Você nunca teve um cãozinho? Está com vontade de ter um, mas está em dúvida da raça?

Então confira as melhores raças para iniciantes, afinal existem aqueles peludos que são ainda mais amigáveis e adoráveis, facilitando muito para nós!

Ser tutor de um pet pela primeira vez é uma experiência transformadora e muito boa, mas também pode ser um desafio.

Neste artigo, você irá aprender tudo sobre 15 raças de cães para tutores de primeira viagem, já que são muitas opções de cachorros por aí que fica até difícil de escolher qual o cão ideal!

Existem tantos cães diferentes por aí e é difícil saber como escolher o caminho certo, mas a verdade é que não há uma resposta correta, porque cada pessoa pode combinar com um tipo de cão.

Antes de levar para casa o próximo pet que você vê, há algumas coisas a considerar. Mas quem está procurando um cão pela primeira vez, normalmente fica com várias dúvidas.

E se a escolha da raça for uma delas, fique tranquilo pois montamos uma lista bem completa com as 15 melhores raças de cães para tutores de primeira viagem.

Mas, como dissemos anteriormente, o mais importante antes de fazer essa escolha é pesquisar as características de cada raça para saber qual se encaixa melhor no seu estilo de vida.

Detalhes como tamanho do cachorro, os cuidados com os pelos que a raça exige, o comportamento e temperamento devem ser analisados.

E lembre-se que um cachorro é uma vida, você deve ter a certeza de que terá tempo e paciência para cuidar dele e que não vai abandoná-lo na primeira dificuldade que aparecer, combinado?

raças para iniciantes
Cão filhote de Golden Retriever. Crédito da foto: Freepik

Escolhendo um cão que se adapte ao seu estilo de vida

Raças para iniciantes: Certifique-se de que você pode fornecer exercícios suficientes para o seu novo cão. Se você estiver procurando por um cão de colo, então é melhor evitar raças de cães de alta energia.

Cães filhotes precisam de treinamento em casa, socialização, treinamento de obediência e visitas frequentes ao veterinário. Se isso soa demais, talvez um cão adulto seja mais adequado para você.

Todos os cães têm necessidades básicas, mas alguns cães precisam de mais cuidados do que outros.

Além disso, considere quanto tempo extra você tem para atender a essas necessidades. Você pode preferir uma raça de cão de baixa manutenção – ou então os cães sem raça definida, que são mais fáceis nesse sentido e também precisam muito de um lar amoroso!

Não deixe de pensar sobre isso, pois esses cães muitas vezes são negligenciados pela sociedade e acabam ficando a espera de um lar feliz por toda a vida.

E eles são tão fofos quanto os de raça!

De qualquer forma, confira a nossa lista a seguir com as raças para iniciantes que montamos, pois são mais fáceis de lidar e cuidar, com um temperamento melhor que muitos outros! Veja só.

raças para iniciantes
Cão filhote de Golden Retriever deitado em tapete felpudo roxo brincando com um bichinho de pelúcia azul. Crédito da foto: Freepik

Quais as melhores raças para iniciantes? Veja abaixo!

1) Golden Retriever

Raças para iniciantes: O Golden Retriever é definitivamente uma melhores da raças dos cachorros para tutores de primeira viagem. Tanto é que ele é conhecido como “o cão da família” por excelência.

Este cão peludo e dourado, de médio a grande porte, é visto como feliz, leal, carinhoso e ativo.

Os goldens também são cães inteligentes e adaptáveis ​​que podem prosperar na maioria das famílias, inclusive nas com crianças.

Mas saiba que os goldens precisam de uma boa quantidade de exercícios para mantê-los em boas condições físicas e evitar o tédio.

O treinamento é essencial, mas não é difícil. Eles adoram aprender e podem ser treinados para fazer várias coisas.

Por fim, os Golden Retrievers são ansiosos para agradar e amar suas famílias, sendo muito pacientes e brincalhões. E por isso são um dos cães mais populares do mundo!

Raças para iniciantes – 2) Poodle

O Poodle é uma raça de cães bem conhecida, popular e versátil. Esta raça está disponível em três tamanhos: Toy, Miniatura ou Standard.

Todos são cães muito inteligentes que respondem bem ao adestramento! São ótimos cães de companhia, portanto ideal para donos que curtam passar ótimos momentos com ele.

Quanto a manutenção, o Poodle deve ser tosado e higienizado regularmente para manter seu pelo encaracolado e em crescimento contínuo bem saudável e brilhante.

Mas e a personalidade? Ora, os poodles são cães muito enérgicos. Eles precisam de muito exercício e estimulação mental.

Com os devidos cuidados, é provável que você ache esta raça uma companheira maravilhosa.

O Poodle é muito adaptável ao seu ambiente e pode fazer muito bem em uma variedade de famílias, incluindo aquelas com crianças.

Tutor de primeira viagem? 15 melhores raças para iniciantes
Casal beijando e abraçando seu cão Labrador, que está no meio deles. Crédito da foto: Freepik

3) Labrador Retriever

Raças para iniciantes: Dando sequencia, o Labrador Retriever é uma das raças de cachorros para tutores de primeira viagem de médio e grande porte mais populares e reconhecíveis.

Isso porque os labradores são cães profundamente leais e afetuosos que formam laços estreitos com suas famílias. Esta raça é ativa, divertida e inteligente.

Os labradores prosperam em residências ativas que podem fornecer bastante exercício e treinamento. Eles adoram aprender e podem ser treinados para fazer quase tudo.

Você pode jogar por horas ou ir para uma corrida com seu labrador e em seguida, terminar o dia aconchegado no sofá que ele vai acompanhar.

Sem muito exercício e estimulação mental, os Labradores podem se entediar e agir, especialmente durante a juventude.

Labradores também tendem a amar todos os alimentos e podem facilmente tornar-se acima do peso se você não for cuidadoso.

Os labradores se adaptam bem à maioria dos ambientes e são excelentes com as crianças.

Raças para iniciantes – 4) Cavalier King Charles

O Cavalier King Charles Spaniel é um cão doce carinhoso com uma aparência de filhote de cachorro. Esta raça é pequena e tem um comportamento gentil.

O nível moderado de energia do Cavalier significa que o exercício diário básico é normalmente suficiente para manter a saúde.

O Cavalier precisa de treinamento básico e responde bem a ele. Este cão é elegante, atencioso e geralmente calmo. Cavaliers podem prosperar em todos os tipos de famílias e tendem a se dar bem com crianças de todas as idades.

5) Boxer

Raças para iniciantes: Se você estiver procurando por um cão de alta energia de médio a grande porte, não procure mais do que o divertido Boxer. Este é um cão leal que forma um vínculo estreito com a família.

Se você tem um estilo de vida bastante ativo, um cão boxer pode ser o certo para você. Esta raça precisa de muito exercício e uma forte base de treinamento. As necessidades de cuidados do Boxer são muito básicas.

Embora eles possam ser um pouco hiperativos, eles não são difíceis de treinar e gostam da atenção. Uma vez treinados e socializados, os Boxeadores vão prosperar em lares ativos e podem se dar muito bem com as crianças.

Guardiões por natureza, o cão Boxer é naturalmente protetor de sua família, especialmente crianças.

Raças para iniciantes – 6) Bichon Frise

O Bichon Frise é um cachorrinho despreocupado que se parece um pouco com uma bola de algodão. Esta raça é uma excelente companheira. Bichons são bastante fáceis de treinar e se adaptar bem a qualquer estilo de vida.

Certifique-se de dedicar o tempo e dinheiro para visitas regulares ao veterinário. Esta raça tem um pelo encaracolado que deve ser aparado regularmente e escovado com cuidado.

O Bichon é um ótimo cão para famílias com crianças ou que moram em apartamento. O exercício básico diário é suficiente para manter esta raça feliz e saudável.

Por isso ele está na nossa lista de melhores cães para iniciantes!

raças para iniciantes
Shih-tzu branco com um lacinho amarelo, deitado em um fundo amarelo. Crédito da foto: Freepik

Primeira vez com um cãozinho? Confira as melhores raças para iniciantes

7) Shih Tzu

Raças para iniciantes: Shih Tzus são corajosos e fofos. São ótimos cães de companhia, pequenos e também se adaptam muito bem em apartamentos e casas menores.

O pelo deles dá um pouco mais de trabalho do que os pugs, já que precisam de banho e tosa higiênica a cada 15 dias.

Por outro lado, eles são surpreendentemente atléticos. São divertidos para casas com crianças e proprietários descontraídos, pois adoram brincar!

O nível de energia do Shih Tzu é médio a alto, pois ele está sempre alerta e gosta de atividades, mesmo que seja uma simples caminhada ou correr atrás da bolinha.

O Shih Tzu está classificado em 127 dos 137 pontos de inteligência. Ou seja, é um cãozinho super inteligente!

Raças para iniciantes – 8) Pug

Os pugs são cachorros para tutores de primeira viagem consistentemente amigáveis e despreocupados.

Sua maior desvantagem são seus muitos problemas de saúde devido ao adorável nariz curto, sendo assim, certifique-se de que você tem dinheiro para possíveis problemas de saúde para um cão que talvez não viva até os 10 anos de idade.

O nível de energia do Pug é baixo-médio. Eles são brincalhões e desfrutam de uma boa brincadeira, mas suas pernas curtas e nariz curto fazem a respiração e a corrida desafiadoras.

Os Pugs são classificados 107 de 137 para a inteligência. Eles geralmente levam de 40 a 80 repetições para aprender um novo comando.

raças para iniciantes
Jovem loira beijando seu cão da raça Galgo, que está sentado no colo dela. Fundo branco.

9) Galgo

Raças para iniciantes: O Galgo é um cãozinho alto e magro que foi criado para correr, então eles não são bons para pequenos animais ou atividades sem coleira.

No entanto, eles na verdade são companheiros calmos e afetuosos que são ótimos para muitos tutores iniciantes.

Os galgos adoram uma boa corrida, mas também ficam contentes em ficar no sofá.

Embora sejam conhecidos por sua velocidade, eles não são especialmente ativos em casa e gostam de passear com você. Este é um cão sem drama cuja principal desvantagem é que ele é perigoso com gatos.

Raças para iniciantes – 10) Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é um cachorrinho delicado e doce. Esta raça é brilhante e moderadamente ativa com um pelo grande e fofo. Felizmente, este pelo não é tão de alta manutenção como parece.

A escovação regular é geralmente tudo que você precisa para manter seu Pom com boa aparência. O exercício básico diário é geralmente suficiente para mantê-lo feliz.

O Lulu da Pomerânia muitas vezes se liga mais próximo a um único dono, mas ainda pode se dar bem nas famílias. Esta raça é melhor com crianças mais velhas gentis, mas pode se adaptar a muitas situações.

11) Basset Hound

Raças para iniciantes: Esse cão pode até ter uma expressão tristonha, até porque eles não são do tipo brincalhão e energético devido à sua baixa marcha e peito profundo, mas são tão fofos e carinhosos que é impossível resistir!

Se você é um dono de animal que não é fã de longas caminhadas, o Basset Hounds será perfeito. Eles têm um dos requisitos de energia mais baixos de todas as raças e eles ficarão contentes em relaxar em ambientes menores.

Além disso, os Bassets são muito carinhosos com crianças. Mas como seu primo Beagle, eles têm uma propensão para uivar alto quando deixados sozinhos.

Portanto não deixe esse amigo por muito tempo sem companhia, ok?

Eles também têm um dos narizes mais poderosos do mundo canino, com ótimo olfato!

Tutor de primeira viagem? 15 melhores raças para iniciantes
young happy smiling woman in orange dress having fun playing with dog in park, summer style, cheerful mood

Confira as melhores raças para iniciantes

Raças para iniciantes – 12) Boston Terrier

Raças para iniciantes: Dando sequencia, o Boston Terrier é conhecido como o “cavalheiro americano”, porque é amigável ​​e carinhoso com todos.

Esta raça também adora brincar e correr por aí, mas durante dias preguiçosos, você os encontrará aconchegados no sofá. É um ótimo companheiro para ver um filme ou tirar um cochilo por aí!

Basta ter cuidado com esta raça porque eles podem ser realmente glutônicos durante a alimentação.

Além disso, eles odeiam a presença de outros cães. Ainda assim, eles são uma das melhores raças de cães para famílias e tutores sem muita experiência.

13) Maltês

Raças para iniciantes: Já o maltês é sempre confundido com um Bichon Frise ou um Shih Tzu, porque eles têm o mesmo pelo branco e sedoso que conquista o coração de muitos donos de animais por aí.

Malteses amam suas famílias, mas por outro lado são um pouco intolerantes com crianças e estranhos.

No entanto, eles são a mistura certa de brincadeira e possuem baixos níveis de energia como um dos famosos cães de colo. São lindos e uma graça!

Tutor de primeira viagem? 15 melhores raças para iniciantes
Cão papillon deitado em um campo. Crédito da foto: Freepik

Raças para iniciantes – 14) Papillon

Raças para iniciantes: Embora sejam pequenos, os Papillons não se contentarão em sentar no seu colo a tarde toda. Na verdade, eles adoram passear procurando um abraço de todos os membros da família.

Além disso, adoram perseguir pequenos animais que atrapalhem seu caminho no quintal. Eles têm muita energia e são facilmente treináveis, tornando-se um ótimo companheiro para toda a vida.

15) Cão pastor de Shetland

Raças para iniciantes: Uma das raças mais inteligentes e ávidas por agradar, o cão pastor de Shetland é fácil de treinar e aprender comandos com facilidade.

Ele tem uma personalidade divertida e amigável e vai se dar bem com os membros da sua família.

O cão pastor de Shetland é altamente ativo e será ótimo parceiro para dono de primeira viagem.

Tutor de primeira viagem? 15 melhores raças para iniciantes
Cão pastor de shetland deitado em sofá. Crédito da foto: Freepik

Quais dessas raças para iniciantes você mais combina?

Raças para iniciantes: Por fim, o que você acha dessas melhores raças de cães para os donos de primeira viagem?

Pra adiantar, um alerta: não existe cachorro perfeito. Todas as raças, incluindo os vira-latas, tem vantagens e desvantagens e você precisa estar ciente disso.

Alguns soltam muito pelo, outros não podem ficar sozinhos. Alguns são bem agitados, outros latem muito e outros ainda são difíceis de adestrar por serem muito teimosos.

Isso ainda inclui problemas de saúde que é tendência em cada raça e até os vira-latas podem apresentar problemas de saúde.

Então a verdade é que com todo cão, independente da raça, você vai precisar abrir mão de algumas coisas.

Não pode sair e deixar ele por muito tempo sozinho por exemplo, então terá que adaptar sua rotina para dar atenção à ele e também levá-lo para passear frequentemente, e terá que ter gastos e cuidados com ele, etc.

Então considere se realmente está pronto para ter um pet em sua vida, mas saiba que todo trabalho será compensado com muito amor e alegria, pois os cães são verdadeiros melhores amigos!

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e até a próxima!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here