Você provavelmente já ouviu falar na Raça Schnauzer, famosa por seu charmoso “bigode” e pelagem escura.

Mas você conhece a fundo a sua personalidade? Então confira no nosso artigo tudo sobre esse adorável cão, além de dicas de como cuidar.

Veja a seguir!

Schnauzer
Cão Schnauzer correndo em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Raça Schnauzer: Conheça a personalidade deste cão

Esse cão é conhecido por ser dócil, brincalhão e ideal para se ter por perto. Estudos apontam que a raça é resultado do cruzamento entre Affenpinscher e poodles com o objetivo de criar a espécie menor dos Schnauzers.

A configuração dos pelos do rosto deixa os cães dessa raça com uma sobrancelha e bigode, marcas registradas desse pet.

É um cachorro que gosta de pessoas, e é recomendável que a família que o acolher também goste de se exercitar, pois essa raça precisa de atividades físicas em boas doses.

Esse típico comportamento atlético é derivado de seu instinto caçador e criá-lo no campo vai tornar seus dias mais doces e divertidos.

Mas, mesmo que seja na cidade, esse cachorro vai encontrar a felicidade enquanto puder brincar sem parar com seu tutor.

Sua origem vem da Alemanha.

Seu peso varia entre 5 e 7 kgs, e sua altura entre 30 e 35 cm. Já a expectativa de vida varia entre 12 e 14 anos.

Características da Raça Schnauzer

Cores da raça

Antigamente, as opções de cores do Schnauzer eram bem diversificadas.

Hoje em dia, esse pet apresenta apenas as seguintes combinações de cores: sal e pimenta (preto com branco), preto com prata ou apenas preto, a única cor sólida aceita no padrão da raça, segundo o AKC.

Temperamento da Raça Schnauzer

A raça tem um temperamento muito agradável para famílias em geral. É um cachorro bastante sociável e brincalhão, que gosta de ser o centro das atenções.

Também é conhecido por ser um cão caçador, ou seja, ele gosta de espaço e locais ao ar livre, porque assim pode correr livremente e sem barreiras.

Além disso, esse cachorro é muito corajoso. Não se espante se ele resolver interagir com cães maiores, porque não existem limites ou medo para quem já nasceu com o instinto desbravador.

O Schnauzer gosta de brincar, não importa qual seja o tamanho de seu amigo!

Schnauzer: Comportamento com crianças, estranhos e animais

Por ser um cachorro alegre e bastante família, as crianças vão se apaixonar pelo Schnauzer. Aliás, um de seus passatempos preferidos é estar com elas.

O ideal é fazer com que ambos tenham espaço para brincar livremente, pois assim os laços de amizade ficam cada vez mais fortes, e isso é muito importante para essa raça.

Ele também se desenvolve com base no afeto que recebe.

Com estranhos, é recomendável que a raça receba alguma supervisão. Embora seja um cachorro amável, seu instinto de defesa é ativado sempre que algum familiar está ao lado de pessoas estranhas.

Para que isso seja resolvido, basta aproximá-lo das visitas, mostrando a ele que não há perigo em recebê-las na sua casa. Treinamentos de socialização são muito benéficos para os cachorros dessa raça.

Com outros animais, o melhor é cuidar para que não haja desentendimentos entre o Schnauzer e eles.

Como a raça gosta de brincar, e não importa o tamanho de sua companhia, é recomendável ficar de olho se houver animais muito grandes que possam machucá-lo.

Evite a proximidade se o outro animal for muito pequeno, como um rato ou um hamster: o passado de caçador do Schnauzer pode se manifestar!

A raça é destruidora?

Não. Não se preocupe com relação aos móveis e objetos de sua casa: essa é uma raça tranquila e convive muito bem em ambientes diversos.

Ele gosta de se exercitar, mas também sabe se comportar direito quando é ensinado a fazer isso.

O ideal é dar a ele um cantinho adequado e educá-lo para não atrapalhar a organização da casa. Assim ele vai entender a sua rotina e seu comportamento será controlado.

O Schnauzer é agitado?

Não, mas é ativo. Pode-se dizer que o Schnauzer é uma raça madura por saber diferenciar os momentos de diversão daqueles de calmaria.

Isso tudo, claro, só é possível quando ensinado, como muitos outros cães.

Raça Schnauzer: Conheça a personalidade e saiba como cuidar
Cão Schnauzer cinza em parque, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Cuidados com a Raça Schnauzer

Além da manutenção do pelo, o Schnauzer não exige grandes cuidados além dos comuns em qualquer raça. Veja os principais:

Pelos:

O Schnauzer precisa ter o pelo escovado pelo menos duas vezes por semana. Embora sua pelagem seja sedosa, ela necessita desse cuidado para evitar nós.

A escovação ajuda na boa saúde e manutenção do tecido capilar da raça. Para manter o visual característico da raça em dia, ele deve ser tosado a cada 2 ou 3 semanas.

Raça Schnauzer – Unhas e orelhas:

Aproveite a escovação para checar e limpar as orelhas e cortar as unhas quando necessário.

Especialmente se o Schnauzer morar no campo ou em uma casa com quintal, isso é recomendável, pois ele vai brincar no meio da terra ou perto de poças de água.

E, mesmo se morar em apartamento, a recomendação é a mesma, para evitar o acúmulo de cera ou de sujeira e infecções.

Raça Schnauzer – Dentes:

Escove regularmente os dentes do Schnauzer para reduzir a formação de tártaro e a evitar a queda e quebra precoce de dentes.

Saúde da Raça Schnauzer

Para a nossa alegria, o Schnauzer é um cachorro naturalmente saudável. Ainda assim, sua saúde não dispensa cuidados mais especiais, como exames periódicos, ou mais específicos, como no coração.

Confira abaixo as regiões do corpo que exigem mais atenção:

Raça Schnauzer – Coração:

A estenose pulmonar (também conhecida como sopro no coração) é uma doença cardíaca caracterizada pela obstrução da válvula cardíaca que se liga ao pulmão.

Ela se manifesta por sintomas como intolerância ao exercício, tosse, inchaço abdominal, dificuldade em respirar etc.

Raça Schnauzer – Pâncreas: 

A raça tem predisposição para desenvolver pancreatite (inflamação no pâncreas). Para evitar esse problema de saúde, invista em uma dieta equilibrada, com pouco carboidrato e petiscos industrializados, para manter os níveis controlados. 

Nível de exercícios da Raça Schnauzer

Raça Schnauzer: requer uma quantidade mediana de exercícios. Isso significa que ele precisa de cerca de 9,5 km de caminhada por semana, com em média uma hora diária de atividades.

Corridas em lugares planos podem ajudá-lo manter a forma sem se cansar antes disso. Ou seja, se o percurso for livre de grandes obstáculos (como buracos) e não envolver ladeiras íngremes, ele se sentirá mais confiante para cumprir a jornada recomendada de caminhadas.

Se por acaso você não tiver tempo para sair com ele todos os dias, contrate um pet walker nos dias que não puder, para que ele continue passeando.

Raça Schnauzer
Schnauzer miniatura de cor preta no parque, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Curiosidades sobre a Raça Schnauzer

Raça Schnauzer: Seu nome em em alemão significa “barba curta”, devido à sua aparência – o que lhe rendeu o apelido de “vovô ranzinza”, mas isso logo foi esquecido graças à sua personalidade amável e fofura.

Um famoso personagem dos quadrinhos, o Bidu, cachorro de estimação do Franjinha em “Turma da Mônica”, foi inspirado no cão do autor Maurício de Sousa.

Ele possui um cão dessa raça inteiro na cor preta, sendo a primeira criação do desenhista a fazer sucesso. 

Por isso, até hoje é o símbolo da Mauricio de Sousa Produções! Legal, não é mesmo? E você, é fã dessa raça?

Comente aqui embaixo e não se esqueça de acompanhar o Web Cachorros para mais artigos caninos. Até mais!

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here