Lar temporário: Saiba como funciona e como ajudar

Você já ouviu falar em lar temporário para cães? Alguns peludos em situação de abandono conseguem uma família temporária. São recebidos na casa de alguém até que apareça uma família definitiva.

Se você quer ajudar e ceder sua casa como lar temporário para um peludo. É bom entender um pouco antes sobre o assunto. Por isso reunimos tudo o que você precisa saber sobre lar temporário nesse artigo.

Como funciona o lar temporário?

Lar temporário

Funciona de duas formas. Você pode resgatar um cão que está na rua e abriga-lo até conseguir uma família definitiva para ele. Nesse caso tudo o que o peludo precisar vai ser sua responsabilidade.

Você vai precisar leva-lo ao veterinário e fazer exames para ver como está a saúde dele. Tratar todos os problemas de saúde e cuidar da alimentação e bem-estar do peludinho. Você também vai precisar divulgar a história dele e procurar um lar definitivo para o cão.

Se você quer ceder o espaço, mas não tem condições de bancar todos os gastos. O que você pode fazer é entrar em contato com alguma ONG próxima de você e informar que quer ceder sua casa como lar temporário para algum peludo necessitado.

Nem todas as ONGs podem bancar tudo e pode ser que entrem em um acordo com você para dividir os gastos. Mas pode ser que a ONG se responsabilize por todos os custos e você só precise cuidar e dar muito amor ao peludo. É questão de conversar.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o enforcador e por que é considerado um método ultrapassado

Quais os animais que posso receber?

Consciência animal

Não são apenas cães que precisam de lar temporário. Existem outros animais como gatos, cavalos, cabras, coelhos, aves e roedores que precisam de ajuda. Você pode avaliar qual sua capacidade e conversar com a ONG para ver qual vai ser a melhor opção.

Mas existem muitas ONGs que resgatam todo tipo de animais e não tem como cuidar de todo. Por falta de espaço ou de funcionários. No caso do problema do espaço, você pode resolver oferecendo um lar temporário. Mas tem que ter certeza que você tem espaço para o animal em questão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre transfusão de sangue em cães

E como faço se já tenho cães?

Lar temporário

Quem já tem cães ou outros animais e quer oferecer sua casa como lar temporário para outros peludos precisa conversar com a ONG. Explicar que já tem animais e procurar saber se o peludo que você vai hospedar tem alguma doença transmissível.

Se ele tiver, você vai precisar avaliar se pode deixa-lo separado dos seus peludos. Caso isso não seja possível é melhor não ficar com ele na sua casa. Infelizmente.

Se o animalzinho for saudável, veja se ele se dá bem com os animais que você já tem. Caso eles consigam interagir bem, é só abrir as portas e divulgar bastante a história do peludo para conseguir um lar definitivo para ele.

1 COMENTÁRIO

  1. adorei as matérias aqui expostas, mas fiquei com dúvidas com relação ao vômito após a cirurgia de castração. Estou recebendo a 2 meses uma vira lata, que foi tirada de maus tratos aqui em Caxias do Sul / RS e hoje ela foi castrada, pobrezinha vomito no meu carro voltando da castração..vocês podem me ajudar
    Grata

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here