Quando dar banho seco no seu cão? Veja a seguir!

Todos nós sabemos que o banho é essencial para a higiene, saúde e o bem-estar do seu cachorro. Algumas situações podem impedir que o seu cão tome banho, mas felizmente existem algumas alternativas para ele se manter limpo, higienizado e cheiroso.

Dar banho em dias muito frios, por exemplo, é um exemplo em que os banhos secos são uma melhor opção. Mas, afinal, o que são banhos secos? Continue conosco e descubra como essa prática pode ser útil no dia a dia!

Quando dar banho seco no seu cão
Cachorrinho yorkshire enrolado uma toalha depois do banho. Crédito da foto: Freepik

Nos banhos secos, como o próprio nome já diz, não há a necessidade de água, você não precisa molhar o seu cachorro, porque não precisam de enxágue. Você irá utilizar apenas um shampoo de cachorro para esse tipo de banho. Ele irá neutralizar odores e perfumar com suavidade, sem agredir a pele do seu amigo. O shampoo pode ser utilizado em qualquer momento e com mais rapidez e praticidade.

O banho seco pode ser usado caso o cão possua fortes odores ou no intervalo entre os banhos. Ou então em filhotes, idosos e cães doentes, pois evita que o animal se molhe e também a ida ao pet shop.

O banho tradicional ainda é necessário na vida de um cão, porém em excesso pode fazer mal, pois retira a camada de gordura protetora da pele. A alta frequência pode causar até doenças, pois sem essa proteção seu amigo ficará mais suscetível à alergias. Procure sempre um veterinário para saber mais sobre qual a frequência adequada para a raça do seu animal, bem como os melhores produtos.

Quando dar banho seco no seu cão
Cachorrinho preto enrolado em toalha. Crédito da foto: Freepik

Quando dar banho seco no seu cão: Como dar banho seco?

É muito fácil e prático! Antes de tudo, escolha um shampoo de qualidade, com selos e garantia de fabricação, vendo quais as características que mais se adequam ao perfil do seu animal (filhote, adulto ou sênior, pelos claros ou escuro, etc) e depois leia as instruções de rótulo.

Basicamente, você irá colocar a quantidade certa do shampoo a seco no seu amigo, protegendo os olhos, nariz, boca e ouvido dele. Em seguida, esfregue delicadamente ou com o auxílio de uma esponja ou paninho seco.

Se necessário, retire o excesso do produto com outro pano seco. Utilize uma escovinha para cães para finalizar, penteie o pelo do animal para que ele fique sempre bonito e saudável.

A escovação retira os pelos soltos e também mantém a pelagem macia e livre de sujeira. É ótimo para os animais de pelagem longa!

Normalmente, os shampoos para essa finalidade são em spray, mas você também consegue encontrar versões em pó e até líquido. Além de limparem bem, eles deixam seu amigo cheiroso!

Ah! Uma dica: Antes de aplicar o produto por completo, é importante que você faça um teste para saber se o seu cão não irá desenvolver nenhuma alergia ao produto.

Para isso, aplique numa parte pequena do corpo do animal o shampoo e espere 24 horas para ver se ele não teve nenhuma reação. Se estiver tudo ok, você pode usar o produto tranquilamente.

Quando dar banho seco no seu cão
Cachorro border collie usando touca de banho. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Para finalizar, tenha em mente que o banho tradicional com água não pode ser totalmente descartado, já que ele limpa o animal completamente.

Gostou do nosso artigo sobre banho seco? Então compartilhe com seus amigos e fique sempre de olho em nosso site para mais dicas de higiene, saúde e bem-estar para cães.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here