Brigas entre cães: Entenda as brigas dentro de casa

Quem tem mais de um cão costuma ter medo de brigas entre cães em casa. E se você tem irmãos ou primos sabe que convivência até para humanos é complicado. O que significa que é normal que cães briguem.

Nesse artigo você entende mais sobre brigas entre cães que moram no mesmo lar. E assim entende como lidar com esses problemas para evitar que mais brigas aconteçam, possibilitando uma convivência tranquila com seus cães.

Porque cães brigam?

briga
Foto: Freepik

Os cães podem brigar mesmo morando juntos na mesma casa, isso não significa que não se gostem. Só significa que estão tendo problemas de convivência. E embora possa acontecer de cães não se gostarem, é muito difícil ser essa a razão se eles já convivem há algum tempo.

Aqui você entende as principais razões das brigas entre cães da mesma casa:

  • Medo

Os cães, principalmente os pouco socializados, sentem medo. Isso é normal, mas pode acontecer do cão que sente medo atacar o outro cão. Se você não socializou muito bem o que ataca e o outro é mais sociável, então pode ser isso.

  • Disputa

Os cães gostam de coisas e podem disputar por essas coisas. Não necessariamente vai ser algo material. Pode ser sua atenção, pode ser um espaço. Mas também pode ser um sofá, brinquedos e comida.

  • Dominância

Esse motivo de brigas está ligado ao anterior. Sendo a disputa um sintoma da tentativa de dominância. Acontece que cães assim como lobos vivem em um sistema de hierarquia. Por isso é tão importante que você seja o líder deles e que todas as pessoas da casa estejam acima deles na hierarquia. A tentativa de dominar o outro pode gerar brigas, principalmente se os dois cães são mais dominantes.

  • Dando um chega pra lá

Sabe quando alguém faz algo que você não gosta e você explica para essa pessoa como aquilo não é legal para você? Os cães não tem essa capacidade de argumentar e explicar. Muitas vezes, se o colega faz algo que ele não gosta o cão pode simplesmente se afastar.

Mas pode acontecer do cão morder para dar um chega pra lá no colega. É muito comum quando os cães tem energias diferentes, sendo que o mais agitado acaba incomodando o mais tranquilo.

Entenda o motivo da briga

adote
Foto : freepik

É preciso entender primeiro o motivo dos seus cães estarem brigando. Conheça seus cães e entenda o que está fazendo eles brigarem. Se algum deles é mais medroso, se os dois estão disputando algo. Fique atento a tudo.

Como evitar as brigas

adote
Foto: freepik

Após entender o que faz seus cães brigarem, é muito importante que você seja o líder deles. Cães amam seus líderes e você deve deixar claro quais os comportamentos que o fazem feliz. Assim eles vão querer repetir aqueles comportamentos cada vez mais.

Sempre que seus cães estiverem tranquilos, juntos, se divertindo e de bem, você deve recompensá-los. Não espere chegar o momento da briga para agir. Faça todo o possível antes para que seu cão tente te agradar fazendo coisas boas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como castração pode acalmar os cães

Lidando com filhotes

filhotes yorkshire
Foto: freepik

O ideal é que até os cinco meses de vida o filhote tenha muita socialização. Muita mesmo, você deve fazê-lo conhecer o máximo de cães e humanos que for possível. Outros animais como gatos, roedores e pássaros também, se possível, para que ele não tenha medo de outras espécies.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre convívio entre macho e fêmea

Com tanta socialização assim o cão não vai ter medo de outros cães e atacar por esse motivo. Convivendo com outros cães ele também aprende o que é sociável ou não. E reduz comportamentos que possam incomodar outros cães.

Domine o objeto de disputa

Se seus cães estão disputando algo, como o sofá ou um brinquedo. Seja o líder mais uma vez, e mostre que aquilo é para os dois, mas que você tem o controle. Por isso é muito importante que você seja o líder da casa.

A importância do reforço positivo

Foto: freepik

O reforço positivo é importante em todas as idades do seu cão. Para que ele possa entender o que ele deve fazer, e assim ele começa a repetir o comportamento desejado com frequência.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como recompensar seu cão da forma correta

Esse é o melhor método para ensinar de tudo para o seu cão. Desde o comando mais básico a coisas mais complicadas e ajuda muito nos passeios. Por isso invista no reforço positivo, ajuda mais que broncas.

Hora de procurar ajuda


Se as brigas entre cães na sua casa acontecem o tempo todo. Se são muito violentas e você não consegue identificar os motivos ou não consegue reduzir os conflitos. Então é hora de pedir ajuda a um adestrador profissional.

Muitos profissionais não recebem casos de cães não castrados, por isso pode ser necessário que você castre seus cães. Afinal os hormônios mexem muito com os cães e podem sim agravar esses problemas. A castração unida ao adestramento de um profissional deve resolver seu problema.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 motivos para adotar um cão adulto

Tenha paciência e confiança e busque fazer tudo que o adestrador mandar. Se você achar que ele não está sendo um bom adestrador, peça outra opinião.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here