Briga durante o passeio podem acontecer, e esse é um problema que todos os donos de cães tem medo, mas é preciso aprender a lidar com a situação para evitar que o seu cão venha a brigar durante o passeio.

Todo cão pode se envolver em uma briga, independente de porte e raça, por isso nesse artigo você descobre como agir nessas situações e ótimas dicas para evitar e lidar com possíveis brigas.

briga
Foto: Freepik

Cão equilibrado

Cães desequilibrados são mais propensos a atacar, por isso proporcione uma vida saudável e com rotina agitada para o seu cão, evitando que ele seja desequilibrado, passeios rotineiros, gastar energia, correr, brinquedos para distração, tudo isso é importante para o cão ser equilibrado e reduzir as chances dele sentir necessidade de atacar.

Seja o líder

Um cão que não vê seu dono como líder tende a atacar cães na rua, não por ser um cão ruim, mas por defesa, acreditando que seu dono precisa ser defendido, ou até por ciúmes. Então seja o líder do seu cão em tempo integral, isso com certeza vai reduzir as chances dele entrar em uma briga com outro cão.

briga
Foto: Freepik

Afinal se o passeio for tranquilo, se o tutor é o líder então ele não vai precisar ser o líder e  defender sua matilha.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser o líder do seu cão

Não puxe a guia

No momento em que você puxa a guia do seu cão quando avista outro cachorro durante o passeio, seu cão passa a associar outros cães a perigo, justamente porque você está associando outros cães a perigo.

Se você tem um cachorro grande e quer evitar que ele puxe muito forte e faça você largar a guia ao entrar numa briga, então segure a guia sempre firme da melhor forma pra você, mas sem tensionar a guia e sem demonstrar preocupação.

Fique tranquilo

casal
Foto: Freepik

Sim, seu comportamento é o mais importante durante o processo, você é o líder, e se você não está preocupado então qual o motivo do seu cão ficar preocupado? Sim, é assim que ele associa as situações.

Então ao avistar outro cão continue tranquilo, você estava falando com seu cão? Continue falando, estavam fazendo uma corrida? Continue no mesmo ritmo, estava caminhando? Passe direto e continue caminhando.

Socialize o seu cão

Socializar o cão é a melhor forma de evitar brigas durante o passeio, se o cachorro não enxerga outros cães como ameaça então ele não ataca, a maioria dos cães que atacam durante o passeio atacam por se sentir ameaçados.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como acostumar o cão ao passeio

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio
Foto: Freepik

Uso da guia

Se outro cão avançou no seu cão ou o seu cão avançou em outro é essencial que você esteja usando a guia correta para o seu cão, usar a guia para segurar seu cão e afastá-lo do outro cão será necessário. Repreender o cão no momento em que ele ataca outro cão não é recomendado, pois pode levar o cão a associar ainda mais outros cães a algo negativo.

Seu cão não é mal

Qualquer cão pode avançar em outro durante o passeio, isso é natural, afinal são animais e seguem seus instintos. O passeio deve ser um momento divertido e para divertir o cão e gastar energia, tende manter esse objetivo e fazer seu cão focar na diversão.

massagem
Foto: Freepik

Se seu cão –de qualquer porte e raça- costuma demonstrar intolerância a outros cães e chega a atacar outros cães, sendo que nenhuma das dicas acima deu resultado, então é importante procurar um especialista, um adestrador pode reverter essa situação com adestramento e socialização.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here