Você sabe por que é tão importante passear com o cachorro? Vamos te ajudar a entender melhor!

Agora com a pandemia, nós passamos pela experiência de ficar em casa isolados, por longos períodos de tempo ou mesmo sem sair para nada.

E, com certeza, muitos de nós testemunhamos, na pele, como é difícil ficar muito tempo em casa e que isso pode nos gerar ansiedade, tristeza, tédio ou até mesmo depressão.

E por que seria diferente com os animais? Assim como nós, os animais também são seres sencientes. Isto é, capazes de sentir emoções.

Então, eles também precisam sair de vez em quando de casa para passear um pouquinho, respirar novos ares e se divertir. Esse simples gesto de cuidado com o seu amiguinho fará com ele gaste energia e fique muito feliz.

Por que é tão importante passear com o cachorro?
Mulher andando com seu cachorro no parque. Crédito da foto: Freepik

Além disso, aquele cachorro que fica em casa o tempo inteiro e nunca sai para passear, acaba não tendo a oportunidade de gastar energia, o que vai acumulando e pode lhe causar ansiedade… Assim, ele pode acabar se tornando um destruidor.

Há pessoas que acreditem que, por terem uma casa grande com quintal, não há a necessidade de passear com o cachorro. Ou ainda aqueles donos que acreditem que seus cães, por serem de porte pequeno e morarem em apartamento, também não precisem sair e que os brinquedinhos em casa já sejam suficientes.

Porém, isso não é verdade! Passear com o cachorro é um exercício físico e mental tanto para o animal quanto para você e contribui para que o cão desenvolva várias habilidades motoras e psíquicas necessárias para um bom relacionamento entre ele, você e a sociedade. É bom para ele se familiarizar com o mundo exterior, com outros animais e pessoas e se torne mais sociável.

Por que é tão importante passear com o cachorro
Mulher brincando com seu cachorro no parque. Crédito da foto: Freepik

O ideal é que você leve ele para passeios diários por pelo menos 15 minutos. Mas quais são os reais benefícios? Vamos ver abaixo!

Benefícios de passear com o cachorro

Passear com o cachorro: Acalma

Imagine que seu cachorro é igual uma criança: cheio de energia para gastar! As crianças não gostam de brincar? Então, com os cães é a mesma coisa! Se sobre duas pernas já temos energia suficiente e necessitamos gastá-la, imagine sobre quatro patas!

Eles adoram brincar, pular, correr, morder… Resumindo, eles têm energia de sobra, que se renova rapidamente! Por isso, uma caminhada ou corridinha fazem com que esse pequeno atleta acalme os ânimos, gaste essa energia toda e fique mais tranquilo e feliz.

Passear com o cachorro: Socializa

Um cão que sai com mais frequência, tende a se tornar mais sociável e menos agressivo, passear com o cachorro ajuda ele aprender duas coisas fundamentais da vida em sociedade: paciência e amizade.

Pense bem: seu cãozinho é aquele que sai correndo desesperado na rua e, consecutivamente, te leva junto? Ou ele é o tipo antissocial, que late para tudo e todos?

Por isso, você deve ensiná-lo a se controlar e a ter de fato paciência quando estiverem andando pela rua. Do contrário, será ele quem irá te levar para passear, derrubando tudo e todos pela frente. Ensinar o cão a respeitar o espaço do outro faz um tremendo bem ao espaço dele mesmo, porque assim seus limites ficam mais definidos e conhecidos.

Por que é tão importante passear com o cachorro
Menina passeando com seu cachorro no parque. Crédito da foto: Freepik

Passear com o cachorro traz mais saúde

O cão é um animal social e com instintos, que vê o mundo através do olfato. Assim, sair à rua significa ter acesso a um mundo de cheiros que irá estimulá-lo mentalmente, evitando, assim, o tédio de uma vida confinada entre quatro paredes.

Tente se imaginar em casa, sem qualquer oportunidade de ir ao shopping, restaurantes, cinema, parques. Pois é, os cães também preferem uma vida mais interessante e com acesso ao mundo lá fora. Além disso, faz parte da natureza deles andar, cheirar, explorar o mundo, e ver outros cachorros e pessoas.

Passeios diários trazem mais qualidade de vida não só para o cão, como para nós também! Sabemos que exercício físico emagrece, estabiliza o sono e promove a saúde muscular. Mas mais do que isso, se exercitar deixa melhor uma série de aspectos químico e hormonais no organismo, como um intestino regulado ou uma estrutura corporal mais resistente. Só traz benefícios ao corpo e a mente!

Resumindo: passear com o cachorro é tudo de bom! 

Por que é tão importante passear com o cachorro
Dois cachorros brincam em uma praça. Crédito da foto: Freepik

Como passear com seu cão

Antes de passear com o cachorro. em primeiro lugar, coloque a coleira e certifique-se de que ela esteja ajustada corretamente. Se prepare física e mentalmente para esse passeio: coloque roupas confortáveis, leve sacolinha e água para ambos e certifique-se de que está tudo pronto!

Alguns cachorros podem puxar demais a guia durante a atividade, o que pode exigir treinos de disciplina e até mesmo o contato com um adestrador.

Ah! Veja se nesse período não está muito quente para passear com cachorro. O chão não pode estar com a temperatura muita alta, porque senão pode queimar as patinhas deles. Coloque a mão ou o pé no chão para medir a temperatura. Se estiver muito quente para você, estará para ele também! E de preferência, caminhe pela sombra sempre que possível.

Não tenho tempo! E agora?

Se você é muito ocupado, trabalha demais e não tem tempo para passear com o cachorro, você pode optar por contratar um dog walker de confiança. Existem sites especializados nesse tipo de serviço e você pode marcar uma entrevista prévia com a pessoa, assim como recomendações e avaliações. Peça para que ele mande fotos ou vídeos também.

Dog walker é uma atividade que ficou famosa nos Estados Unidos e na Europa e se popularizou aqui. São os passeadores de cães, pessoas que podem ser contratadas de maneira avulsa, por planos semanais, mensais ou até anuais. A melhor parte é que a duração dos passeios pode ser ajustada de acordo com a necessidade do cachorro.

Por fim, quanto mais frequentes forem as caminhadas, menos ansioso o cão vai ficar quando descobrir que é hora do passeio.

Se você gostou desse artigo e ele foi útil para você, compartilhe com outros amigos que também possam gostar! E fique sempre de olho no Web Cachorros para mais dicas de saúde e bem-estar para cães.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here