Neste artigo, vamos ver qual a origem e história do Dachshund, conhecido como “Salsichinha” pelos brasileiros.
O Dachshund chama a atenção por onde passa, já que tem um formato bem diferente de corpo e orelhinhas compridas, além de um caminhar hiperativo e muito carisma. Ele também é dono de uma personalidade muito especial.
Mas da onde surgiu o famoso Salsichinha? A seguir, saiba tudo sobre essa raça de cachorro extremamente adorável e se apaixone!
Origem e história do Dachshund
Estes famosos cães tiveram origem na Alemanha, mais precisamente no século XVI. Sabemos disso porque os primeiros relatos sobre cães baixinhos são desta época.
Nas escritas, os Dachshunds são descritos como cães com um enorme talento para escavar e encontrar presas.
Esse talento para escavar é o significado de seu nome, já Dachshound significa “cão escavador” em alemão, sendo a junção de dois termos alemães: “Dachs” e “Hund”.
Desde sua origem há muitos anos, os Dachshunds foram usados na caça de pequenos animais, como texugos, ratos, coelhos, raposas e outros mamíferos.
Segundo alguns especialistas, os primeiros exemplares desta raça possuíam pelos lisos e curtos, resultado de cruzamentos com o Pointer Francês e o Pinscher.
Já os exemplares de pelo longo teriam nascido alguns anos depois, após alguns cruzamentos entre os salsichas de pelo curto, cães da família Spaniel e cães de caça conhecidos como Stoberhund Alemão.
Já os cães de pelo duro só começaram a ser registrados anos mais tarde, durante o século XVIII. No entanto, não se sabe muito bem quais raças foram utilizadas para conseguir esta variedade.
Por fim, nasceram os últimos exemplares de Dachshund, que surgiram apenas em meados do século XIX.
Continuando a história desta raça, já no século XX os criadores desta raça passaram a realizar cruzamentos rigorosos para estabelecer um padrão na raça que fosse mais atrativo esteticamente, além de melhor definido para cada variedade de Dachshund.
Foi nesta época que foram utilizadas algumas outras raças, como o Pinscher miniatura, o Papillon e o Schnauzer miniatura.
Assim como várias outras raças, durante a Segunda Guerra Mundial essa raça quase foi extinta.
Porém, para a nossa felicidade, estes bravos cãezinhos foram resistentes e sobreviveram à esta época tão sombria.
Deste modo, os criadores conseguiram restabelecer sua população rapidamente e, já na década de 60, os queridos salsichas viraram febre entre a população e fizeram um enorme sucesso como cães de companhia e também nas passarelas de exposições caninas.
A raça ainda é usada para a caça, principalmente na Europa, porém na América do Norte eles geralmente são animais de estimação para a família (e aqui no Brasil também!).
Isso se dá devido ao seu porte pequeno, que faz com que ele adapte bem em locais menores, como apartamentos e casas com quintais pequenos.
Apesar disso, saiba que ele é bastante bagunceiro e enérgico, podendo incomodar alguns vizinhos com seu forte latido.
No Brasil, ele ganhou popularidade no início da década de 90, graças a uma série de propagandas feitas pelo empresa Cofap, vendedora de suspensão de automóveis.
Nos comercias da marca, que foram ao ar entre 1989 e 1993, aparecia um cãozinho dessa raça que atuava em vários momentos.
O apelo emocional usado nos comerciais deu certo e conquistou milhares de brasileiros, que passaram a ter um exemplar da raça em seus lares. Por isso, nessa época o Dachshund ficou também conhecido como cachorro Cofap.
De fato, o Dachshund é uma das raças mais populares do AKC (American Kennel Club).
Hoje em dia, os Dachshunds se mantêm firmes e fortes como uma das raças mais adoradas em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Eles são conhecidos por sua energia, já que são muito brincalhões e agitados, e também por sua esperteza, coragem e dedicação ao dono. Para este cão, tamanho definitivamente não é documento!
Agora que você já conhece mais sobre a origem e história do Dachshund, que tal ver alguns nomes fofos para a raça?
Separamos uma lista com os melhores nomes para cães fêmeas ou machos. Confira abaixo e escolha o que mais combina com o seu salsichinha!
Origem e história do Dachshund – 30 nomes fofos para Dachshund fêmea:
- Luna
- Flor
- Frufru
- Sol
- Belinha
- Rebeca
- Minnie
- Lola
- Jadi
- Mel
- Hanna
- Beth
- Poly
- Lucy
- Jujuba
- Amora
- Cacau
- Pipoca
- Wendy
- Cindy
- Princesa
- Agatha
- Glória
- Lilo
- Angel
- Luz
- Kelly
- Sandy
- Adele
- Frida
Origem e história do Dachshund – Nomes para Dachshund macho:
- Fred
- Beto
- Charlie
- Caio
- Raul
- Nick
- Zeca
- Troy
- Jack
- Will
- Chris
- Max
- Totó
- Boy
- Miguel
- Hank
- Tom
- Vicente
- Rony
- Bruno
- Martin
- Bob
- Lucas
- Leo
- Harry
- Denis
- Brad
- Ken
- Mike
- Caju
Independente da forma que você for chamar seu Dachshund, saiba que o salsichinha será um animal que irá te trazer muito amor e carinho!