Todos os seres vivos possuem parâmetros vitais, ou seja, valores de temperatura, taxa de oxigênio no sangue, frequência respiratória e cardíaca ideais para o bom funcionamento do organismo. É a partir desses parâmetros que os veterinários se guiam para saber se está tudo normal com o cão ou não. Os sinais vitais são muito importantes e pode dizer muito sobre a saúde do pet.

Temperatura

Saiba quais são os parâmetros vitais de um cão

Os cães possuem uma temperatura corporal levemente mais alta do que nós humanos. Um cão adulto tem a sua temperatura em torno de 38º enquanto que num filhote pode variar entre 36,5 e 37º. Um veterinário pode medi-la por via retal com a ajuda de um termômetro desses comuns que usamos quando estamos doentes. Quando o cão tem febre, o mais comum é que ela seja causada por algum tipo de infecção.

Dicas de artigos legais:

Frequência respiratória

Esse parâmetro pode variar de acordo com alguns fatores como o peso, a idade e durante os exercícios físicos. Filhotes possuem uma FR mais rápida, em torno de 15 a 35 respirações por minuto. Já os cães de pequeno porte possuem uma frequência mais acelerada do que os cães de grande porte.

Saiba quais são os parâmetros vitais de um cão

Saber em quanto está a respiração do seu cão é fácil: basta colocar a mão sobre a caixa torácica e contar quantas respirações ele realiza num intervalo de tempo igual a um minuto. Se não há nenhum motivo aparente que fez a FR do canino aumentar é melhor visitar o veterinário.

Frequência cardíaca

Saiba quais são os parâmetros vitais de um cão

A FR e a FC estão intimamente interligadas e uma pode interferir na outra. Um cão adulto possui os batimentos entre 70 a 120 bpm (batimentos por minuto) como padrão podendo alcançar até 180 bpm durante os exercícios físicos. Já os filhotes possuem um valor máximo de 200 bpm. Cães de grande porte costumam ter uma FC menor do que os de pequeno. Um cansaço extremo e respiração acelerada são sinais que podem indicar algum problema no coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here