Quem tem mais de um cão costuma ter medo de brigas entre cães em casa. E se você tem irmãos ou primos sabe que convivência até para humanos é complicado. O que significa que é normal que cães briguem.
Nesse artigo você entende mais sobre brigas entre cães que moram no mesmo lar. E assim entende como lidar com esses problemas para evitar que mais brigas aconteçam, possibilitando uma convivência tranquila com seus cães.
Porque cães brigam?
Os cães podem brigar mesmo morando juntos na mesma casa, isso não significa que não se gostem. Só significa que estão tendo problemas de convivência. E embora possa acontecer de cães não se gostarem, é muito difícil ser essa a razão se eles já convivem há algum tempo.
Aqui você entende as principais razões das brigas entre cães da mesma casa:
- Medo
Os cães, principalmente os pouco socializados, sentem medo. Isso é normal, mas pode acontecer do cão que sente medo atacar o outro cão. Se você não socializou muito bem o que ataca e o outro é mais sociável, então pode ser isso.
- Disputa
Os cães gostam de coisas e podem disputar por essas coisas. Não necessariamente vai ser algo material. Pode ser sua atenção, pode ser um espaço. Mas também pode ser um sofá, brinquedos e comida.
- Dominância
Esse motivo de brigas está ligado ao anterior. Sendo a disputa um sintoma da tentativa de dominância. Acontece que cães assim como lobos vivem em um sistema de hierarquia. Por isso é tão importante que você seja o líder deles e que todas as pessoas da casa estejam acima deles na hierarquia. A tentativa de dominar o outro pode gerar brigas, principalmente se os dois cães são mais dominantes.
- Dando um chega pra lá
Sabe quando alguém faz algo que você não gosta e você explica para essa pessoa como aquilo não é legal para você? Os cães não tem essa capacidade de argumentar e explicar. Muitas vezes, se o colega faz algo que ele não gosta o cão pode simplesmente se afastar.
Mas pode acontecer do cão morder para dar um chega pra lá no colega. É muito comum quando os cães tem energias diferentes, sendo que o mais agitado acaba incomodando o mais tranquilo.
Entenda o motivo da briga
É preciso entender primeiro o motivo dos seus cães estarem brigando. Conheça seus cães e entenda o que está fazendo eles brigarem. Se algum deles é mais medroso, se os dois estão disputando algo. Fique atento a tudo.
Como evitar as brigas
Após entender o que faz seus cães brigarem, é muito importante que você seja o líder deles. Cães amam seus líderes e você deve deixar claro quais os comportamentos que o fazem feliz. Assim eles vão querer repetir aqueles comportamentos cada vez mais.
Sempre que seus cães estiverem tranquilos, juntos, se divertindo e de bem, você deve recompensá-los. Não espere chegar o momento da briga para agir. Faça todo o possível antes para que seu cão tente te agradar fazendo coisas boas.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como castração pode acalmar os cães
Lidando com filhotes
O ideal é que até os cinco meses de vida o filhote tenha muita socialização. Muita mesmo, você deve fazê-lo conhecer o máximo de cães e humanos que for possível. Outros animais como gatos, roedores e pássaros também, se possível, para que ele não tenha medo de outras espécies.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre convívio entre macho e fêmea
Com tanta socialização assim o cão não vai ter medo de outros cães e atacar por esse motivo. Convivendo com outros cães ele também aprende o que é sociável ou não. E reduz comportamentos que possam incomodar outros cães.
Domine o objeto de disputa
Se seus cães estão disputando algo, como o sofá ou um brinquedo. Seja o líder mais uma vez, e mostre que aquilo é para os dois, mas que você tem o controle. Por isso é muito importante que você seja o líder da casa.
A importância do reforço positivo
O reforço positivo é importante em todas as idades do seu cão. Para que ele possa entender o que ele deve fazer, e assim ele começa a repetir o comportamento desejado com frequência.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como recompensar seu cão da forma correta
Esse é o melhor método para ensinar de tudo para o seu cão. Desde o comando mais básico a coisas mais complicadas e ajuda muito nos passeios. Por isso invista no reforço positivo, ajuda mais que broncas.
Hora de procurar ajuda
Se as brigas entre cães na sua casa acontecem o tempo todo. Se são muito violentas e você não consegue identificar os motivos ou não consegue reduzir os conflitos. Então é hora de pedir ajuda a um adestrador profissional.
Muitos profissionais não recebem casos de cães não castrados, por isso pode ser necessário que você castre seus cães. Afinal os hormônios mexem muito com os cães e podem sim agravar esses problemas. A castração unida ao adestramento de um profissional deve resolver seu problema.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 motivos para adotar um cão adulto
Tenha paciência e confiança e busque fazer tudo que o adestrador mandar. Se você achar que ele não está sendo um bom adestrador, peça outra opinião.