Antes de mais nada, saiba qual é o preço do Akita Americano neste artigo e quais cuidados devemos ter com ele.

O Akita é um cão fiel, protetor e grande companheiro. Seu descendente, o Akita Inu, se originou em 1600 no Japão, quando era utilizado para caçar animais selvagens e também como cães de briga.

Felizmente, em 1910 as brigas foram extintas e eles passaram a ser cães de guarda. Muitos exemplares foram levados aos Estados Unidos, auxiliando na Segunda Guerra Mundial e cruzando com outros cães grandes, como o Pastor Alemão.

Desses cruzamentos, outros cães foram surgindo, o que gerou uma confusão na raça, já que eram parecidos.

Mas hoje em dia, existe o Akita Americano, que é mais robusto e com ossos mais pesados que seu parente, o Inu.

Suas cores também são diferencias, com tons como o branco, preto, vermelho, marrom, cinza e dourado. Já o original se reserva ao branco e amarelo.

 

Preço do Akita Americano
Akita Americano sentado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Mas, afinal, qual é o preço do Akita Americano? Veja abaixo!

Normalmente, o Akita Americano custa a partir de R$ 1.000,00. Porém, o preço de um filhote pode variar e custar até R$6.800,00.

Certifique-se de comprar em canis regularizados, com animais bem-tratados e tutores de confiança e boa índole.

Sabemos que o preço de um filhote pode influenciar na escolha do canil, mas saiba que às vezes o mais barato pode se tornar o mais caro no futuro.

Por isso, saber comprar um filhote irá lhe poupar muito dinheiro e estresse emocional mais para frente, então não deixe se levar apenas pelo calor do momento. Avalie bem antes de tomar sua decisão!

Procure indicações antes e preste atenção em alguns alertas que podem sinalizar que o negócio é duvidoso.

Veja algumas das medidas abaixo para fugir de maus criadores:

Fuja daquele criador que não permite a verificação do local onde os animais vivem

A vida média de um Akita é de 10 a 12 anos. Portanto, você definitivamente deve ter o direito de verificar o local onde vivem os animais e como eles são criados lá.

Certifique-se de pedir ao criador para ir e ver o local onde os filhotes estão e os pais, mesmo se você não estiver planejando fazer isso. Você precisa ver a reação dele.

Se o criador “achar ruim” e se recusar a deixar você ir e ver o local, ele provavelmente está escondendo alguma coisa. Lembre-se, as pessoas não tendem a esconder coisas boas, certo?

Caso veja sinais de maus-tratos, você pode inclusive denunciar para ajudar a acabar com esse problema.

Evite o criador que mantêm os filhotes em um local com falta de higiene

Falta de higiene pode causar problemas de saúde nos cães, já que locais sujos e desarrumados atraem bactérias que podem se espalhar pelo corpo dos filhotes e podem seguir para sua casa com ele.

Não feche negócio caso note um mau temperamento dos pais do filhote

Ter um cão agressivo pode causar muitos problemas! A chance de que os filhotes herdem os temperamentos de seus pais é enorme.

Então você deve se certificar de que seus pais não estão mostrando nenhum sinal de agressividade, medo e padrões de comportamento semelhantes.

Evite o criador que coloca suas matrizes para cruzar ininterruptamente

De acordo com estudos, uma cadela que tem crias frequentemente, sempre vem com filhotes com saúde debilitada. A saúde dos filhotes depende principalmente da saúde da mãe.

Se você sabe que o criador está usando a matriz para muitas ninhadas, é melhor você desfazer o negócio, porque certamente não será uma boa escolha.

E faz mal inclusive para a mãe dos filhotes, que acaba ficando debilitada também.

Preço do Akita Americano
Dois cães da raça Akita Americano sentados em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Quais cuidados devemos ter com ele?

Preço do Akita Americano – Tamanho

Conhecido também como “Grande Cão Japonês”, o Akita Americano é um cão de grande porte muito elegante, medindo entre 61 a 71 centímetros e chegando a pesar 54 quilos quando adulto.

Estes cães são grandes e fortes, sua personalidade é ágil, inteligente e muito leal ao dono, por isso estão dispostos a defendê-lo com a própria vida se necessário.

Apesar de seu grande porte, este cão é considerado calmo e reservado, além de silencioso, já que não late muito.

Preço do Akita Americano – Treinamento

O Akita é sociável com os amigos da família, mas não muito com outros cães e animais, especialmente se eles forem do mesmo sexo, já que ele é um cão territorial e dominante, que pode se sentir ameaçado na presença de outros peludinhos. 

Por isso, devido a sua forte personalidade, este cão precisa ser adestrado desde filhote, sobretudo para evitar que ele descubra sua própria força.

Essa raça tende a ser teimosa e disputar com os donos quem pode mais, por isso é indicada para tutores mais firmes.

Contratar um adestrador pode ser uma boa alternativa também.

Apesar desse cão ter sido usado para lutas no passado, saiba que ele não é agressivo, então caso tenha um, com certeza poderá sentir o seu amor, sua amizade e sua grande lealdade.

No entanto, é bom lembrar que as fêmeas são menos territorialistas e mais fáceis de serem educadas que os machos, que são mais territorialistas.

Observação: Especialistas alertam que, caso este seja seu primeiro cão de estimação, talvez o Akita não seja a melhor opção, já que os cães desta raça precisam de um dono experiente com uma mão forte.

Preço do Akita Americano – Brinquedos

Como gosta de morder, o Akita precisa de vários brinquedos para manter-se entretido! Lembre-se de comprar brinquedos resistentes.

Por isso, sempre deixe a disposição brinquedos de diferentes formas, materiais, texturas e cores para que eles possam brincar sem se entediar. Brinquedos que emitem sons também são bem legais!

Dica: Quanto mais estimulado o filhote for, menos ele destruirá a sua casa! E quanto mais energia ele gastar (respeitando seus limites, é claro) mais tempo ele vai dormir.

Além disso, brincar faz muito bem para a saúde mental e física do seu pet, pois além de estimulá-lo, deixa ele mais feliz, tranquilo e sociável.

Exercícios

Essa raça tem muita energia, por isso será preciso gastá-la! Certifique-se de que ele tenha uma rotina de exercícios, que devem ser diários para que ele não fique estressado e se exercite bastante!

Por isso, este cão é indicado para casas grandes e com bastante espaço.

Além disso, ter um cão com tanta energia é uma ótima oportunidade para que o tutor também se exercite, mantendo a saúde do dono e do cão em bom estado, fazendo constantemente passeios e caminhadas.

Quando o clima esfria, ele pode até ter mais energia e ficar horas brincando no quintal. Mas não se assuste, ele está acostumado à brincar na neve, então o frio não o incomoda.

Preço do Akita Americano – Pelos

Com duas camadas densas de pelo, essa raça suporta temperaturas baixíssimas, inclusive em regiões onde tem neve e é muito frio durante todo o inverno.

Mas manter essa majestosa pelagem exige alguns cuidados, como escovar o pelo e utilizar bons produtos.

O pelo deve ser escovado entre uma a duas vezes na semana, para eliminar nós e pelos soltos.

Preço do Akita Americano
Filhote de Akita Americano sentado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Preço do Akita Americano – Banhos

O Akita, tanto o Inu quanto o Americano, não exige muita preocupação no quesito banho, pois são cachorros bem limpos e que se higienizam como um gato. Isto é, o dono vai ver ele se lambendo constantemente!

Mas, assim como todo pet, a higiene é essencial. Um banho mensal é indicado e mais do que suficiente.

Caso o clima esteja favorável, o dono pode ele mesmo dar banho no cão ao ar livre, usando uma mangueira em seu jardim ou terraço.

Uma segunda opção é ir a um pet shop de confiança.

Preço do Akita Americano – Dentes e unhas

É bom que o tutor acostume o filhote desde pequeno a escovar os dentes, já que a longo prazo esta simples atitude irá fazer com que ele fique com a saúde muito melhor e será muito menos propenso a sofrer de doença periodontal, que pode ter sérias consequências, como patologias renais, cardíacas e hepáticas.

Portanto, é recomendável escovar seus dentes a cada semana.

E cortar suas unhas também, quando as mesmas estiverem muito grandes para evitar que ele se machuque.

Preço do Akita Americano – Saúde

O Akita Americano é um cão forte e saudável, então ele não tende a ter sérios problemas de saúde.

Porém alguns dos problemas mais comuns entre os cães dessa raça são: atrofia progressiva da retina, síndrome gastrointestinal, rompimento de ligações, mielopatia degenerativa, colite, lúpus, tireoidite.

É essencial que o tutor siga meticulosamente o cronograma de vacinação do seu cão, pois esta é uma medida muito eficaz na prevenção de certas doenças infecciosas.

Preço do Akita Americano
Akita Americano em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Preço do Akita Americano – Alimentação

A alimentação é um fator determinante em relação ao estado de saúde e aparência do seu cão, por isso uma boa dieta irá ajudá-lo a alcançar sua vida média, que é entre 10 e 12 anos, como vimos acima.

Por isso, alimente-o com uma ração de alta qualidade. Sabemos que a ração para cães de grande porte pode custar caro, mas isso é algo que você deve assumir no momento em que decidir ter um. Por isso, coloque esse gasto no papel antes!

Veja com seu veterinário qual a melhor ração e vá testando algumas opções até perceber qual é a melhor para o seu cão. Escolha uma que seja premium ou super premium, considerando também a idade do seu animal.

Existem também alimentos naturais, como frango, carne e também frutas, como maçãs, peras, bananas, entre outras. Veja também outras opções de legumes e verduras.

Você não pode superalimentar o cão para que ele não fique com problemas de sobrepeso, ok?

Agora, se você já decidiu que quer ter um Akita Americano, mas não sabe que nome dar para ele, então veja nossa lista com os melhores nomes para Akitas. São várias opções para que você escolha o que mais combina com o seu amigo!

Agora que você já sabe como cuidar do seu cão da raça Akita Americano, veja também outros artigos relacionados que separamos para você:

 

 

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here