Cachorros adoram comer. Podem nem estar com fome, mas se virem você comendo algo, certamente farão aquela carinha de cão abandonado só para conseguir um pouco de comida. O problema é que algumas raças são um pouco sensíveis quanto a alimentação e podem desenvolver algumas doenças do sistema digestivo.

Seu cachorro tem estômago sensível? Resolva este problema

Nem todos os sinais e sintomas são claros como vômito e diarreia. Alguns podem estar escondidos na cor e no cheiro das fezes ou até mesmo, no comportamento do animal. Os cães podem simplesmente parar de comer se passarem a associar a comida ao mau estar que sentem com frequência.

Mas alguns cachorros comem de tudo não é mesmo?

Sim, isso é verdade. Tem cachorro que pode comer de tudo e não sentem nada, mas isso depende muito de como ele foi criado e onde foi. Não dá para comparar um estômago de um cão que comeu ração a vida inteira com o de um cachorro de rua. Obviamente, o estômago do primeiro é muito mais sensível e pode apresentar rejeição de alguns alimentos mais diferentes.

Seu cachorro tem estômago sensível? Resolva este problema

O que fazer nestes casos?

A primeira atitude a ser tomada quando um cachorro não anda com o estômago muito bem, é levá-lo ao veterinário. Só um profissional poderá identificar o problema do seu cachorro. Pode ser uma patologia mais grave e que precisa de tratamento contínuo ou apenas o caso de um estômago mais sensível.

O próprio médico pode te orientar sobre tipos de alimentos para o animal e passar uma dieta para ele. É importante saber quantas vezes dar comida por dia e em qual quantidade. Encher o prato dele e deixar no chão o dia todo é muito prático, mas é a forma errada de alimentá-lo.

Seu cachorro tem estômago sensível? Resolva este problema

Hoje em dia existem vários tipos de rações, desde a mais simples até aquelas que possuem nutrientes balanceados e na quantidade certa para cada idade e raça. Uma coisa muito importante é comprar a ração de acordo com a idade e o porte do cachorro. Escolher a ração ideal faz toda a diferença.

Veja também o nosso artigo sobre Como Escolher a Ração Certa para o Seu Cachorro.

Para aqueles que não dão ração para os seus cães e sim, comida comum aqui vai uma dica. Dê ao seu cão aquilo que você acha que seria o mais saudável para você. Você sabe que precisa comer muitas verduras e frutas, trocar o arroz branco pelo integral e por aí vai. Isso é exatamente o que seu cachorro precisa comer.

Seu cachorro tem estômago sensível? Resolva este problema

A ração pode ser a causa da sensibilidade

Bom, neste caso, você terá que fazer testes até encontrar uma que funcione. Outra dica importante é nunca trocar uma ração ou alimento de forma brusca. O ideal é que você vá misturando as rações até que ele se habitue a nova. Isso deve durar em torno de 2 semanas.

Os cachorros adultos precisam de muita proteína. Portanto, combinar uma refeição com arroz e macarrão não será nada nutritivo. O ideal mesmo é alimentar o seu amigo de 4 patas com uma ração conceituada no mercado, mesmo que custe um pouco mais caro. Ela terá a quantidade ideal de proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras e sais minerais que o seu cachorro precisa consumir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here