O que é enriquecimento ambiental para cães e como fazer na sua casa?

O enriquecimento ambiental para cães nada mais é do que tornar a sua casa um ambiente mais leve, divertido, acolhedor e interativo para os seus pets, pois é nesse lugar que eles passam a maior parte do tempo!

O que é enriquecimento ambiental para cães e como fazer na sua casa
Foto de um cão da raça Buldogue Francês em pé dentro de uma caixa de papelão. Crédito da foto: Freepik

E é muito importante que esse ambiente tenha alguns itens que veremos a seguir! Afinal, os cães são animais bastante brincalhões, espertos e até agitados, não é mesmo? Muito semelhantes a nós humanos quando crianças, que adorávamos brincar com vários objetos e correr por aí, bisbilhotando em tudo!

Outro motivo do que porque é tão importante manter esses estímulos aos cachorros é devido a sua ancestralidade! Mas como assim? Pensa nos primos distantes dos cães… Os lobos.

Eles têm uma vida mais agitada, pois precisam realizar tarefas e atividades para sobreviver, como: caçar comida, se proteger em abrigos seguros, buscar água, marcar territórios, disputar parceiros para reprodução… E como se não bastasse, ainda tinham que fugir da ameaça de predadores! Ufa! Eles tinham uma vida bem desafiadora, né?

Com o passar dos anos, os cães foram sendo domesticados e passaram a viver ao lado dos homens. Hoje, esses animais vivem dentro dos lares de milhares de brasileiros e são considerados verdadeiros companheiros e membros da família.

Alguns vivem em apartamentos, outros em casas… Mas fato é: eles não precisam mais lutar para sobreviver. Pois nós, nossos tutores, os fornecemos água, comida, um abrigo e companhia. As coisas se tornaram fáceis demais para eles, né? E, nesse atual contexto, eles precisam de outras coisas para se manterem estimulados.

 O que é enriquecimento ambiental para cães e como fazer na sua casa
Cão da raça Jack Russell Terrier brincando com bolinha laranja. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Sabemos que devido à correria do a dia a dia e a rotina agitada, nós não temos muito tempo para brincar ou dar atenção aos pets, sendo que muitos deles passam boa parte do dia sozinhos, no quintal ou dentro de casa… Isso pode gerar uma série de prejuízos para a saúde física e mental do animal, pois ele fica sem atividades e estímulos.

Dentre os problemas estão: tédio, ansiedade, depressão, apatia, tristeza, carência, destruição de objetos, automutilação, etc.

Por isso é tão importante fazer um passeio com o seu animal com frequência, bem como tirar um tempinho todos os dias para lhe dar atenção e amor! A técnica de enriquecer o ambiente tem como objetivo aumentar a interação do animal com o espaço de forma lúdica e positiva, para que sua casa fique mais divertida e desafiadora para ele e o mantenha ocupado e, consequentemente, sem ócio.

Enriquecimento ambiental para cães: Como enriquecer o ambiente para estimular o pet?

Invista em brinquedos especiais e interativos, bem como algumas brincadeiras com recompensas para melhorar a qualidade de vida do pet! Vamos ver a seguir algumas ideias:

Enriquecimento ambiental para cães – Brinquedos inteligentes:

São aqueles brinquedos que o animal passa horas ocupado, como aqueles recheados por dentro. É simples e você mesmo pode fazer um! Dentro de uma garrafa pet, por exemplo, você pode colocar alguns petiscos que o animal goste, como frutas, petiscos ou mesmo ração seca. O cão ficará tentando “caçar” a comida, distraindo-se e estimulando seus instintos.

Dica importante: Retire o rótulo da embalagem e faça alguns furos na garrafa, de acordo com o tamanho do alimento que você irá colocar dentro. O importante é que o animal tenha uma certa dificuldade, mas que ele consiga conquistar o prêmio, para que ele não perca o interesse.

 O que é enriquecimento ambiental para cães e como fazer na sua casa
Cachorro da raça Beagle brincando com dona, que está sentada no sofá da sala e oferece um petisco a ele. Crédito da foto: Freepik

Enriquecimento ambiental para cães – Meios sensoriais:

Brinquedos com texturas, cheiros e barulhos variados são bem legais! Por exemplo, alguns brinquedos são feitos com um parte de borracha, como uma bolinha ou um “pneu” e em volta tem uma corda. Esse objeto permite que o cão descarregue toda sua força e energia mordendo ou puxando!

Enriquecimento ambiental para cães – Petiscos escondidos:

Sem dar nenhum alarde, você pode simplesmente esconder petiscos pela casa! Atrás da cortina, no chão, perto do sofá, debaixo da mesa… Em algum cantinho que ele tenha acesso e vá encontrar! Dê preferência por aqueles petiscos que tenham o cheiro mais forte. A ideia aqui é fazer uma espécie de caça ao tesouro e estimular o olfato do seu cão.

Ou então se você quiser aumentar o desafio, você também pode pegar uma caixa de papelão e colocar os petiscos dentro dela, um pouco parecido com a da garrafa pet. Faça alguns furos para o que recheio saia, mas feche a caixa para que eles tenham o desafio de abrir e pegar a recompensa!

Enriquecimento ambiental para cães – Cubos de gelo:

Essa ideia é legal para os dias quentes! Você pode fazer pequenos picolés ou congelar alimentos para que ele lamba o gelo até chegar na comida. Ao longo do dia, deixe alguns à disposição do pet. Essa dica é válida também para cães que estão trocando os dentes!

Seguindo essas dicas simples e muito fáceis de fazer em casa você irá tornar a vida do seu pet muito mais divertida e feliz! E irá aumentar a qualidade de vida dele, além de tornar a relação de vocês ainda mais próxima e fortalecida, repleta de bons e inesquecíveis momentos.

Continue lendo sobre dicas de bem-estar para cães aqui no Web Cachorros, seu principal site com matérias sobre o universo desses animais que tanto amamos. Até a próxima!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here