Neste artigo, vamos ver qual a origem e história do Dachshund, conhecido como “Salsichinha” pelos brasileiros.

O Dachshund chama a atenção por onde passa, já que tem um formato bem diferente de corpo e orelhinhas compridas, além de um caminhar hiperativo e muito carisma. Ele também é dono de uma personalidade muito especial.

Mas da onde surgiu o famoso Salsichinha? A seguir, saiba tudo sobre essa raça de cachorro extremamente adorável e se apaixone!

Origem e história do Dachshund
Cão da raça Dachshund de cor marrom, em pé em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Origem e história do Dachshund

Estes famosos cães tiveram origem na Alemanha, mais precisamente no século XVI. Sabemos disso porque os primeiros relatos sobre cães baixinhos são desta época.

Nas escritas, os Dachshunds são descritos como cães com um enorme talento para escavar e encontrar presas.

Esse talento para escavar é o significado de seu nome, já Dachshound significa “cão escavador” em alemão, sendo a junção de dois termos alemães: “Dachs” e “Hund”.

Desde sua origem há muitos anos, os Dachshunds foram usados na caça de pequenos animais, como texugos, ratos, coelhos, raposas e outros mamíferos.

Segundo alguns especialistas, os primeiros exemplares desta raça possuíam pelos lisos e curtos, resultado de cruzamentos com o Pointer Francês e o Pinscher.

Já os exemplares de pelo longo teriam nascido alguns anos depois, após alguns cruzamentos entre os salsichas de pelo curto, cães da família Spaniel e cães de caça conhecidos como Stoberhund Alemão.

Já os cães de pelo duro só começaram a ser registrados anos mais tarde, durante o século XVIII. No entanto, não se sabe muito bem quais raças foram utilizadas para conseguir esta variedade.

Por fim, nasceram os últimos exemplares de Dachshund, que surgiram apenas em meados do século XIX.

Continuando a história desta raça, já no século XX os criadores desta raça passaram a realizar cruzamentos rigorosos para estabelecer um padrão na raça que fosse mais atrativo esteticamente, além de melhor definido para cada variedade de Dachshund.

Foi nesta época que foram utilizadas algumas outras raças, como o Pinscher miniatura, o Papillon e o Schnauzer miniatura.

Condição Física da raça Dachshund
Cachorro com sua dona na grama – Foto:Freepik

Assim como várias outras raças, durante a Segunda Guerra Mundial essa raça quase foi extinta.

Porém, para a nossa felicidade, estes bravos cãezinhos foram resistentes e sobreviveram à esta época tão sombria.

Deste modo, os criadores conseguiram restabelecer sua população rapidamente e, já na década de 60, os queridos salsichas viraram febre entre a população e fizeram um enorme sucesso como cães de companhia e também nas passarelas de exposições caninas.

A raça ainda é usada para a caça, principalmente na Europa, porém na América do Norte eles geralmente são animais de estimação para a família (e aqui no Brasil também!).

Isso se dá devido ao seu porte pequeno, que faz com que ele adapte bem em locais menores, como apartamentos e casas com quintais pequenos.

Apesar disso, saiba que ele é bastante bagunceiro e enérgico, podendo incomodar alguns  vizinhos com seu forte latido.

No Brasil, ele ganhou popularidade no início da década de 90, graças a uma série de propagandas feitas pelo empresa Cofap, vendedora de suspensão de automóveis.

Nos comercias da marca, que foram ao ar entre 1989 e 1993, aparecia um cãozinho dessa raça que atuava em vários momentos.

O apelo emocional usado nos comerciais deu certo e conquistou milhares de brasileiros, que passaram a ter um exemplar da raça em seus lares. Por isso, nessa época o Dachshund ficou também conhecido como cachorro Cofap.

De fato, o Dachshund é uma das raças mais populares do AKC (American Kennel Club).

origem e história do Dachshund
Dois cães da raça Dachshund em pé, um ao lado do outro, em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Hoje em dia, os Dachshunds se mantêm firmes e fortes como uma das raças mais adoradas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Eles são conhecidos por sua energia, já que são muito brincalhões e agitados, e também por sua esperteza, coragem e dedicação ao dono. Para este cão, tamanho definitivamente não é documento!

Agora que você já conhece mais sobre a origem e história do Dachshund, que tal ver alguns nomes fofos para a raça?

Separamos uma lista com os melhores nomes para cães fêmeas ou machos. Confira abaixo e escolha o que mais combina com o seu salsichinha!

Origem e história do Dachshund – 30 nomes fofos para Dachshund fêmea:

  1. Luna
  2. Flor
  3. Frufru
  4. Sol
  5. Belinha
  6. Rebeca
  7. Minnie
  8. Lola
  9. Jadi
  10. Mel
  11. Hanna
  12. Beth
  13. Poly
  14. Lucy
  15. Jujuba
  16. Amora
  17. Cacau
  18. Pipoca
  19. Wendy
  20. Cindy
  21. Princesa
  22. Agatha
  23. Glória
  24. Lilo
  25. Angel
  26. Luz
  27. Kelly
  28. Sandy
  29. Adele
  30. Frida

Origem e história do Dachshund – Nomes para Dachshund macho:

  1. Fred
  2. Beto
  3. Charlie
  4. Caio
  5. Raul
  6. Nick
  7. Zeca
  8. Troy
  9. Jack
  10. Will
  11. Chris
  12. Max
  13. Totó
  14. Boy
  15. Miguel
  16. Hank
  17. Tom
  18. Vicente
  19. Rony
  20. Bruno
  21. Martin
  22. Bob
  23. Lucas
  24. Leo
  25. Harry
  26. Denis
  27. Brad
  28. Ken
  29. Mike
  30. Caju

Independente da forma que você for chamar seu Dachshund, saiba que o salsichinha será um animal que irá te trazer muito amor e carinho!

Leia também sobre:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here