Entenda porque não se deve manter cães acorrentados

É um pouco chocante que ainda tenhamos que falar sobre esse assunto, manter cães acorrentados é uma das maiores crueldades que se pode fazer, vamos explicar aqui os malefícios dessa atitude e porque todos devemos manter correntes bem longe dos nossos cães.

Lembrando que não estamos supondo que nossos leitores realizem essa prática, mas vale lembrar que muita gente ainda acorrenta seus cães sem ter muita ideia de como isso é ruim para eles.

Foto: Freepik

Malefícios físicos

Quando um cão é acorrentado, ele pode começar a puxar demais tentando se soltar e machucar o pescoço, além de que estando acorrentado o cão não vai se locomover bem. Geralmente quem tem cachorro acorrentado não o leva para passear com muita frequência e também não usam correntes muito longas.

Por conta disso o cão acorrentado pode desenvolver uma série de problemas físicos, como atrofia nas patas.

Foto: Freepik

Malefícios psicológicos

Quem gosta de ficar acorrentado? Ninguém, não é mesmo? Cães que ficam acorrentados podem desenvolver agressividade devido à falta de interação social com outros animais e pessoas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agir se conhecer casos de maus tratos contra animais

Eles também podem desenvolver depressão, uma tristeza tão profunda que podem se recusar a comer, beber água e assim desenvolver outros problemas de saúde física. Afinal cães são animais sociáveis, eles vivem em matilha, e estar excluído e preso a uma corrente com certeza vai fazê-los sofrer.

Sempre explicamos aqui sobre como fazer seu cão ser equilibrado, atividade física, carinho, ser um bom líder, são coisas que ajudam todo o cão a se manter equilibrado e é muito provável que seja um cão tranquilo também.

Ataques

Cães que vivem acorrentados ou isolados em pequenos espaços, impedidos de ter maior contato com pessoas e animais, são cães que se tornam agressivos, pois estão atormentados o tempo todo. Acorrentar um cão por medo que ele ataque alguém é a pior ideia que se pode ter, pois essa atitude vai deixar o cão muito mais propenso a atacar.

Foto: Freepik

Se você tem um cão de porte grande ou que costuma rosnar e se mostrar incomodado e está com medo que ele ataque alguém, é hora de buscar ajuda. Primeiro invista em passeios, muita atividade física e contato com pessoas e outros animais vai ajudar a equilibrar a mente do seu cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre caudectomia e cordectomia

Se ainda assim o seu cão não se demonstra aberto para o contato seja especificamente com outros cães ou não, procure ajuda profissional, um adestrador pode averiguar o caso do seu cãozinho e começar um adestramento específico para a situação dele. Mas jamais recorra as correntes.

Todo caso de uso de correntes é maus tratos?

Se você precisou limpar uma área da casa, seu cãozinho não está deixando você limpar e você precisou acorrenta-lo por pouco tempo enquanto limpava essa área, claro que não chega a ser maus tratos.

Cães acorrentados são os que passam dia e noite presos a uma corrente, o uso em uma situação eventual e por pouco tempo não chega a ser considerado maus tratos, mas ainda assim não é recomendado.

Se você quer ter um cãozinho então assegure-se de que você tem espaço suficiente e seguro para ele. Com todas as coisas que ele precisa, além do seu tempo, da sua paciência e do seu amor.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

11 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal! Alguns muito válido pontos! Eu aprecio seu estilo de escrita e também o resto
    de seu blog também é muito completo!

  2. Oi! Eu estive navegando pelo seu website por
    um longo tempo e, finalmente, tenho a coragem de ir em frente e dizer o quão estou embasbacado com sua qualidade de escrita!
    Só queria dizer o quanto acho fantástico seu trabalho!

  3. Gostei muito da fonte, porém vc poderia ter escrevido a data da publicação estou fazendo um tcc sobre o assunto e iria fazer uma citação sobre seu texto

  4. Tenho um cão que fica durante o dia no “vai e vem” com um espaço de
    8 merros. A noite eu solto ele. Não uso corrente, mas uma fita de nylon, pois considero a corrente muito “pesada”. Ele as vezes fugia e fazia suas peripécias, como correr atrás de ciclistas quando fugia. Minha casa não é murada e eu o prendi com receio que alguém o maltrate ( um vizinho sempre atirava pedras nele, o que me irritava muito ). Não tem problema eu deixar o bicho no vai e vem?!

  5. Preciso denunciar um vizinho q mantem o cachorro preso numa corrente curta o dia inteiro e nem sei mas acho q a noite também. O que eu faaaço? Me ajudem por fvr meu filho fica muito triste quando passa por ele…

  6. Ivani
    Boa noite tem um vizinho que deixa seu canzinho preso dia e noite , da.para ver a tristeza nos olhos do animal super macro e de fazer dó. .. o que faço !! penso em falar com os donos do animais mas tenho medo de que não vão entender , o que faço me ajudem,
    obrigada .

  7. os vizinhos daqui não passeiam com seus cachorros e os bichos ficam loucos de estresses que acabam passando para quem não tem nada a ver com isso…deveria configurar maus tratos sim e punições severas pra quem tem cão por vaidade e com egoísmo. Muitos pagam passeadores, outros nada fazem eu vejo diaristas passeando pq ficam com pena dos bichos e diz que ninguém da família se mexe pra levar o cão na rua. O vizinho de frente e de baixo tem cachorros de grande e médio porte que nunca passearam e vivem confinados em apartamentos, isso é crime! Incomodam e muito a gente que ama os animais mas temos por questão de responsabilidade.

    • concordo com vc.as vezes ate grito com o vizinhos pra soltar o cachorro.mais o cachorro e na corrente direto.e latindo o dia e a noite.triste com isso.se nao saber cuida entao doe pra alguem que gosta.

  8. Que frescura do carai, a gente que deixa cão preso é porque se soltar ele acaba com tudo, aí vcs inventam de proibir isso, as pessoas que não paciência quando o cachorro tá solto comendo a sandália deles, vai lá e abandona na rua, e dps reclamam, mais tratos pra mim, é deixar o bixo passar fome e sede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here