cão com óculos

Catarata é uma das várias doenças que atingem humanos e cães, se seu cãozinho começou a apresentar olhos mais claros ou começou a esbarrar nos móveis então é bom ficar atento, e leva-lo ao veterinário. Nesse artigo você aprende mais sobre a catarata canina.

cão com óculos

Como a catarata é adquirida?

A catarata não é transmissível, ela pode ser adquirida com o tempo, ou pode ser congênito, o que significa que alguns cães são mais propensos a desenvolver a doença, muitos desenvolvem ainda na juventude.

A catarata é uma doença que provoca uma névoa branca na frente do olho, impedindo que a luz entre e prejudicando a visão do cão.

cão com catarata

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a visão canina

Cães propensos a desenvolver catarata

Na lista a seguir você encontra as raças mais propensas a desenvolver catarata.

Como prevenir

cão com catarata

A melhor forma de prevenir a catarata é procurar um criador responsável na hora de adquirir o cão, principalmente se for de uma das raças acima, e pedir para ver os pais do filhote, além de pedir para ver os exames dos pais.

Outra forma de prevenir é fazer o check up do seu cão com frequência, no mínimo uma vez por ano, para descobrir qualquer doença no início e poder tratar dele da melhor forma possível.

cão

A catarata também pode aparecer por conta da diabetes, por isso controlar a glicemia e ter os exames do seu cãozinho em dia são a melhor forma de evitar a doença, em cães de qualquer raça.

Tratamento

É preciso realizar uma cirurgia para acabar com a catarata, que pode dar certo e acabar com a doença, assim como pode deixar o cão cego devido a complicações da cirurgia.

cão com catarata

Quando ocorre tudo bem na cirurgia o cão passa por um tempo de 3 semanas de recuperação, até que volta a enxergar sem problemas.

A catarata também pode ser tratada com um colírio, e um longo tratamento, que pode devolver parcialmente a visão do cão. É importante consultar o médico veterinário assim que suspeitar da doença.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre os cães assistirem TV

Dica

cão com catarata

Não desencorajamos a criação de nenhuma das raças citadas acima, mas é muito importante procurar criadores responsáveis e não cruzar cães com catarata para evitar a propagação da catarata congênita.

Indicamos que todos os tutores mantenham os exames do seu cão em dia e tenham um veterinário de confiança para indicar os melhores tratamentos e medicamentos para o caso do seu cão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here