Ao longo deste artigo, conheça mais sobre Filhotes de Yorkshire – Tudo o que precisamos saber antes de comprarmos ou adotarmos um está aqui no Web Cachorros.

Então, se você tem vontade de ter um cãozinho dessa raça, mas ainda não sabe muito bem sobre suas características e personalidade, esse texto é pra você! Vamos lá?

Filhotes de Yorkshire - Tudo o que precisamos saber
Filhote de cachorro da raça Yorkshire sentado de lado, olhando para a frente. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik
Para início de conversa, vamos entender melhor qual a origem desta raça tão querida por seus tutores.
Sabemos que o Yorkshire possui esse nome, pois surgiu em uma cidade de mesmo nome que fica na Inglaterra. Ele apareceu por volta de 1800, no século 19, criada por camponeses para auxiliar na caça de roedores (já que o seu tamanho pequeno permitia fácil acesso às tocas).
Através do cruzamento com diversos outros Terriers e também do Maltês, surgiram os Yorkshire Terriers.
Pouco tempo depois, este adorável cão chegou à América e atualmente é muito popular no mundo todo.
Agora que já conhece a história, vamos entender um pouco sobre as características desse pet.

Filhotes de Yorkshire: Pelagem

Os cães da raça Yorkshire possuem pelos longos, finos e sedosos, nas cores castanho, dourado, preto e acinzentado. Porém, quando filhotes, o pelo é mais curtinho.
Por sua vez, os filhotes nascem com os pelos pretos e castanhos que vão clareando conforme o animal vai crescendo.
Esse cão necessita de escovação regular, mesmo não soltando muito pelo. Os nós, porém, podem ser frequentes, o que faz com que muitos donos prefiram manter a chamada “tosa bebê”, na qual os pelos ficam mais curtos e de mais fácil manutenção.

Filhotes de Yorkshire: Dentes

O Yorkshire pode apresentar dentição dupla, no qual os dentes permanentes nascem sem que os de leite tenham caído, ficando os dois dentinhos na boca do cachorro. Essa situação pode causar mau hálito, gengivite e acúmulo de placa bacteriana.

Se for o caso do seu pet, espere até que ele complete um ano. Se após esse período, os dentes de leite não tiverem caído, leve seu amigo até o veterinário para que ele faça uma avaliação.

Filhotes de Yorkshire: Porte

Os Yorkshires são cães de porte pequeno. Por isso, é comum vermos este animal sempre no colo do dono, porém essa prática se em excesso pode ser prejudicial para ele, uma vez possui instinto de caçador devido aos seus antepassados.

Ou seja, o Yorkshire precisa de independência e exercícios físicos constantes, mesmo que sejam pequenas atividades, como andar pela casa ou uma caminhada no bairro.

Se ele ficar muito tempo no colo do tutor, pode tornar-se agressivo, além de ser prejudicial para a coluna.

Por isso é importante mantê-lo no chão ao máximo, exercitando-se e interagindo com outras pessoas e animais – fazendo a socialização e enriquecimento ambiental.

Filhotes de Yorkshire - Tudo o que precisamos saber
Mulher com cachorro Yorkshire no colo. Crédito da foto: Freepik

Filhotes de Yorkshire: Unhas

Os filhotes dessa raça – e das outras também – devem ter suas unhas cortadas regularmente. Para evitar acidentes, o melhor é levá-lo a um profissional que saiba fazer isso, já que os cães possuem nervinhos nessa região que, se cortados, podem sangrar bastante e causar dor.

É importante também que o dono corte as unhas do pet desde cedo, para não se assustar quando precisar fazer esse procedimento quando mais velho – mas, claro, sempre com um profissional.

Filhotes de Yorkshire: Vacina

O filhote deve ir ao veterinário para fazer um check-up e verificar se está tudo bem com a saúde dele. Além disso, o tutor deve dar todas as vacinas necessárias e manter a carteirinha de vacinação em dia.

É importante ressaltar que os filhotes de cachorro Yorkie devem começar a tomar as vacinas entre seis e oito semanas de idade.

Filhotes de Yorkshire: Alimentação

Assim como todo filhotinho, os Yorkshires devem ter uma alimentação adequada a sua faixa etária.

Portanto, o filhotinho deve ser alimentado de acordo com seu peso e tamanho, para evitar que fique com sobrepeso. Além disso, é importante oferecer ao cachorrinho comida de qualidade, de preferência ração elaborada especialmente para cachorros filhotes (existem opções específicas para essa raça), pois só assim eles terão suas necessidades nutricionais atendidas adequadamente e crescerão fortes e saudáveis.

Observação importante: Até os 3 meses de idade, a alimentação deve ser dada à vontade, para que o filhote não fique muito tempo sem alimento.

Filhotes de Yorkshire: Saúde

Geralmente, os filhotes dessa raça são saudáveis, porém podem sofrer com hipoglicemia – assim como outros cães de porte pequeno, como o Pug.

A hipoglicemia acontece quando o teor de açúcar no sangue diminui, causando fraqueza, sonolência repentina, tontura, tropeços ao andar e confusão.

Por tanto, se você notar esses sintomas no filhote, tente esfregar um pouco de mel nas gengivas dele. E se os sintomas persistirem, procure um médico veterinário, ok?

Filhotes de Yorkshire: Cuidado!

É preciso tomar muito cuidado com os filhotes, já que são frágeis e delicados, pois possuem ossos finos e são propensos a lesões.

Por isso, não devem ser deixados sem supervisão adulta com crianças, pois elas podem acabar machucando o filhote sem querer, que é um serzinho muito vulnerável. Lembre-se que filhotes de cachorro não são brinquedos e não devem ser apresentados como tal para os filhos.

Além disso, o tutor deve ser extremamente cuidadoso com o modo como pega o filhotinho, pois pode se ferir acidentalmente.

Filhotes de Yorkshire - Tudo o que precisamos saber
Filhote de cachorro Yorkshire Terrier deitado e olhando para a frente. Fundo azul. Crédito da foto: Freepik

Filhotes de Yorkshire: Personalidade

Agora que já vimos as características físicas do pet, vamos entender um pouco sobre a personalidade deste adorável cãozinho.

Não é nenhuma novidade que filhotes de Yorkshire são bolinhas de pelos muito fofas, certo? Mas não se engane, pois este este pequeno cachorrinho tem uma atitude destemida!

Eles possuem muita atitude, são espertos e divertidos. Além disso, são amorosos, energéticos e animados.

Os filhotinhos amam estar na companhia de seus tutores e demonstram grande lealdade, além de serem inteligentes e se tornam fáceis de adestrar quando treinados.

Já ouviu aquela frase “tamanho não é documento”? Pois bem! Eles também são muito corajosos e até mesmo enfrentam cães ou gatos de tamanho maior que eles!

Por isso, quando for sair e avistar um cão grande, cuidado com a guia para que ele não escape e também se certifique de socializar seu cão com outros animais desde pequeno.

Agora que você já sabe tudo sobre filhotes de Yorkshire, crie ele da melhor maneira possível seguindo todas as orientações e cuidados. Assim, ele crescerá de forma saudável e feliz!

Esperamos que você tenha encontrado todas as informações sobre filhotes de Yorkshire que procurava. Se este artigo foi útil, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares para que eles possam saber também!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here