Que os cães fazem parte da vida de muitas famílias, isso a gente já sabe. Por aqui, eles estão presentes em mais de 37 milhões de lares, fazendo a alegria de seus donos e sendo considerados um dos pets mais queridos do país.

Retrato de grupo de filhotes adoráveis
Vários filhotes de cachorro um ao lado do outro – Crédito da foto: Freepik

Mas você sabe quais são as 10 raças caninas mais famosas no Brasil? Então fique conosco para conhecer sobre as raças mais queridas entre os brasileiros.

1º Lugar: Sem Raça Definida (SRD) / Vira Lata

Cachorro sem raça - Vira-lata
Cachorro sem raça – Vira-lata – Foto: Freepik

Sim! Os famosos vira-latas estão no topo do ranking! Os simpáticos cãezinhos são os mais populares e representam cerca de 23% de todos os cachorros nos lares brasileiros, mostrando que o amor não tem raça! Eles ocupam um lugar especial em nossos corações, não é mesmo?

2º Lugar: Shih Tzu

Close de dois shih tzus em frente a uma parede branca Foto Premium
Dois cachorros de gravata olhando para a foto – Crédito da foto: Freepik

O vice-campeão é Shih Tzu, um pequeno cão originário do Tibete. Muito amado pelos donos, é uma ótima escolha para quem mora em espaços menores ou apartamentos, pois são mais dengosos e não precisam de tanta atividade física. Os peludinhos representam 11,4% dos cachorros no Brasil.

3º Lugar: Yorkshire

Vista superior do fofo yorkshire terrier relaxando na cama Foto gratuita
Filhote de yorkshire deitado de barriga para cima – Crédito da foto: Freepik

O bronze vai para o Yorkshire, que representa 7,51% dos lares brasileiros. Muito populares, esses cães são de porte pequeno e também se adaptam muito bem a apartamentos, além de serem ideais para casas com crianças. Nem a Gisele Bündchen resistiu aos encantos!

4º Lugar: Poodle

Caniche de vista frontal à beira-mar Foto gratuita
Poodle à beira-mar – Crédito da foto: Freepik

Esse amiguinho de pelos cacheados é um sucesso entre os brasileiros. Atualmente, o fofíssimo Poodle representa 6,16% dos cãezinhos nos lares do país. Essa raça é uma graça, super brincalhona e muito inteligente!

5º Lugar: Lhasa Apso

Lhasa apso, ano, sentado Foto Premium
Lhasa Apso branco sentado – Crédito da foto: Freepik

Ocupando a 5ª posição da lista, o Lhasa Apso é um excelente cão de guarda, além de muito alegre, inteligente e companheiro. Está presente em 5,17% dos lares, tanto em casas como em apartamentos. Se você curte cães amigáveis, ele é uma ótima opção!

6º Lugar: Buldogue francês

As 10 raças de cachorro mais populares no Brasil
Buldogue francês branco e preto deitado no chão – Crédito da foto: Freepik

Em 6º lugar, está o adorável Buldogue Francês, um cãozinho de companhia oriundo da França. Está em 3,57% dos lares com cachorros. Ele é muito carinhoso, perfeito para quem tem crianças em casas ou mora sozinho. Por não precisar de tanto exercício físico, essa raça é ideal para quem tem uma rotina mais corrida.

7º Lugar: Maltês

Duas malteses em frente a uma parede branca Foto Premium
Dois cães da raça Maltês sentados em uma parede de fundo branco – Crédito da foto: Freepik

Ocupando 3,49% das casas, está o charmoso Maltês. Proveniente da Ilha de Malta, o que explica o seu nome. É uma raça pequena e com pelos brancos, que faz muito sucesso entre os brasileiros. É dócil, brincalhão e carinhoso. Mas, por ser cheia de energia, essa raça demanda mais atenção e passeios regulares, sendo um ótimo aprendiz.

8º Lugar: Golden Retriever

As 10 raças de cachorro mais populares no Brasil
Cão sorridente com um chapéu de aniversário – Crédito da foto: Freepik

Quem prefere cachorros grandes, com certeza adora o Golden Retriever, que aparece na 8º posição. Muito popular, esse cão é fiel, inteligente e bastante amigável. Ele está presente em 3,24% das casas com cachorros no Brasil. É grandão, peludo e tem esse nome devido a sua coloração dourada. É tão afável que pode ser usado para terapias ou como cão-guia!

9º Lugar: Labrador

Retrato de close-up de cachorro fofo Foto gratuita
Cachorro sentado na grama – Crédito da foto: Freepik

Outra raça de porte grande que é muito popular entre os brasileiros é o alegre Labrador. Ele aparece em 3,05% das famílias que têm cachorro, é bastante ágil e extrovertido. Por ser muito inteligente e agradável, ele também é muito usado como cão guia e até mesmo em resgates e como cão farejador. Muito famoso por ser a estrela do filme “Marley e Eu”.

10º Lugar: Pug

Cão pug isolado em um fundo branco Foto gratuita
Pug em fundo branco – Crédito da foto: Freepik

Na 10ª posição do ranking está o Pug, um cachorrinho muito divertido, brincalhão e que adora um colo! Faz parte de 2,83% dos lares com cachorro. Essa é mais uma raça de porte pequeno, possui olhinhos grandes e expressivos, focinho achatado e ruguinhas pelo corpo. Pode viver tanto em casas quanto em apartamentos e adora ficar na companhia de sua família. Além disso, é uma raça muito inteligente.

Agora que você já conhece as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil, conta pra gente! Você tem algum cachorrinho? Qual é a raça do seu amigo?

Sabemos de uma coisa: não importa a raça do nosso companheiro, ele sempre trará muito amor e alegria em nossas vidas!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here