mudança de casa

Mudança de casa é estressante para humanos, que dirá para os cães que adoram rotina. Para eles pode ser algo estranho estar numa casa e de repente ir viver em outro lugar. Você teve tempo para se acostumar com a ideia de se mudar, ele não sabe disso até que aconteça.

Entenda nesse artigo sobre como fazer essa mudança de casa não ser algo tão estressante para o seu amigo peludo. Essas dicas vão te ajudar a fazer essa situação ser mais tranquila. Assim vocês podem aproveitar o novo lugar.

O dia da mudança de casa

Mudança de casa

Mantenha a rotina do seu cão no dia da mudança de casa. Não é por que é o dia de se mudar que é pra ser tão diferente. Ele deve passear e vocês devem brincar, como sempre fazem.  Se você não tem ninguém para deixar o cão vai ter que leva-lo em meio a bagunça de mudança. Tente evitar que ele se machuque, pois dia de mudança é uma bagunça.

Vale a pena deixar o cão na casa de alguém, pode ser um parente, amigo ou hotelzinho e leva-lo ao fim do dia para a casa nova. Dê bastante carinho para o cãozinho nesse dia, nada de broncas para não deixar de gostar do lugar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre motivos para os cães fugirem de casa

Os primeiros dias

Mudança de casa

Continue fazendo tudo da rotina do seu cãozinho, tudo igual. Sempre passeando, se divertindo, brincando. Evite ao máximo dar broncas, deixe ele conhecer os vizinhos, se divertir. Melhor ainda se ele se der bem com outros cães e pessoas do local.

Faça o possível para deixar as coisas do seu amigo parecidas com como eram na casa antiga. Se você deixava a caminha em um canto da sala, faça isso. Se ele dormia com você, faça isso também. Deixe os brinquedos dispostos como era antes e todo o resto o mais parecido com a casa antiga.

Cheiros e objetos

ensinar o cão a esperar

Até que o cão esteja totalmente adaptado à mudança de casa, evite trocar qualquer coisa dele. Não troque brinquedos, não troque ração, não troque perfumes e cheiros como o dos produtos de limpeza.

Tudo lá fora já vai ser diferente, o cheiro da vizinhança, as pessoas e animais. Tente deixar a casa mais parecida com a antiga. Só traga mais novidades quando ele já estiver adaptado a mudança de casa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer enriquecimento ambiental sem brinquedos caros

Grandes mudanças

Mudança de casa

Quando a nova casa é parecida com a antiga fica mais fácil. Mas quem muda de apartamento para casa ou de casa com quintal para apartamento pode ter maiores problemas. Se você teve uma grande mudança de casa ainda é possível ajudar seu cão a se adaptar.

Se foi de um apartamento para casa com quintal, nada de deixa-lo sozinho no quintal. Ele está acostumado a ficar do lado de dentro com a família e se deixado sozinho do lado de fora pode se sentir abandonado.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Quando quiser que ele fique do lado de fora, alguém deve estar com ele, de preferência o tutor. E principalmente, brincando, para que ele associe o quintal a algo bom e divertido.

Se você foi de casa espaçosa e com quintal para apartamento menor, o cão pode estranhar a mudança de espaço. Mas é totalmente possível que ele tenha dias maravilhosos vivendo em apartamento. Tenha uma rotina seguindo todos os horários e sempre o leve para passear todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here