Pinscher Alemão

Essa raça é bastante incomum, mas muito amada por todos. Ele possui origem alemã e é muito utilizado como um cão de guarda hoje em dia. Também pode ser utilizado como um excelente cão de companhia, pois é muito amável e alegre. Por pouco não foi extinto depois da Segunda Guerra Mundial. Possui grande facilidade de adaptação, é fácil de ser adestrado e excelente com crianças.  

Informações sobre o Pinscher Alemão

  • Raça: Pinscher
  • Nome de origem: Deutscher Pinscher
  • Origem: Alemanhã
  • Porte: médio
  • Grupo: 2
  • Finalidade: cão de guarda
  • Facilidade de adestramento: alta
  • Pelagem: brilhosa, lisa e curta
  • Cores: ruivo, cervo, marrom avermelhado ou preto brilhante com marcas de marrom avermelhado
  • Altura: 45 até 50 cm
  • Peso ideal: 13 a 18 kg
  • Olhos: escuros e ovais
  • Cachorro para apartamento: não
  • Cachorros para crianças: Sim
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos.
  • Qualidades principais: ágil e atento
  • Personalidade: possessivo e autoconfiante.
  • Gosto por brincadeiras: Sim
  • Amigável com outros cachorros: pouco
  • Amigável com outros animais de estimação: pouco
  • Amigável com estranhos: médio
  • Preço do Pinscher Alemão: em média R$ 500,00

Curiosidades sobre o Pinscher Alemão

Confira algumas curiosidades sobre o Pinscher Alemão:

  • Ao contrário da crença popular, esta raça é anterior ao Doberman, que foi desenvolvido por volta dos anos 60.
  • Pinschers foram originalmente criados para a captura de ratos. Assim, alguns especialistas acreditam que o nome ‘Pinscher’ vem do inglês ‘pincher’ ou ‘pincer’, uma referência à sua incansável capacidade de capturar ratos e outros roedores.

Origem da raça Pinscher Alemão

Ao contrário do que se pensa, o pinscher alemão não surgiu a partir do doberman e nem do pinscher miniatura. Aliás, estes surgiram a partir daqueles. Ainda não se tem um marco certo de quando e a partir de que raça ou mistura de raças esse cãozinho surgiu. A única pista que se tem até hoje é uma pintura do final do século XVIII que retrata essa raça.

Ela só começou a fazer parte do cotidiano francês a partir do ano de 1556, pois os franceses ainda preferiam o Doberman e o Schnauzer. O pinscher alemão só foi citado pela primeira vez  em 1880 no livro das origens alemãs. Graças a Werner Jung é um grande defensor da raça, que conseguiu recuperar a linhagem com muito esforço e dedicação. Apenas em 1879 o Kennel Club Alemão reconheceu a raça e a Inglaterra só listou as principais característica desse cão em 1988.

Características do Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão nasceu originalmente na mesma ninhada que o Schnauzer Standard, por isso era originalmente conhecido como Pinscher de Cabelos Lisos.

O Pinscher Alemão é um cão de porte médio e musculoso. Assim, sua altura varia de 43 a 50 centímetros, tanto para machos, quanto para fêmeas. Eles geralmente pesam entre 11 a 20 quilos.

A expectativa de vida de um Pinscher Alemão é de 12 a 14 anos.

Corpo do Pinscher Alemão

De modo geral, a raça possui uma constituição quadrada, ou seja, sua altura e seu comprimento são praticamente iguais. Ainda, em conformidade com sua personalidade forte, seu porte é orgulhoso e muito elegante.

O seu corpo musculoso da raça é também um reflexo da sua força e resistência, em evidência, principalmente, quando esse pet realiza atividades físicas.

A zona traseira do seu lombo cai levemente para baixo e suas orelhas são triangulares. Além disso, é importante ressaltar que muitos donos realizam o corte das orelhas do Pinscher Alemão, mas isso é proibido.

Orelhas do Pinscher Alemão

Entretanto, as orelhas da raça estão inseridas no topo da cabeça, em decorrência da forma alargada do crânio dessa raça. Ainda, as orelhas se encontram dobradas para a frente, de tal forma que as extremidades internas quase tocam o rosto do animal.

Em consequência da magreza que é normal da raça, o Pinscher Alemão pode desenvolver feridas na área das orelhas, já que são bastante delicadas.

Faro

Como o Pinscher Alemão foi desenvolvido como um cão de caça, assim seu faro é bastante aguçado, tanto na terra quanto na água.

Olhos

Os olhos do Pinscher Alemão são escuros, com formato oval e suas pálpebras são pretas.

É um cão visivelmente elegante, de porte médio, pelagem curta de cor que pode variar. Asim, o Pinscher Alemão pode apresentar as seguintes cores:

  • Marrom avermelhado
  • Ruivo
  • Cervo
  • Preto brilhante com manchas de marrom avermelhado

Temperamento e personalidade

Apesar do seu tamanho, cães da raça Pinscher Alemão possuem um temperamento forte, por isso são corajosos, ousados, curiosos e muito apegados aos seus donos. Está no DNA dessa raça não se deixar intimidar, sendo então um ótimo guardião, sempre atento para avisar sobre a presença de estranhos.

O Pinscher Alemão é carinhoso, brincalhão e se dá bem de modo geral com crianças. Entretanto, pode estranhar pessoas. Porém, de modo geral a raça é tenaz, corajosa e animada. Além disso está sempre cuidando da propriedade de seu dono, independentemente de ter sido treinado para isso.

Mas o Pinscher possui um temperamento muito possessivo e não gosta de dividir o seu dono com outros animais.

Inteligência e Obediência do Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão é uma raça altamente inteligente e que aprende rápido. Entretanto, como essa raça pode desenvolver uma forte independência, é melhor começar o treinamento o mais cedo possível.

Também, você deve planejar o uso de métodos de treinamento com reforço positivo e manter uma mão firme e consistente no treinamento durante toda a vida do seu cão. Assim, como esses cães são inteligentes e esforçados, eles geralmente se saem bem em esportes de cães, que são uma ótima fonte de exercício e estímulo mental para o seu pet.

Convivência do Pinscher Alemão

Toda a energia do Pinscher Alemão proporciona uma ótima convivência com o seu dono. Entretanto, quando não é correspondido ou não recebe atenção, esta raça pode ficar desanimada e irritada. Portanto, é muito importante que você dedique um tempo do seu dia para dar atenção e brincar com seu pet.

O Pinscher Alemão é muito fiel e defende o seu dono até o último suspiro. Diferente do seu parente, o pinscher miniatura, o pinscher alemão não late por qualquer motivo e está sempre muito atento com sua audição bastante apurada. Ele age por instinto, portanto é melhor que um estranho não o provoque. Conforme citamos acima o Pinscher Alemão é uma raça que ama muito o seu dono e gosta da sua companhia. Portanto, essa é uma raça que gosta de colo.

O Pinscher Alemão requer espaço?

O Pinscher Alemão não é uma raça que gosta de ficar isolada, na verdade, ele gosta de ficar próximo a sua família e com acesso a um grande quintal, devidamente cercado. Pinschers são muito amorosos com seus donos, por isso, insistem em acompanhá-los até na hora de dormir.

Assim, a raça pode viver em apartamento, mas o dono deve-se certificar de exercitar o seu pet de forma suficiente e adequada a fim de evitar o desenvolvimento de ansiedade.

O Pinscher Alemão late muito?

Sua tendência a latir é moderada, pois, faz isso mais como uma advertência para os moradores de casa. Entretanto, caso você veja que seu Pinscher Alemão está latindo muito, algumas advertências devem bastar para educá-lo a não fazer isso.

O Pinscher Alemão é destruidor?

O Pinscher Alemão não é uma raça que se revolta sem motivo. Mas, se este tipo de comportamento vir à tona, a culpa disso está no tratamento e educação que está sendo dado a ele. Isso acontece, pois, como o senso de lealdade do Pinscher Alemão é  grande,  ele pode sofrer de ansiedade quando não receber a devida atenção.

O Pinscher Alemão é agitado?

Sim e possui um porte atlético que favorece isso. Assim, ele pode correr por todos os lados rapidamente, sempre em busca de algo ou do seu dono.

Convivência do Pinscher alemão com crianças, estranhos e animais

Não se engane com a sua aparência de durão. Ele tem esse porte imponente de cão de guarda, mas é bastante dócil e excelente para brincadeiras com crianças.

O Pinscher Alemão geralmente se dá bem com as crianças, se ele for educado desde cedo a conviver com elas. Mas por causa da sua natureza assertiva, ele se dá melhor com crianças mais velhas. Mas sempre ensine as crianças a não aborrecer o Pinscher Alemão, para evitar estressá-lo.

O mesmo vale para alguns tipos de animais de estimação, principalmente os pequenos, como roedores. Assim, o Pinscher Alemão deve ser acostumado desde filhotes a presença deles para evitar possíveis ataques.

Manutenção e higiene do Pinscher Alemão

Como o Pinscher Alemão possui pelos curtos, os cuidados com a sua higiene são bastante básicos. Assim, escovar o pelo menos uma vez por semana, ajuda a remover pelos mortos.

Banho

Com relação a banhos, o Pinscher Alemão não possui grandes necessidades, sendo indicado 1 a 2 banhos por mês. Entretanto, limpezas periódicas podem ser feitas com um pano úmido para ajudar a manter o seu pet sempre limpinho.

Assim, a não indicação de muitos banhos se deve pelo fato de que o excesso de banho pode ressecar a pele do pet e trazer problemas na sua pele.

Unhas

As unhas do Pinscher Alemão devem ser aparadas de 1 a 2 por mês para evitar incômodos no seu pet. Assim, quando você ouvir as unhas “clicando” no chão, é um sinal de que estão muito longas e é hora de cortar.

Orelhas

As orelhas do seu pet precisam ser verificadas semanalmente a fim de verificar se não apresenta vermelhidão ou mal cheiro que são sinais de infecção.

Dentes

Os dentes do Pinscher Alemão devem ser escovados de 2 a 3 por semana a fim de evitar o acúmulo e de bactérias.

Nível de exercício do Pinscher Alemão

Como raça caçadora, o Pinscher Alemão tem necessidades relativamente altas de exercício. Assim, estes cães são muito ativos e exigem uma longa caminhada diária ou uma corrida rápida para atender às suas necessidades mínimas de exercício. Também, esta raça gosta de ter um quintal cercado, pois, assim poderá correr livremente.

O UK Kennel Club recomenda até 30 minutos por dia de exercícios, no entanto, filhotes são mais ativos, assim podem exigir mais atenção do seu dono com relação a isso.

É um cachorro bastante ativo, portanto é necessário muito exercício físico, muitas brincadeiras e um grande espaço livre para que ele possa brincar.

Alimentação do Pinscher Alemão

A dieta do seu Pinscher Alemão precisa ter o equilíbrio certo de todos os principais nutrientes, assim como, um fornecimento constante de água. Aliás, é importante realizar pontuações regulares de condição corporal para garantir que seu cão mantenha sempre uma forma ideal e lembre-se de alimentá-lo pelo menos duas vezes ao dia em refeições iguais.

Reprodução do Pinscher Alemão

A reprodução da raça deve ser realizada apenas com matrizes saudáveis a fim de evitar que possíveis doenças hereditárias passem para os filhotes.

Filhotes do Pinscher Alemão

O tamanho médio de uma ninhada de Pinscher Alemão é de 6 a 8 filhotes. Entretanto, como essa raça apresenta um forte instinto protetor, é preciso que a socialização e o adestramento comece desde cedo para evitar que os filhotes se tornem dominantes demais ou distantes quando crescerem.

Saúde do Pinscher Alemão

A raça geralmente é saudável, mas como todas as raças, eles são propensos a certos problemas de saúde. Nem todos os Pinschers alemães sofrem de uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas caso você esteja considerando essa raça.

Assim, se você está pensando em comprar um filhote, encontre um bom criador que lhe mostre as condições de saúde de ambos os pais. Saiba que, as liberações de saúde provam que um cão foi testado e eliminado, assim, de uma condição específica.

Nessa raça, você deve esperar doenças como: displasia da anca, displasia do cotovelo, hipotireoidismo e doença de von Willebrand (doença hemorrágica), por exemplo.

Problemas de saúde mais comum

Alguns dos problemas de saúde mais comum que o Pinscher Alemão sofre são:

  • Displasia da Anca: Um problema de saúde hereditária na qual o fêmur não se encaixa perfeitamente na articulação da anca. Alguns cães mostram dor e claudicação em uma ou nas duas pernas traseiras, mas outros não apresentam sinais externos de desconforto. Por isso que, a triagem com raios X é a maneira mais segura de diagnosticar o problema. Entretanto, a artrite pode se desenvolver à medida que o cão envelhece.
  • Catarata: A catarata causa opacidade na lente do olho, resultando em uma visão deficiente. Assim, o(s) olho (s) do cão terão uma aparência nublada. A catarata geralmente ocorre na velhice e às vezes pode ser removida cirurgicamente para melhorar a visão.
  • Doença de Von Willebrand: Encontrada tanto em cães como em humanos, esta é uma doença do sangue que afeta o processo de coagulação. Assim, um cão afetado terá sintomas como hemorragias nasais, sangramento nas gengivas, sangramento prolongado da cirurgia, sangramento prolongado durante ciclos de calor ou após parto, e ocasionalmente sangue nas fezes. Mas, esse distúrbio geralmente é diagnosticado entre três a cinco anos de idade e não pode ser curado.

Exames de saúde

Conforme você viu acima o Pinscher Alemão mesmo tendo uma saúde de ferro pode sofrer de alguns problemas de saúde. Por isso, de acordo com o National Breed Club, os testes de saúde recomendados para a raça são:

  • Avaliação do Quadril
  • Avaliação oftalmologista
  • Teste de DNA da doença de von Willebrand
  • Exame Cardíaco

Fotos do Pinscher Alemão

Pinscher Alemão

Pinscher Alemão

Pinscher Alemão Pinscher Alemão Pinscher Alemão

Separei mais esses conteúdos para você:

7 COMENTÁRIOS

  1. Estou interessado num pinscher alemão macho. Gostaria que me ajudassem a encontrá-lo, no Grande Rio de Janeiro Ou Niterói. Grato.

  2. Até o momento não vi resposta às perguntas anteriores mas, acredito que alguém possa ajudar! Alguém no Brasil cria Pinscher Alemão??? Qual o telefone para contato? Meu contato: 51 98410-9888

  3. Boa noite. Tenho uma pinscher miniatura e um pinscher alemão. Amo de paixão. Fazem companhia são amigáveis são nossos bebês.

  4. Adotei um caozinho achando que era vira lata e era um pincher alemao.
    A energia dele nao acaba nunca.
    Mas é carinhoso e leal demais.
    Amo minha ferinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here