivos com mais de uma pessoa.

Eles também tendem a se desenvolver sexualmente mais rápido do que as cadelas. Se forem cães de rua, podem andar até encontrarem a fêmea, já que são capazes de sentir o cheiro de fêmeas no cio com muitos km de distância. Se não ficarem fechados em casa, podem sumir por vários dias em busca da fêmea.

Por isso, castrar seu pet é fundamental, até porque, além de minimizar o problema em questão, o ato ajuda a prevenir doenças.

Além disso, os cães machos podem apresentar comportamentos para demarcação de território, como urinar em vários locais, além de montar em outros cães.

Quando castrados, os níveis de testosterona abaixam e a maioria destes comportamentos tendem a desaparecer ou diminuir bastante. Se castrados desde novos, com mais ou menos seis meses, nem chegam a levantar a perninha para fazer xixi.

O Yorkshire macho pode se tornar bastante possessivo com relação à fêmea, mesmo com humanos. Esta pode ser uma preocupação caso você tenha crianças pequenas em casa, ou outros cães, pois o macho pode se tornar agressivo se não for bem socializado ou adestrado.

Qualquer casal de cães deve ser monitorado cuidadosamente, porém Yorkies machos são mais difíceis de serem treinados do que as fêmeas, já que são mais inquietos e requerem mais exercícios.

Eles adoram brincar e são bem ativos! Costumam agir assim durante toda a vida, já que seu humor não muda como o das fêmeas.

Podem tentar impor sua dominância na casa, mas um treinamento básico resolve este comportamento.

Yorkshire fêmea ou macho? Entenda as diferenças
Cadela Yorkshire com roupinha cinza e lacinho rosa. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Yorkshire fêmea ou macho: Fêmeas

As Yorkshires fêmeas são menores no tamanho e no peso, apesar da diferença ser sutil.

Elas entram no cio no mínimo duas vezes ao ano, por aproximadamente 3 semanas.

São mais fáceis de treinar que os machos, porém podem facilmente se assustar ou ficar tímidas se tratadas de forma rude ou em tom agressivo.

Tendem a criar laços com várias pessoas, diferentes dos machos que escolhem um único tutor para seguir. Elas podem ser menos protetoras e possessivas do que os machos, e consequentemente são mais fáceis de socializar com outros cães. Elas também costumam prestar mais atenção do que os machos, que se dispersam mais facilmente e são mais distraídos.

As Yorkshire fêmea ou macho costumam gostar de um colo e carinho, mas assim que tiverem o suficiente, vão embora pois são muito independentes.

Diferente dos machos, as cadelinhas são conhecidas por grandes mudanças de humor, pois podem estar dóceis em um dia e meio ranzinzas no outro.

Assim como os machos, elas costumam demonstrar comportamento dominante como montar em outros cães e a maioria das brigas ocorrem geralmente entre duas fêmeas, que não se dão muito bem.

Isso é normal no mundo animal, pois todas as fêmeas irão brigar com outras fêmeas, mas tendem a ser dar bem com machos. Normalmente, um grupo de cães fêmeas irá estabelecer uma hierarquia e irão se tornar companheiras após esta ordem estar estabelecida.

Yorkshire fêmea ou macho? Entenda as diferenças
Yorshire Terrier com a língua de fora. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Yorkshire fêmea ou macho: Quais são as semelhanças?

Tanto os machos quanto as fêmeas são animais que demandam tempo, atenção e cuidados.

Ambos os animais precisam de exercícios, treinamento, alimentação, carinho e amor. Além disso, é necessários levá-los ao médico veterinário regularmente para que ele faça um check-up e veja se está tudo bem com o pet, assim como manter a carteirinha de vacinação em dia.

Existem donos que preferem cães machos e donos que preferem fêmeas. Isso varia muito de tutor para tutor, é uma decisão pessoal e vai muito do perfil da família.

É importante que você considere a castração assim que recomendada pelo veterinário, para prevenir doenças e crias indesejadas.

Caso você já tenha outros cães em casa, considere a forma como eles vão interagir entre eles, lembrando que cães do mesmo sexo não se dão tão bem quanto cães de sexos opostos – mas aí a castração é ainda mais importante, ok?

Yorkshire fêmea ou macho não costumam ter problemas com gatos, mas podem enfrentar outros cães, já que são dominantes e possuem “espírito de grandeza” – se achando super grandes e corajosos para enfrentar, inclusive, animais maiores!

Lembre-se também de procurar por um cãozinho que combine com a sua personalidade, já que você passará boa parte de sua vida na presença dele – os Yorkshire fêmea ou macho possuem expectativa de vida entre 13 a 16 anos -, então é importante que vocês estejam na mesma sintonia que eles e que sua rotina se adéque à eles, já que os bichinhos necessitam de carinho e brincadeiras ao longo do dia, assim como passeios.

Os Yorkshire fêmea ou macho, por serem de porte pequeno, se dão muito bem em apartamentos. Existem também outras raças ótimas para serem criadas nesse ambiente! Saiba mais neste link.

Você já sabe qual vai ter? Yorkshire fêmea ou macho? E se você já escolheu o sexo do seu cãozinho, mas ainda está na dúvida em relação a que nome dar, talvez este artigo possa lhe ajudar.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here