latir

Saiba porque alguns cães latem em excesso e aprenda a reduzir os latidos

Cães latem porque é uma das formas deles de se expressarem, assim como nós falamos, eles também latem, rosnam e uivam para demonstrar o que estão pensando. Alguns donos acham que os cães rosnarem para eles é um sinal de agressividade, mas é uma forma dele de demonstrar que não está feliz com uma atitude sua.

Assim como o latido pode significar muitas coisas, se o seu cãozinho late muito você precisa identificar o que ele está querendo dizer e então encontrar a forma certa de diminuir esses latidos excessivos. O cão ainda vai latir, afinal ele é um cão, mas será de uma forma muito mais contida.

latir
Foto: Freepik

Identifique o motivo dos latidos

Existem raças médias como sharpei e até mesmo algumas raças pequenas ou grandes que por instinto o cão late como louco sempre que acredita que algum perigo rodeia a casa, assim ele avisa a família dele para estarem atentos antes do pior acontecer, e na concepção deles dessa forma ele também mantem possíveis intrusos fora de seu território.

É claro que para um cão algumas coisas como outro cão da rua estar fazendo xixi no muro de casa, ou alguém que ele não goste passando, podem ser coisas bem ruins, enquanto para nós é comum. Mesmo assim eles ainda podem estar alertando outras coisas, como a presença de animais venenosos, intrusos como ladrões e até incêndios.

cachorro late
Foto: Freepik

Leia também nosso artigo Saiba como e porque você deve criar seu cão de forma independente

Cães também latem para chamar a atenção, se ele fica sozinho em uma área da casa, ou você passa muito tempo ocupado e ele percebeu que se latir muito você vai lá dar carinho a ele ou até mesmo uma bronca, ele vai repetir esse comportamento para te ver mais vezes.

Famílias barulhentas podem ter cães que latem muito, o cão cresceu no ambiente onde o dono e seus familiares falam muito alto, escutam música alta ou costumam gritar, para ele barulho é normal, e para se fazer ouvido ele vai latir alto.

cachorro late
Foto: Freepik

Tédio causa estresse, depressão e outras doenças nos cães, além de também ser uma das causa dos latidos excessivos, se ele está entediado ele pode resolver que latir muito para qualquer barulhinho na vizinhança pode ser um bom passa tempo.

Como posso diminuir os latidos excessivos do meu cachorro?

Se seu cãozinho late para chamar sua atenção você não deve recompensá-lo por isso, não deve ir dar carinho para acalmá-lo nem ir dar uma bronca, só o fato de te ver para ele será uma recompensa.

cachorro latindo
Foto: Freepik

Vá até ele guando ele estiver calmo e sem latir e dê carinho, repense na rotina do seu cão para que ele passe mais tempo com você e gastando energia e assim não fique latindo para te chamar, reduzindo os latidos.

Se ele vive no quintal e late excessivamente por estar estressado com o que acontece na rua, talvez seja hora de reconsiderar o lugar do seu cãozinho. Procure um lugar mais calmo para ele ficar, e procure passear e socializar seu cão com outras pessoas e outros cães, assim ele não vai ficar tão estressado quando estiver em casa vendo o que acontece na rua.

Aproveite para conferir também nosso artigo Maneiras de gastar energia de cães agitados

O tédio mais uma vez é uma das causas de problemas para os cães, como sempre falamos, um cão cansado é um cão feliz e tranquilo, e também é um cão que não late excessivamente, por isso organize a rotina do seu cãozinho para que ele brinque muito, gaste muita energia, corra e tenha brinquedos inteligentes como passa tempo. Isso vai deixa-lo muito mais calmo e vai reduzir os latidos consideravelmente.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *