Vai viajar? Veja Como Viajar Com Seu Cachorro

Na hora que a família toda decide colocar o pé na estrada durante as férias, vem a pergunta: e o cão? Vai junto ou fica? Já existem muitos hotéis para cães usados quando os donos viajam e deixam os animais na própria cidade aos cuidados de outras pessoas. Mas, o melhor mesmo, é levar o seu amigo junto. Fazendo tudo da maneira adequada não haverá problemas.

Antes de viajar

Assim como o carro precisa ir para a oficina, é melhor levar o cão no veterinário antes de por o pé na estrada. Assim, se ele sentir qualquer coisa durante o trajeto não haverá desesperos e você saberá exatamente como se portar diante de uma situação onde só há mato ao redor e nenhum veterinário por perto. Ele também vai te indicar alguns itens e medicamentos importantes para serem levados caso haja alguma emergência.

fly
Foto: Freepik

Na mala do cachorro deve ter coleira, guia, lençóis e toalhas, almofada (se há alguma que ele já use no dia a dia) e água suficiente para o trajeto. Quanto à ração, leve o suficiente para todo o período que ficarem fora. Não conte com a sorte de encontrar o mesmo tipo de ração em outra cidade e também que o seu cão vai gostar imediatamente da novidade. O melhor é levar a ração a qual ele já está acostumado, já que todo o ambiente já será modificado.

Para onde você vai

Se o destino for um local de mais natureza como um acampamento ou uma fazenda, deve-se tomar muito cuidado com carrapatos, que podem transmitir doenças graves, e pulgas. Se possível, aplique uma dose extra de antipulgas e carrapaticida no seu cachorro. Mosquitos e insetos em geral podem causar coceiras e até uma planta diferente pode resultar em uma alergia como a dermatite.

O clima também deve ser observado. Normalmente, no verão, as famílias costumam ir para locais mais quentes e aproveitar praias e cachoeiras. Mas se o seu cão é muito peludo como um Chow Chow, por exemplo, ele não vai se adaptar muito bem ao ambiente e pode ficar seriamente desidratado e estressado com tato calor.

fly
Foto: Freepik

Tipo de transporte

Se você for viajar de carro próprio não enfrentará muitos problemas, mas percursos muito distantes devem ser evitados por causa do longo tempo que o cachorro passará dentro do carro. É preciso ter em mente que o cão deve ser levado na parte traseira do carro e certifique-se de o ambiente esteja fresco e arejado.

Se a escolha for avião, é preciso informar a companhia aérea antes para saber o que é necessário fazer para ter uma viagem tranquila nessas circunstâncias. Para viagens internacionais é necessário ter em mãos um Certificado Zoossanitário Internacional que é emitido, sem custo, pelo Ministério da Cultura.

As empresas de ônibus também permitem levar animais, mas da mesma forma que se faz numa viagem aérea, é preciso se informar primeiro antes do dia da viagem. Verifique se será preciso sedar o animal antes de embarcar e principalmente, qual o tamanho do porte aceitável pela empresa. É claro que animais pequenos são preferíveis.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here