cães de roupinha

As roupinhas para cães são para muitos donos um item essencial, e existem muitos cães que não ligam nenhum pouco em usar essas roupinhas, enquanto outros cães as detestam. Vamos falar aqui sobre o uso dessas roupas, quando é necessário, quando não é e como os tutores devem agir em relação ao uso de roupinhas em seus filhos de quatro patas.

cães de roupinha

O uso das roupas é necessário?

Em alguns casos sim, se você tem um cão de pelo curto e o inverno da sua cidade tem dias de frio rigoroso então sim, colocar uma roupinha no seu cão é uma boa ideia. Os cães tem pelagem para protege-los do frio e os mais gordinhos sentem menos frio ainda.

Aproveite para conferir nosso artigo Entenda a linguagem corporal e facial do cães

Os sinais de que seu cão está com frio são bem claros, as orelhas e patas ficam mais frias e o cãozinho começa a se tremer. Ele provavelmente também vai buscar um lugar mais quente da casa para se deitar enroladinho.

cão de roupinha

Se seu cão está dando esses sinais, ele provavelmente tem pelo curto e com certeza está com frio, nessas ocasiões, um casaco para cães pode ser uma boa ideia. Principalmente se você planeja dar um passeio com ele.

As roupas podem causar hipertermia

Se não há a necessidade de colocar uma roupinha no seu cão, ou seja, ele não está com frio, e mesmo assim você coloca uma roupa nele, o cãozinho pode sofrer de hipertermia. Colocar um casaco em um cão de pelo longo é uma ideia ruim, pois o pelo do cão já está aquecendo ele.

Em situações assim a roupa pode causar uma hipertermia, que é quando a temperatura do corpo do cão sobe além do normal, que para cães é entre 38 e 39 graus.

cão usando lenço

Donos que tem cães peludos e colocam roupinhas pesada para passear e passar o dia só porque acha que o cão fica mais bonitinho devem ficar mais atentos se o cão está realmente precisando da roupinha. Se o uso for apenas por estética opte por roupinhas mais leves ou acessórios como gravatinhas ou lenços.

Aproveite para conferir nosso artigo Entenda tudo sobre pelagem dupla

cão com roupinha

O cãozinho sente frio, mas não gosta de roupinhas. O que fazer?

Alguns cãezinhos viram estátua quando os donos colocam roupinhas neles, outros enlouquecem e tentam arrancar as roupinhas. Isso é normal, se o cão não está habituado e se sentir desconfortável vestido.

É sempre bom os tutores lembrarem que o cão ainda é um cão e vestir-se não é algo natural para eles. Se ainda assim o cãozinho precisa da roupinha por ser de pequeno porte ou ter pelo curto ou você quer colocar um acessório leve nele, tente ajuda-lo a se adaptar as roupas.

cão com roupinha

Transforme o momento de usar uma roupinha em um momento divertido, dê petiscos e brinque com ele enquanto ele usa o acessório. Aos poucos vá aumentando o tempo de uso, para que ele se acostume.

Se o cãozinho ainda não se acostumar então o jeito é aquecê-lo com um cobertor na caminha, arranjar um lugar mais quentinho na casa e não sair de casa em dias muito frios. Se a vontade de colocar uma roupinha no cão for só estética então o tutor terá de aprender a respeitar a vontade do cãozinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here