Os nossos amigos caninos podem ter manias bem interessantes e, na maioria das vezes, divertidas. Quem já não caiu na gargalhada quando o seu cachorro de estimação, do nada, começou a correr em círculos tentando alcançar o rabo? Esse é um comportamento muito comum em cães, mas você já se perguntou porque ele acontece? Fique atento ao e esse tipo de comportamento porque os cães não fazem nada sem um motivo específico.

Porque os cães correm atrás do rabo

Possíveis Causas

Segundo os veterinários e pesquisadores do assunto, existem não apenas um, mas sim, vários fatores que podem levar o cão a ter esse tipo de comportamento. Veja alguns desses fatores:

  • pulgas ou carrapatos costumam ficar na região do rabo, pois é mais difícil que sejam encontrados lá;

  • o cão pode estar sentindo algum tipo de dor ou desconforto na região do ânus ou do rabo e por isso tenta alcançá-lo;

  • se eles perceberem que conseguem chamar a atenção do dono com esse tipo de comportamento, os cães podem se utilizar dessa estratégia;

  • cães que ficam muito tempo parados, não brincam e ficam entediados podem correr atrás do rabo como forma de gastar a energia acumulada;

  • cães com instinto de caça também podem desenvolver tal comportamento;

Alguns cães com problemas cognitivos ou até mesmo estressados podem ter esse comportamento e de maneira muito frequente. Alguns chegam até a mutilar e morder o próprio rabo. O dono deve levar o animal imediatamente ao veterinário para que ele seja examinado e que todas as ações cabíveis para evitar que isso aconteça novamente, devem ser tomadas.

Sugestões para solucionar o problema

A primeira coisa que você deve fazer é observar como anda a sua relação com o seu amigo. Você brinca com ele? Faz passeios com ele todos os dias? Cães precisam desse contato e sentem muita necessidade em gastar energia, principalmente brincando. Se realmente não há como tirar alguns minutos do dia para brincar com ele, você pode se beneficiar comprando alguns brinquedos, em especial, os chamados Brinquedos Inteligentes.

Porque os cães correm atrás do rabo

A ideia desse tipo de brinquedo é a seguinte: quanto mais o cão brinca com o objeto, mais ele é recompensado. E qual a melhor forma de recompensa para um cão além do carinho e afago do seu dono? Acertou na mosca quem respondeu COMIDA! Esses brinquedos são fabricados com pequenos orifícios para que neles seja colocado ração ou até mesmo pedaços de bifes ou petiscos. Quanto mais o objeto é movimento, mais alimento cai dele e assim, o cão vai querer brincar o tempo todo atrás de mais comida.

Porque os cães correm atrás do rabo

Se ainda assim o seu problema não foi resolvido, o melhor a se fazer é procurar um veterinário de confiança para tentar investigar a causa do cão correr tanto atrás do rabo. Se o problema for psicológico, existem vários tipos de tratamento que podem ajudar o seu cachorro a ter uma vida normal de novo como o consumo de medicamentos florais. O adestramento também pode ser uma ótima opção, além de fazer com que o seu amigo tenha uma tarefa para realizar todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here