Cães descriminam

Muitos cães podem desenvolver medo de carro, devido diversos motivos. Mas todo tutor, tendo ou não carro, deve aprender a ajudar seu cão a não ter medo de carro. Isso ajuda tanto a levar o cão para passear de carro ou em uma viagem. Como também ajuda nos passeios comuns.

Por isso nesse artigo você aprende a ajudar seu cãozinho a perder o medo de carro. Se você tem um filhote em casa, melhor ainda. Evitar o problema é sempre mais fácil do que lidar com ele. Mas saiba que é sempre possível ajudar o cão a perder o medo.

Por que o medo de carro?

Os cães são muito sensíveis a barulhos e uma coisa que sempre pode assusta-los são carros. Medo de carro é comum por ser algo barulhento e grande. Esse medo geralmente surge quando ainda são filhotes. Por ser o primeiro contato com algo.

medo de carro

O cão também pode associar o carro a uma situação ruim. Se ele já foi atropelado, ou se até mesmo o colocaram em um carro e depois o abandonaram. Essas situações podem traumatizar os cães. E os peludos podem desenvolver medo de carros no geral. Principalmente os mais parecidos com o da situação que passaram.

O cão é medroso?

Não. O medo de carro pode vir pelo barulho e o desconhecido e também por situações traumáticas como foi dito. Nada disso significa que o cão é medroso. O medo é natural em qualquer ser vivo e significa que ele está preservando sua vida.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães com medo de fogos de artifício

Isso não significa que seja bom seu cão ter medo de carro ou de outras coisas. O ideal é sempre ajudar seu cãozinho a perder esse medo e a ficar mais tranquilo. Isso trará melhor qualidade de vida para ele, que vai conseguir aproveitar mais momentos como o passeio.

Evite o medo em filhotes

filhote

É normal que o filhote se assuste ao ouvir o barulho de um carro. E por ser algo grande e desconhecido, pode ser assustador ser colocado dentro de um carro.

Para evitar o medo de carro em relação ao barulho, acostume-o ao som. Dê petiscos sempre que ouvirem o barulho de carro. E leve ele brincar com você próximo ao barulho e até mesmo vendo carros passar.

Lembre-se sempre da segurança do seu cãozinho. Brincar dentro do quintal vendo os carros passar na avenida é ok. Desde que ele não possa escapar e acabe sendo atropelado.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre brigas entre cães dentro de casa

Se o cãozinho tem medo de entrar em carros. Use as recompensas positivas, petiscos, carinho e brinquedos para fazer o cão associar carros a algo bom. Brinque com ele dentro do cão desligado.

cão com medo

Aos poucos seu filhote vai se acostumar a estar próximo de carros, ouvindo o barulho e até a passear dentro do carro.

Como lidar com o medo do cão

Se você já tem um cão adulto ou até filhote com medo de carro, é preciso ter um pouco mais de cuidado. Primeiro descubra se o cão teve situações traumáticas com um carro.  Se foi atropelado, abandonado em rodovia, ou coisas parecidas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como se comunicar com cães surdos

Lembre-se que é preciso aproximar o cão do objeto do qual tem medo aos poucos. Ou seja, brinque com o cão a uma distância que dê para ver o carro desligado. Depois comece a brincar mais próximo. Acostume o cão ao carro desligado.

cão com medo

 

Depois acostume o cão ao carro ligado. Brinque com ele a certa distância de um local que dê para ver os carros passando. Lembre-se sempre brincar e dar petisco e carinho ao cãozinho nesses momentos. Faça o cão se sentir feliz e tranquilo próximo a carros.

O que não fazer?

Jamais force seu cão. Jamais o coloque no carro de uma vez. Também não o deixe sozinho com um carro. Nunca esfregue o medo do seu cão no focinho do seu peludo, como alguns fazem. Seja de carro ou qualquer outra coisa. Tudo isso é traumatizante e uma atitude cruel.

cão com medo

A ideia de confrontar o medo não deve ser usada com os cães. Isso não funciona nem mesmo com todos os humanos. Pode ser uma situação ainda mais traumatizante para o cão, e tornar tudo muito mais difícil.

Nunca brigue com o cão durante o trabalho de adestramento. Enquanto está próximo de carros tentando acostumar seu cão a eles, você não deve dar bronca. Ou o cão pode associar ainda mais os carros a coisas negativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here