Cão de Crista Chinês

Não se tem muitas informações sobre essa raça, mas uma das coisas que se sabe é que eles não foram sempre cães de pequeno porte. Eles eram grandes e realizavam a função importante de cães de guarda. Eles não são muito populares. Por causa de sua pouquíssima pelagem são considerados pela maioria como uma das raças mais feias do mundo. Descubra curiosidades e o que é necessário saber para ter um cão como esse.Chinese Crested Dog

Informações sobre o Cão de Crista Chinês

  • País de origem: China
  • País patrono: Grã-Bretanha
  • Grupo: 9
  • Altura: até 33 cm macho ou fêmea
  • Peso: entre 2 e 6 kg macho ou fêmea
  • Gosto por brincadeiras: alto
  • Amizade com estranhos: alto
  • Amizade com outros animais: alto
  • Olhos: bastante escuros, quase pretos
  • Cor dos pelos: todas as cores ou misturas
  • Ranking de inteligência: 67ª
  • Preço do Cão de Crista Chinês: de R$ 1.200 até R$ 3000

Curiosidades desta raça

  • Esses cães não possuem pelos. Então a sua coloração é determinada pelo tom da pele. Assim, podem ser rosados ou pretos.
  • A variedade sem pelos surgiu acidentalmente. Mas passou a ser disseminado na China e posteriormente na América Central e América do Sul.
  • Devido à ausência de pelos, esses cães geralmente não apresentam mau cheiro. Assim, eles não costumam ser fedidos mesmo que estejam sujos.
  • Em uma mesma ninhada podem nascer filhotes das duas variedades. Assim, podem nascer tanto filhotes Calvos quanto Powderpuff.
  • Provavelmente o Cão de Crista Chinês foi uma das primeiras raças a ser reconhecida.
  • Antigamente, os Chineses acreditavam que esses cães apresentavam poderes de cura. Por isso foram criados por muitos imperadores e marinheiros.

Origem do Cão de Crista ChinêsChinese Crested Dog

Esse cão já foi o mais caro do mundo e ganha todas as competições de cão mais feio do mundo que existe nos Estados Unidos. Ainda não se descobriu a sua origem exata, mas foram encontrados rastros desses cães em diversas regiões do mundo. Existem vasos mexicanos com pinturas de um cachorro grande e gordo e completamente sem pelos. Esses seriam os ancestrais do cão de crista chinês.

Outro local por onde eles passaram foi na China, daí o seu nome. O que se sabe é que essa raça pertenceu por muitos anos as famílias da Dinastia Han que governou de 206 até 220 a. C. e recebiam a importante função de guardas do tesouro real. Isso aconteceu enquanto eram cães de grande porte, mas depois de inúmeros cruzamentos eles foram ficando pequenos e magros e se tornaram cães de companhia desde do século XIII.

Eles começaram a ser vistos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX nas exposições que começaram a acontecer neste país. Alguns cientistas tentaram achar uma explicação para sua aparência tão exótica e sem pelos, muito diferente dos outros cães. Tentaram atribuir a falta de pelagem à temperatura de certas regiões e por isso mutações genéticas foram adequando essa raça ao ambiente onde viviam, mas nada foi provado. A raça foi reconhecida pela AKC em 1991.

Características do Cão de Crista ChinêsChinese Crested Dog

A principal e mais marcante característica dessa raça é a falta de pelo em grande parte do corpo. Os pontos onde são encontrados é na cabeça onde são chamados de crista, nas patas que são chamadas de meias e na cauda que é chamada de plumas. Esses cães são de pequeno porte, sendo que o macho mede entre 28 e 33 cm e a fêmea fica entre 23 e 30 cm de altura.

Existe uma variação peluda para esta mesma raça, na qual uma pelagem abundante cobre todo o corpo, mas eles são muito raros e por isso são tão pouco conhecidos. Acontece que essa variação é o chamamos de gene recessivo, sendo assim, numa ninhada podem aparecer tanto o hairless (sem pelos) como o powderpuff (com pelos), só que estes aparecem em uma quantidade muito menor.

O hairless são ideais para os mais convenções que gostam de cães com muito pelo e os acham mais atraentes esteticamente. Logo após o nascimento já é possível notar a diferença entre as variações e mesmo depois de crescido, o cão peludo continua com seu pelo macio, brilhante e espesso. Mas as duas variações são ideais como um cão de companhia já que beleza é um conceito extremamente relativo.

O cão de crista chinês pode apresentar coloração que vai desde mogno, podendo ser azul, alfazema e cobre. Ainda pode ser sólida ou manchada. Por outro lado, o tipo Calvo pode ser cor de rosa ou preto.

Temperamento do Cão de Crista Chinês

Ele se dá muito bem com crianças, tem muita energia e é muito brincalhão. Eles são extremamente apegados aos seus donos e toda a família, assim, ele não é ideal para quem passa longas horas fora de casa. Esses cães, se ficaram muito tempo sozinhos podem desenvolver depressão. Eles são muito dóceis e conseguem cativar as pessoas facilmente pelo seu olhar amoroso.

Inteligência e obediência

A raça ocupa a 61ª posição no ranking de inteligência.  Portanto eles são facilmente ensinados. Então, são capazes de aprender e executar comandos sem que haja a necessidade de muitas repetições.

Além disso a raça é muito obediente e ágil. Assim, costuma ser muito boa tanto em provas de agilidade quanto em shows caninos.

Convivência com o cão de crista chinês

Esse cão é muito enérgico e brincalhão. Por isso ele geralmente interage muito bem com as crianças. Assim, são indicados até mesmo ara famílias que possuam crianças menores.

Além disso, esse cão é apegado às pessoas da família. Portanto ele não gosta de ficar sozinho. Inclusive, pode até mesmo desenvolver depressão se se sentir deixado de lado. Assim, o tutor de um cão de crista chinês deve estar disposto à dedicar seu tempo ao animal.

Por fim, esse cão costuma ser dócil e amoroso. Então, se dão bem até mesmo com desconhecidos e outros animais. Mas, o adestramento do cão é recomendado para melhorar ainda mais a relação do cão com o mundo.

O Cão de Crista Chinês adora ficar no colo. Então, o tutor deve estar disposto a segurar bastante o cão para deixá-lo satisfeito.

O cão de crista chinês requer espaço?

Por ser pequeno e tranquilo esse cão pode viver muito bem em apartamentos. Além disso, ele não tem necessidade de praticar muita atividade física. Mas passeios e brincadeiras diárias são muito bem vindos e deixam o animal bem feliz.

A raça late muito?

O Cão de Crista Chinês é um mini cão de guarda. Então eles podem latir todas as vezes que detectarem qualquer tipo de ameaça. Assim, a raça não é indicada para pessoas que apreciam o silêncio.

A raça é destruidora?

Quando deixado sozinho por muito tempo, esse cão pode apresentar comportamentos destruidores. Além disso, ele pode tentar escapar dos lugares onde fica preso.

Porém, é possível evitar esse tipo de comportamento se o tutor dedicar algum tempo do seu dia ao cão. Assim, ele vai se sentir amado e ficará mais tranquilo.

A raça é agitada?

O Cão de Crista Chinês é tranquilo. Porém, apesar de calmo esse cão pode ser bastante divertido. Assim, ele gosta de brincar com a família.

Manutenção e higiene do cão de crista chinês

Os cães calvos devem tomar banhos uma vez por semana, bem como sempre que forem tosados. Além disso, devido à sua pele sensível é indicado o uso de um shampoo de qualidade elevada.

Esses cães possuem propensão ao desenvolvimento de problemas de pele. Inclusive podem apresentar acne. Então, a pele do animal deve ser frequentemente verificada. Além disso, caso haja cravos, eles devem ser corretamente removidos.

Por outro lado, o Powderpuff exige muitos cuidados com seus pelos. Assim, eles devem ter sua pelagem frequentemente escovada para evitar o surgimento de nós. Ademais, os pelos do rosto podem ser aparados.

Além disso, é preciso muita atenção após o banho. Isso porque os pelos devem ser secos de maneira correta, evitando o aparecimento de dermatites.

Para a variação peluda, os cuidados são os mesmos que outros cães com pelagem espessa necessitam: escovação diária, banhos pelo menos 1 vez por semana. E a hora de secar é a mais importante, pois não se pode deixar nenhuma região úmida ou isso pode vir a causar uma dermatite.

Já para a variação pelada a principal preocupação é não deixa-lo exposto em locais de muito sol ou frio intenso, pois eles são muito sensíveis a qualquer variação de temperatura.

Unhas

As unhas devem ser aparadas sempre que estiverem longas. Assim evita-se que atrapalhem a movimentação do cão.

Portanto, sempre que for possível ouvir o barulho das unhas tocando no chão, é necessários que elas sejam aparadas. Mas isso deve ser feito da forma correta para evitar que o cão seja ferido. Então, o ideal é que isso seja feito por um veterinário ou profissional de pet shop.

Orelhas

As orelhas do cão devem ser verificadas constantemente. Então deve ser observado o surgimento de vermelhidão, secreções escuras e cheiros ruins. Mas surja algum desses sinais, é preciso levar o animal ao veterinário. Pois é possível que ele tenha sido acometido por alguma doença auricular.

Mas, o surgimento de infecções do conduto auditivo pode ser evitado com limpezas frequentes. Assim, evita-se o acúmulo de secreções. Então, os ouvidos devem ser limpos semanalmente com o auxílio de algodão e solução específica.

Dentes

O tipo Calvo é mais propenso à problemas dentários. Mas o Powderpuff também pode apresentá-los com frequência.

Então, o ideal é que os dentes do animal sejam escovados duas vezes por semana. Assim, o acúmulo de tártaro pode ser evitado. Mas, para garantir maior eficiência e prevenir também o mau hálito e problemas de gengiva, a escovação pode ser feita diariamente.

Nível de exercício do cão de crista chinês

O Cão de Crista Chinês não necessita de muito tempo de atividade diária. Mas é necessário sempre estimular o animal, para manter sua saúde física e mental. Assim, brincadeiras e passeios ao ar livre são muito bem vindos.

Além disso, o desenvolvimento mental desse cão pode ser beneficiado pelo uso de quebra-cabeças. Eles são específicos para cães e estão disponíveis no mercado de pets.

Alimentação da raça

Por ser pequeno, esse cão come muito pouco. Entretanto o animal deve ser alimentado com um alimento balanceado e de boa qualidade. Assim, o ideal é que seja utilizada uma ração super premium. Além disso, o cão deve ter sempre água fresca e limpa à sua disposição.

Reprodução

Primeiramente a reprodução da raça deve ser feita apenas por criadores experientes. Além disso, ela deve ser acompanhada por um veterinário.

Os animais devem ser reproduzidos somente após os 12 meses de idade. Pois antes disso eles ainda são considerados filhotes. Assim, não possuem maturidade suficiente.

Ademais, as fêmeas devem ser acompanhadas durante toda a gestação. Assim, garante-se a saúde delas e de seus filhotes.

Por fim, gestação costuma durar em torno de 60 dias. Além disso, geralmente nascem em torno de 3 filhotes em cada ninhada.

Filhotes do Cão de Crista Chinês

Primeiramente os filhotes de Cão de Crista Chinês devem ser mantidos com a mãe por pelo menos 45 dias. Assim, devem ser alimentados com o leite dela por esse período.

Posteriormente, antes de ser levado para a nova casa, o cão deve passar por um veterinário. Então, devem ser examinados, vacinados e vermifugados. Assim, pode-se prevenir o aparecimento de diversas doenças indesejadas como verminoses e viroses.

Ademais pode ser necessária e interessante também a utilização de medicamentos anti carrapatos e pulgas. Assim, evita-se que o animal desenvolva doenças relacionadas à esses parasitas.

Além disso, o veterinário poderá indicar quais os cuidados adequados que se deve ter com o filhote nessa fase. Então, o tutor poderá obter informações sobre alimentação, higiene, atividade física e etc.

Por fim, esses animais podem ser adestrados e socializados ainda quando filhotes. Dessa forma, a convivência e adaptação do cão tanto com pessoas quanto com animais, pode ser facilitada.

Fotos do Cão de Crista ChinêsChinese Crested Dog

Chinese Crested Dog

Chinese Crested Dog

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here