Cuidados com os cães importantes no inverno

No inverno, principalmente das cidades mais frias, é importante tomar cuidados específicos para a estação com o seu cãozinho, isso porque a diminuição das temperaturas e a chuva podem ser prejudicial para o cão, mas isso não deve alterar muito a rotina do seu cão.

Nesse artigo você encontra ótimas dicas para cuidar do seu cãozinho nessa época e deixar seu cão ainda mais feliz e saudável nessa estação.

Cães com Frio

Se sua cidade é muito fria então pode ser necessário usar roupinhas para aquecer seu cão, raças de pelo curto costumam precisar mais do que outros cães dessa medida, como o Pitbull, o Pinscher e o Whippet. Fique atento, cães de pelo longo podem não precisar de roupinhas.

Mas nem todo cão peludo tem pelo longo, cães de dupla pelagem não precisam de roupinhas e isso pode até causar hipertermia, fique atento para a raça do seu cão. Cães também não sentem frio como os humanos, a temperatura canina chega a 39 graus, portanto mesmo você sentindo frio, seu cão pode estar bem.

As indicações de frio que os cães dão são procurar lugares mais quentes, se recusar a sair, deitar enrolado e principalmente tremer, se seu cão deu esses sinais e possui pelo curto então será ótimo colocar uma roupinha nele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães de pelagem dupla

Resfriado

Cães pegam resfriado sim, cães pegam resfriado de outros cães, então se você quer levar seu cãozinho para passear ou brincar com outros cães fique atento, pois eles podem pegar um resfriado de um amiguinho canino.

cão doente

Entre outros sintomas estão os espirros frequentes, tosse e dificuldades de respirar, o cãozinho também apresenta congestão e secreção nasal, sopa de verduras é uma ótima opção para abrir o apetite dos cães resfriados e melhorar seus sintomas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cuidar do cão com resfriado

Mas o recomendado ainda é procurar o veterinário, um bom profissional vai receitar uma medicação para curar o cãozinho do resfriado. Existem vacinas para evitar os resfriados, você também pode consultar seu cão sobre isso.

Atividades Físicas

cão com brinquedo de escovação
cão com brinquedo de escovação

Se seu cãozinho estiver resfriado ele não pode sair para passear, isso porquê o cãozinho estará muito cansado e pode piorar. Caso ele esteja saudável é necessário manter as atividades físicas.

Evite sair nos dias excessivamente frios, caso seu cão esteja com frio, mas pode leva-lo para os passeios se ele estiver bem aquecido e não estiver chovendo muito é recomendado levar o cão para se exercitar.

Brincar em casa pode ajudar, brincar de jogar a bolinha pode ser uma ótima ideia para gastar a energia em casa, lembre-se de sair sempre que possível e manter seu cãozinho bem alimentado, hidratado e quentinho.

Chuva

capa de chuva

Se você precisar mesmo passear na chuva é possível em dias que não esteja chovendo forte, existem capas de chuva que você pode colocar no seu cãozinho, precisa ser própria para o tamanho dele.

Se você precisa sair para o seu cãozinho fazer as necessidades é preciso acostumar o cão a fazer as necessidades em casa, pois você não poderá leva-lo para sair todos os dias. Caso necessário use uma roupinha para sair.

Banhos

cão tomando banho em pet shop

Redução dos banhos é muito importante no inverno, um banho a cada 15 dias é ideal para a estação, escovar os pelos do cão é uma ótima saída para reduzir os banhos sem deixar aquele cheiro de cachorro pela casa.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como e quando dar banho a seco no seu cão

O óleo natural da pele do cão é essencial para proteger o cão, limpar as patas com lenços umedecidos é perfeito no retorno dos passeios, usar lenços umedecidos para limpar outras áreas sem precisar do banho é uma ótima ideia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here