Weimaraner

Essa raça não é muito conhecida aqui no Brasil, mas é um verdadeiro sucesso na Europa. Uma característica marcante e que o faz único entre os outros cães é a coloração acinzentada na sua pelagem. Seus olhos claros e seu porte atlético o faz um verdadeiro lorde com toda a sua elegância. Mas apesar de tanta pompa, ele é muito dócil e extremamente fiel ao seu dono.

Weimaraner

Informações sobre o Weimaraner

  • País de origem: Alemanha
  • Grupo: 7
  • Função principal: cão de caça
  • Ranking de Inteligência: 21ª posição
  • Tamanho do macho: pesa entre 31 e 38 kg e fica entre 63 e 68 cm de altura
  • Tamanho da fêmea: pesa entre 31 e 38 kg e possui altura média entre 58 e 63 cm
  • Pelagem: curta, grossa e aderente
  • Cor: todos os tons de cinza
  • Olhos: todos os tons de amêndoa e formato arredondado
  • Gosto por crianças: sim
  • Apego ao dono: muito
  • Nível de energia: alto
  • Cães de apartamento: não
  • Preço do Weimaraner: filhotes ficam entre R$ 900 e R$ 1.500

Curiosidades sobre o Weimaraner

  • Cães dessa raça já pertenceram à alguns famosos como Grace Kelly e Dick Clark;
  • A raça ocupa a 21ª posição no ranking de inteligência canina;
  • O presidente dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhowe levou uma Weimaraner chamada Heidi para morar com ele na Casa Branca;
  • Por causa da cor de seu pelo, o Weimaraner é apelidado de “Fantasma Cinza”;
  • Além disso eles são conhecidos também como “Cães Velcro” por causa de seu enorme apego ao tutor;
  • A raça foi criada pelo duque Karl August, na Alemanhã, no século XIX;
  • O Weimaraner é muito rápido, podendo correr a até 56km/h. Assim estão entre os cães mais rápidos do mundo. Mas perdem para o Greyhound, Whippet e Saluki;
  • Por fim o caçador Howard Knight, de Rhode Island, nos Estados Unidos, foi o primeiro a levar a raça para os Estados Unidos.

Origem da raça Weimaraner

Weimaraner

Não se tem muita certeza de qual raça o Weimaraner vem. Acredita-se que o seu ancestral seja o braco alemão de pelo curto e eles são conhecidos desde 1600, mas só tiveram seus padrões estabelecidos e conhecidos em 1800. O Weimaraner foi criado a partir de cruzamentos com o braco e outra raça, como o Pointer e o Bloodhound, com o objetivo de formar um cão perfeito para a caça. E a meta foi alcançada porque essa raça é considerada uma das melhores do mundo para esse esporte.

Recebeu este nome em homenagem ao esportista grão-duque de Weimar, que colaborou ativamente do desenvolvimento da raça na Alemanha. O German Weimaraner Club foi criado especialmente para acompanhar de perto qualquer evolução da raça, demonstrando grande interesse nesses cães. Esse mesmo clube restringia a sua venda para qualquer pessoa e só podiam pertencer aos membros do clube dificultando o acesso de muitas pessoas.

Depois de alguns anos, finalmente o Weimaraner conseguiu sair dos muros da Europa. O German Weimaraner Club aceitou um norte americano como um membro e permitiu que ele levasse consigo dois exemplares para os Estados Unidos em 1929. Essa raça começou a despertar o interesse de muitas pessoas, pois eles conseguiam ter um excelente desempenho nos campeonatos de obediência. Aos poucos ele foi se tornando muito popular e reconhecido como exímio cão de caça. Em 1943 a AKC adicionou o Weimaraner à sua lista. Nos dias atuais são utilizados como cães policiais em algumas delegacias dos Estados Unidos.

Características do Weimaraner

Eles são cheios de energia, possuem um porte atlético, são muito fortes e precisam de um espaço considerável para poder correr à vontade já que foram criados para isso.

Apesar de muitos conhecerem apenas os tipos pelo curto, grosso e aderente, existem outras variedades como o de pelo longo, liso e macio.

  • Pelo curto: Costuma ser mais longo e espesso com comparação à pelagem de outras raças. Além disso pode ou não apresentar subpelo.
  • Pelo longo: São lisos ou um pouco ondulados. Além disso são macios e longos. Entretanto, os pelos costumam ser mais longos na orelha, debaixo do pescoço, no ante peito e na parte inferior do corpo. Também a cauda apresenta uma franja.

A cor mais comumente encontrada em o cinza e suas diversas variações, mas a cabeça e as orelhas podem ter um tom mais claro que o resto do corpo.

Primeiramente o Weimaraner com seu porte grande foi selecionado para a caça. Assim ao longo do tempo se adaptou muito bem ao trabalho, tendo desenvolvido muito sua musculatura. Além disso o corpo do cão possui uma incrível harmonia e sua expressão facial e seus olhos âmbar sugerem inteligência.

O dorso do animal é alongado, o peito é forte. Além disso, sua cauda possui uma inserção mais baixa em comparação à algumas outras raças. Por fim suas patas são muito fortes. Dessa forma o animal apresenta uma postura muito charmosa e imponente.

Os machos pesam em torno de 35 até 45 kg e podem medir até 70 cm de altura enquanto que as fêmeas ficam entre 30 e 40 kg e medir entre 57 e 65 cm de altura. Os olhos possuem cor de âmbar, variando desde tons mais claros até os mais escuros e com formato mais redondo. As patas são compridas, com coxas fortes e desenvolvidas como deve ser um bom corredor para ganhar muita velocidade.

Temperamento

Weimaraner

Eles são muito doces e bastante fieis aos seus donos. A obediência também é outro ponto positivo, mas se o cão for colocado em um espaço muito pequeno como apartamentos esqueça a história de obedecer! Eles precisam gastar muita energia e vão providenciar isso de qualquer forma, você querendo ou não. Para quem quer treinar o seu cão, o Weimaraner é uma boa aposta pois são muito fáceis em aprender comandos.

Apesar de seu porte um tanto grande, eles convivem muito bem com crianças pequenas e adoram brincar. Como são muito apegados aos donos não ficam muito bem com longos períodos distante deles. Podem desenvolver depressão e ficarem muito desobedientes. Portanto, se você é daqueles que passa a maior parte do dia fora de casa, o Weimaraner não é a melhor escolha a se fazer.

Inteligência e obediência do Weimaraner

O Weimaraner geralmente apresenta velocidade de resposta um pouco mais lenta quando recebe um comando, com relação à cães mais inteligentes. Então esses cães não são considerados tão obedientes. Assim eles podem precisar de algumas repetições até que faça o que é pedido.

Entretanto com bastante paciência o animal pode ser devidamente treinado. Assim irá responder prontamente aos comandos que lhe forem dados.

Convivência com o Weimaraner

O Weimaraner é um cão bastante carinhoso e leal. Além disso possuem uma grande conexão com a família. Então sua companhia é bastante agradável.

Por fim esse cão pode apresentar personalidade adequada para a defesa. Mas não possui traços relacionados à agressividade.

O weimaraner requer espaço?

Esses cães precisam de espaço para se movimentar. Afinal possuem grande demanda por atividade física. Além disso são cães grandes que não se comportam bem em locais fechados. Sendo assim a raça não é adequada para a vida em apartamentos.

O weimaraner late muito?

Esse cão não tem o hábito de latir. Mas ele pode chorar bastante. Isso porque ele não gosta de ficar sozinho, podendo apresentar ansiedade de separação. Então se o cão tiver esse tipo de comportamento, o adestramento é recomendado. Dessa forma o animal poderá conseguir controlar melhor seus sentimentos, e reduzir a constância dos choros ou latidos.

A raça é destruidora?

Quando esse cão é deixado muito tempo sozinho, ele pode apresentar comportamentos indesejados. Então o animal pode se tornar destruidor.

Mas caso os episódios de destruição ocorram frequentemente, o cão pode ser adestrado para aprender a lidar melhor com a solidão.

O weimaraner é agitado?

Essa raça não costuma ser agitada. Assim esse é um cão bastante tranquilo. Entretanto, devido ao seu porte grande e atlético, esse cão tem elevada necessidade de exercícios físicos. Além disso de maneira geral a raça costuma se comportar bem, mas pode ser um pouco desastrada.

Manutenção e higiene do Weimaraner

Weimaraner
Foto: Freepik

Como possuem pelo curto, os cuidados de higiene com o Weimaraner são bastante simples. Sendo assim banhos frequentes e escovações semanais são suficientes para manter a saúde da pele e dos pelos do cão.

Além disso é recomendado que para o banho sejam utilizados shampoos e condicionadores específicos para cães. Preferencialmente podem ser utilizados produtos específicos para a raça.

Banhos

O Weimaraner pode e deve tomar banhos mensais. Isso porque eles não possuem acentuada descamação da pele e nem perdas de pelo intensas.

Entretanto, ao lavar o animal é necessário ter muita atenção para que não entre água nas orelhas. Pois isso pode provocar otites.

Além disso é necessário que a pelagem seja devidamente seca, para evitar o desenvolvimento de dermatites por umidade. E esse cuidado deve ser ainda mais especial nos cães de pelagem mais longa.

Unhas

Por ser um animal bastante ativo, o Weimaraner deve ter suas unhas sempre curtas de forma que não atrapalhem a sua movimentação. Então caso elas não sejam gastas naturalmente, devem ser frequentemente cortadas.

Entretanto o corte deve ser cuidadoso para não ferir o animal. O ideal é pedir ajuda de um veterinário ou profissional de pet shop. Além disso as unhas do cão podem também ser lixadas.

Orelhas

As orelhas caídas do Weimaraner são favoráveis à proliferação de fungos e bactérias. Isso ocorre principalmente se o local ficar úmido. Então é preciso secar muito bem o ouvido do animal após o banho.

Além disso, o tutor deve averiguar regularmente a situação do conduto auditivo do cão e efetuar a limpeza semanalmente.

Dentes

É recomendado que os dentes do Weimaraner sejam escovados de 2 a 3 vezes por semana. Dessa forma evita-se o acúmulo de tártaro, bem como a proliferação bacteriana. Mas para ter um efeito ainda melhor e prevenir gengivites e mau hálito, a escovação pode ser feita diariamente.

Alimentação da raça

O Weimaraner deve consumir uma ração balanceada e de boa qualidade. Isso é fundamental para que a saúde do animal seja preservada. A quantidade de ração muda de acordo com o peso do animal, mas ele deve ser alimentado sempre duas vezes ao dia. Além disso é necessário sempre deixas água limpa e fresca à disposição do cão.

Reprodução da raça

A reprodução da raça é recomendada somente após os 12 meses de idade tanto para machos quanto para as fêmeas. Além disso é recomendável que no caso das fêmeas seja esperado até o terceiro cio.

Ademais, a reprodução deve ser realizada apenas por criadores especialistas na raça e deve ser acompanhada por um veterinário responsável. Também esse acompanhamento deve ocorrer durante toda a gestação e continuar após o nascimento dos filhotes.

Filhotes do Weimaraner

Primeiramente a gestação do cão dura em média 60 dias. Além disso os filhotes devem ser deixados na companhia da mãe por pelo menos 50 dias antes de serem levados para uma nova casa. Ademais eles devem ser examinados vacinados e vermifugados por um veterinário.

Ademais, o Weimaraner filhote requer muita atenção por parte de seus donos. Afinal a raça é muito carente. Então caso o animal se sinta deixado de lado ele pode apresentar comportamentos indevidos. Mas de qualquer forma, iniciar o adestramento desde cedo pode ser bastante vantajoso tanto para o cão quanto para seus donos.

Saúde do Weimaraner

Quanto ao pelo, os cuidados são mínimos. Por terem um pelo curto são muito fáceis de escovar e de lavar. Não possuem muitos problemas de saúde e são muito conhecidos por estarem sempre saudáveis, mesmo com o avançar da idade. Não costumam desenvolver patologias graves como tumores ou problemas cardíacos. As mais comuns são problemas de pele, torção gástrica (comum em raças de grande porte) e dor no ouvido, causada pelo acúmulo de sujeira ou excesso de umidade. Sua expectativa de vida varia entre 10 e 13 anos.

Fotos do Weimaraner

Weimaraner

Weimaraner

Weimaraner

Weimaraner

Weimaraner

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here