Início Curiosidades

Maior cachorro do mundo – Você o conhece?

Você conhece o maior cachorro do mundo?

Zeus é um Dogue Alemão e foi considerado no ano de 2012 o mais pesado e maior cachorro do mundo. O título foi fornecido pelo livro dos recordes, o Guinness World Records.

Querido pela comunidade, popular desde seu título mundial e amado pela família, Zeus faleceu no ano de 2014.

Veja neste artigo mais informações sobre Zeus, o maior cachorro do mundo. Boa leitura!

Título de maior cachorro do mundo

Zeus, maior cachorro do mundo, sentado com seu tutor em sofá
Zeus, maior cachorro do mundo, sentado com seu tutor em sofá – Foto: Acervo pessoal da família

Obviamente, o título de maior cachorro do mundo não veio à toa: Zeus media 1 m 11 cm de altura da pata até seu ombro (sem considerar o tamanho de sua cabeça). Quando ficava em pé nas patas traseiras, Zeus chegava à inacreditável marca de 2 m 25 cm de altura.

O Dogue Alemão ficou mundialmente famoso somente depois de ter recebido o título. O fato aconteceu no ano de 2012, na nova edição do conhecido “Guinness Book” – o Livro dos Recordes.

Até aquele momento, Zeus era conhecido somente na comunidade em que vivia.

A escolha do nome

Apesar da família não imaginar o que estaria por vir ao batizar Zeus, ainda quando bebê, o nome não poderia ser mais apropriado.

Imponente, forte e espirituoso, Zeus recebeu ainda quando filhote o nome de um dos deuses mais importantes da mitologia grega.

Na mitologia, Zeus é considerado o “deus dos deuses”. O seu nome significa “rei divino”. Nada mais justo para o cachorro que ocupa ainda hoje o lugar de maior cão do mundo, não é?

Zeus na comunidade

Zeus viveu na cidade de Otsego, no estado norte-americano de Michigan, com sua família. Na região ele era bastante popular não somente por ser o maior cachorro do mundo. Na verdade, isso era o que menos importava na comunidade.

O cachorro era popular devido ao seu temperamento super dócil e amável. Zeus trabalhava como um “cão terapeuta”, auxiliando no tratamento terapêutico de crianças em hospitais e em escolas.

Zeus visitava os hospitais e escolas com regularidade e era sempre muito bem quisto, tanto pelos adultos quanto pelas crianças.

Família humana

Zeus com seu tutor em parque
Zeus com seu tutor em parque – Foto: Acervo pessoal da família

A família de Zeus contou que o maior cachorro do mundo adorava brincar de saltar no colo (tanto dos adultos quanto das crianças) desde filhote. Evidente que essa brincadeira que gerava tanta graça foi ficando mais difícil a cada mês, conforme ele crescia.

Além disso, sua família também recorda que ele adorava “se enroscar” nas pernas de qualquer membro que estivesse no sofá da sala.

Assim como os outros companheiros da raça Dogue Alemão, Zeus era brincalhão e adorava ganhar carinho de seus tutores.

Cuidados

Entretanto, não era somente de brincadeiras que Zeus precisava. A família tutora do animal também conta que era difícil (e caro) manter um cachorro daquele tamanho.

De acordo com seus tutores, o maior cachorro do mundo comia cerca de 1 quilo de ração por dia. Kevin, um de seus tutores, se lembra que costumava brincar com Zeus o perguntando se ele era mesmo um cachorro ou se não era um cavalo.

Expectativa de vida

Muitos tutores não sabem, mas os cachorros de porte grande e gigante costumam ter uma expectativa de vida menor. Isso acontece justamente devido ao tamanho de seu corpo.

De acordo com veterinários, ter um corpo grande faz com que mais frequentemente hajam deformações no desenvolvimento de órgãos vitais, como o caso do coração e dos pulmões, por exemplo.

Por esse motivo, apesar de algumas raças de cachorros terem expectativa de viver até seus 15, 18 ou mesmo 20 anos, é comum que cachorros grandes ou gigantes não ultrapassem muito os 10 anos (inclusive, é comum também que algumas raças sequer cheguem aos 10).

O falecimento do maior cachorro do mundo

Zeus, o maior cachorro do mundo, tomando água diretamente na torneira da cozinha
Zeus, o maior cachorro do mundo, tomando água diretamente na torneira da cozinha – Foto: Acervo pessoal da família

Um dos tutores de Zeus, Nick Doorlag, menciona que Zeus morreu de causas naturais (devido a idade). Apesar de ter morrido com apenas cinco anos de idade, ele já era considerado pelos veterinários um cachorro idoso, devido ao seu porte.

A morte do maior cachorro do mundo aconteceu no mês de setembro de 2014. Zeus faleceu apenas dois meses antes de fechar seis anos de vida.

O título de maior cachorro do mundo

Freddy é um Dogue Alemão que vive com sua tutora, Claire Stoneman, em Essex – Inglaterra. Pouco antes do falecimento de Zeus, Freddy estava sendo cotado como o cão que provavelmente tiraria seu título de maior cachorro do mundo.

Da pata até a região da cernelha, Freddy possui 1 m 04 cm, ao passo que Zeus possuía 1 m 12 cm. Quando apoiado nas patas traseiras, Freddy mede 2 m 10 cm, enquanto Zeus chegou a medir 2 m 26 cm.

Ou seja, Freddy é poucos centímetros menor que o atual detentor do título de maior cachorro do mundo. Uma vez que as medidas de Freddy foram tiradas quando ele estava em fase de crescimento, muitos acreditavam que ele tomaria seu lugar com maior cachorro do mundo. Entretanto, isso nunca aconteceu.

A tutora de Freddy, Claire, sabe que seu cachorro pode assustar as pessoas. Por isso, ela evita sair para passear com ele durante o dia. A alternativa encontrada por ela foi fazer seus passeios a noite.

E, assim como Zeus, não é fácil nem barato cuidar de Freddy. Claire conta que o cão já destruiu mais de 14 sofás e que ela gasta o equivalente a R$ 400 por semana só na alimentação de Freddy.

Antes de Zeus, o maior cachorro do mundo era George. Conhecido como “George, o Gigante”, o cachorro também da raça Dogue Alemão viveu na cidade de Tucson, no estado do Arizona (Estados Unidos).

Você já conhecia a história de Zeus, o maior cachorro do mundo? Deixe um comentário e nos conte sua opinião sobre o caso.

Separei mais esses conteúdos para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Tenha uma renda extra hospedando cachorros em sua casa :)

dica especial

Tenha uma renda extra hospedando cachorros em sua casa :)