Shih-tzu x Lhasa Apso – Confira as diferenças e características de cada raça
Muitos brasileiros preferem cães de porte pequeno e uma das raças mais adoradas por eles são os Shih-Tzus, verdadeiras fofuras quando se trata de pets.
Esses pequeninos são de origem asiática, mais precisamente da China e seu nome significa “pequeno leão”, já que sua pelagem é lisa e longa. Eles eram os animais de estimação dos imperadores e nobres, vivendo em grandes casas e palácios.
Mas muitas pessoas os confundem com outro cãozinho com origem também da China, o Lhasa Apso. Eles são parecidos em geral, porém com algumas diferenças no que se diz respeito ao rosto, formato da cabeça, olhos e focinho.
Shih-tzu x Lhasa Apso: Por isso, vamos ver a seguir as diferenças e características de cada raça. Vamos lá?
Características físicas – Shih-tzu x Lhasa Apso
Shih-tzu x Lhasa Apso: Tamanho e peso
No que se refere ao tamanho, o Shih-Tzu pode variar entre 25 e 27 centímetros, enquanto seu peso varia de 4 a 8kg. Já o Lhasa Apso pode ser um pouco maior e mais pesado. Porém, como sabemos, ambas as raças possuem porte pequeno e, por isso, são uma ótima opção para quem mora em apartamento ou em casas menores.
Shih-tzu x Lhasa Apso: Pelagem e cor
A pelagem do Shih-Tzu e do Lhasa Apso se diferencia sutilmente. Os dois cães possuem pelagem longa e lisa, mas o Shih-Tzu tem pelos finos e sedosos, enquanto a pelagem do Lhasa Apso é mais pesada e áspera.
As diferenças entre a pelagem ficam mais evidentes com a tosa curta. Normalmente, os Shih-Tzus ficam com o topete preso no alto da cabeça. Os donos costumam prender os pelos nessa região com fivelas, presilhas e lacinhos. Já os Lhasa Apsos possuem os pelos soltos pela cabeça e corpo, sem a presença de adereços no topo da cabeça.
Apesar de existir Shih-Tzu branco ou preto, a pelagem unicolor é mais comum no Lhasa Apso. Geralmente, os cães da raça Shih-Tzu são bicolores com variações em branco, preto, marrom e avermelhado.
Shih-tzu x Lhasa Apso: Formato da cabeça, focinhos e olhos
Enquanto o Shih-Tzu tem o focinho mais curto e achatado (sendo um cão braquicefálico), o Lhasa Apso não possui focinho achatado e sim mais proeminente, com o formato da cabeça mais longo, enquanto do primeiro é mais redondo.
Quanto aos olhos, os Shih-Tzu possuem olhos maiores e mais redondos, um pouco saltados. Já os Lhasa Apsos possuem os olhos mais ovalados (amendoados) e menores.
Apesar das semelhanças físicas, os cães foram criados para funções diferentes. Enquanto Shih-Tzu é um cão de companhia, o Lhasa Apso é um cão de guarda, sentinela.
Apesar de serem igualmente dóceis, os cães da raça Lhasa Apso são mais atentos e alertas quando escutam barulhos estranhos. Vamos ver abaixo algumas características comportamentais e de personalidade.
Características comportamentais – Shih-tzu x Lhasa Apso
Os cães da raça Shih-Tzu são muito dóceis, carinhosos e amigáveis – sendo uma excelente opção para casas com crianças e outros animais. No geral, é um excelente cachorro de companhia para ficar dentro de casa.
Outra característica é que ele adora colo, carinho e companhia! Por conta dessa dependência, tende a sofrer mais com a ausência prolongada do tutor, diferente do Lhasa, que suporta mais a solidão (desde que seja acostumado e não fique muito tempo sozinho também, bem como tenha brinquedos e distrações para não ficar entediado). Sendo assim, o Lhasa Apso é mais independente que o Shih-Tzu.
O Lhasa Apso, por sua vez, também é dócil e sociável, porém é mais resistente e encara bem passeios mais longos (seu focinho mais proeminente permite que ele aguente mais) e algumas horas em parques ou brincando. Ele também é mais alerta e desconfiado, sendo portanto um ótimo cão para servir de sentinela e alertar a presença de estranhos ou situações suspeitas.
O Shih-Tzu é mais silencioso e calmo, enquanto o Lhasa Apso late mais insistentemente e é mais enérgico. Em geral, ele é mais reservado, territorialista e muito protetor da família. É também muito ativo e inteligente. Já o Shih-Tzu é mais teimoso!
É normal que as pessoas se confundam com as duas raças, afinal o Shih-Tzu é fruto do cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pequinês. É por isso que ele herdou muitas características semelhantes.
Shih-tzu x Lhasa Apso – Observação importante: O Lhasa Apso, devido as características físicas anteriormente citadas, apresenta menos problemas de saúde ligados à braquiocefalia, como problemas respiratórios ou oculares. No entanto, têm predisposição genética a ter problemas renais.
Agora que você já conhece as características e peculiaridades do Shih-tzu x Lhasa Apso, uma escolha a raça que mais combina com o seu perfil.
Independente de qual escolher, saiba que ambos são ótimos companheiros e necessitam ser bem cuidados, com muito amor e carinho, além de boa alimentação, vacinas em dia, visitas periódicas ao veterinário e atividades físicas e brincadeiras. Escolha o que mais combina com você e receba muito amor de volta!
Veja também como fazer enriquecimento ambiental para cães.