Os cães adoram um bom passeio e ainda mais se for com o dono do lado. É um momento de soltar as energias e curtir o que tem do lado de fora das 4 paredes da casa. Além disso, passear com o cão ajuda a prevenir várias doenças como a obesidade, depressão e ansiedade. Essa atividade deve ser feita de maneira frequente mas, é preciso tomar alguns cuidados para não pecar pelo excesso ou pela falta dela.

Veja também: Conheça as raças de cachorros mais caras do mundo.casal

Fatores que interferem no tempo e na frequência dos passeios

O primeiro fator a se considerar é o objetivo do passeio. Se é para o cão fazer as necessidades na rua, se é para liberar a energia acumulada durante o dia ou, até mesmo, como forma de tratamento de doenças como a depressão e a ansiedade. Se as necessidades forem feitas apenas na rua é muito importante que os passeios tenham uma frequência grande por dia para evitar que o cão segure o xixi e desenvolva algum tipo de infecção urinária.casalPor exemplo, se o passeio é para fazer as necessidades básicas, cerca de 3 ou passeios por dia é o bastante e a duração de cada um fica em torno de 20 a 30 minutos. Mas se o passeio tem a finalidade de fazer o cão se exercitar, o ideal é, pelo menos, um passeio por dia e o tempo de duração vai depender da raça. Algumas, como o Pug, não aguentam longos passeios por causa do seu focinho que atrapalha a respiração quando ele está ofegante.

Dica: Veja como fazer seu cachorro latir menos.dog walkerOutro detalhe que não pode ser deixado de lado é o fato de levar em conta a idade do cão. Os mais velhos fazem suas necessidades mais vezes por dia e o ideal é não ultrapassar o intervalo de 5 horas entre uma saída e outra. Os filhotes também precisam sair mais vezes, pois, ainda possuem uma bexiga pequena e ainda não têm muito controle para prender o xixi por muito tempo.

Quais raças precisam de passeios

Existem duas raças que são mais necessitadas de passeios diários: o Cocker Spaniel e o Labrador. Essas raças possuem um nível elevado de energia e por isso precisam de passeios, ao menos, duas vezes ao dia em horários de clima agradável. Deixar esses cães em apartamentos pequenos e sem nenhum tipo de atividade pode ser desastroso. Provavelmente você vai encontrar vários objetos destruídos quando chegar em casa.dog walkerMas não se engane! Cães que vivem em lugares amplos e aparenta ser muito tranquilo também precisam dos passeios. Essa atividade é também uma forma de socializar com outros cães e outras pessoas. É preciso familiarizar os cães com sons diferentes e ambientes diferentes para que ele não tenha receio de tudo e de todos e se torne até mesmo agressivo.

Antes de adquirir um pet é bom fazer muita pesquisa sobre a raça a ser escolhida. Quem não passa muito tempo em casa ou não curte muitos passeios é melhor um cachorro que tenha um baixo nível de energia. Antes de ter um cão tenha a certeza de que você vai conseguir dar conta do recado. Os cães podem ficar muito tristes se permanecerem apenas em casa e sozinhos por longos períodos.buldogue francêsOs filhotes devem ter caminhadas mais curtas, porém com maior frequência. Os mais idosos não devem se cansar muito com longas caminhadas, mas, precisam se exercitar para manter a boa saúde das articulações. Passeios em terrenos irregulares como os que possuem aclives e declives devem ter menor tempo de durações pois, precisam de maior esforço.

E nos dias de chuva?

Aí a coisa complica realmente. Não dá para fazer passeios na hora da chuva e você pode ficar sem saber o que fazer, pois, o seu cão ainda precisa descontar a energia em algo que não sejam os seus móveis. No caso das saídas para fazer as necessidades básicas o ideal é que o dono ensine desde novo o seu cão a fazer as necessidades em casa no tapete higiênico, no jornal ou no quintal da casa.casalMas, se o motivo dos passeios é apenas para ter uma rotina de exercícios e liberar a energia do cão então o problema pode ser facilmente resolvido com brincadeiras. Deixe sempre alguns brinquedos guardados para que você possa brincar com seu cachorro nas horas vagas do dia. Eles são uma mão na roda quando ocorrem dias de chuva seguidos.

Dicas para ter uma boa caminhada

Sempre leve água para o seu cão e um saquinho plástico para recolher as fezes. Mesmo que o cachorro seja treinado nunca vá para o passeio sem usar uma guia. Os cães possuem instintos próprios de animais e podem agir por impulso indo atrás de um gato, ave ou outro cão. A alimentação deve ser feita, ao menos, uma hora antes do passeio para que ele tenha energia suficiente durante a caminhada.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here