Conheça melhor esse cão: Você já ouviu falar do Pinscher Alemão? Então veja algumas fotos e conheça melhor esse cão, que é muito popular nos Estados Unidos, Europa e também no Brasil.

De origem alemã, esse cão é conhecido por sua coragem, energia e vivacidade. Além disso, o Pinscher possui excelente senso de humor, sendo muito esperto, dócil e versátil.

Originalmente, essa raça foi desenvolvida para caçar e matar pestes. Como ele é leve e de porte médio, é extremamente ágil – grande habilidade na caça. Ao mesmo tempo, é sólido o suficiente para ser forte.

Em outras palavras, ele podia caçar outros animais o dia todo graças aos sentidos aguçados, com um ótimo faro também.

É por isso que o Pinscher Alemão é admirado tanto pela sua beleza quanto pela sua inteligência: Conheça melhor esse cão?

conheça melhor esse cão
Close-up de um filhote de cachorro Pinscher Alemão, isolado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Conheça melhor esse cão – Raça

Conheça melhor esse cão: Com sua aparência elegante, ele parece ser uma versão miniatura do Doberman ou então uma versão maior do Pinscher Miniatura.

Na verdade, ambos os cães são posteriores a ele. Ou seja, o Pinscher Alemão foi a base para duas as raças citadas, além de outras como o Rottweiler, Affenpinscher e o Schnauzer (Padrão, Miniatura e Gigante).

Ele faz parte do grupo dos trabalhadores na classificação de tipos de cães. E não é para menos, ele possui a energia e motivação necessárias para tal.

A raça Pinscher Alemão foi oficialmente reconhecido na Alemanha em 1879 e tem sido protegida e promovida desde 1894 pelo Clube Pinscher Alemão Schnauzer.

Após ser quase extinta após a Segunda Guerra, em 2001 a AKC admitiu o Pinscher Alemão entre o grupo Miscelânea.

Em 2003, a raça se tornou membro oficial do Grupo de Trabalhadores, sendo usada em fazendas como destruidor de pestes, pastor, cão de guarda e vigia e de companhia até os dias de hoje.

Conheça melhor esse cão – Características Físicas

Conheça melhor esse cão: O Pinscher Alemão possui construção corporal quadrangular forte e uma estrutura muscular moderada, que é muito resistente.

Sua cabeça é pequena e um tanto oval, com um focinho pequeno e estreito. O nariz e lábio são pretos. Os dentes se fecham em mordida de tesoura. Os olhos são redondos, de tamanho médio. As orelhas são simétricas no topo da cabeça, como as do Dobermann.

Um longo pescoço leva ao resto do corpo esbelto. As pernas são pequenas e as patas redondas.

O Pinscher Alemão é em sua maioria preto com manchas castanho claras, com cor uniforme em tons de marrom a vermelho, grisalho ou simplesmente acinzentado ou preto.

Para todos os países em que se aplicam os padrões impostos pela FCI, como o Brasil, apenas as cores como o preto com ferrugem e o castanho avermelhado sólido são permitidos. Algumas cores foram extintas durante a Segunda Guerra Mundial, como o preto sólido, o sal-e-pimenta e o harlequin.

Seu pelo é curto, liso, brilhante e denso. Por isso, não é uma tarefa difícil escová-lo, sendo suficiente escovar uma vez por semana para remover o excesso de pelos apenas, já que eles não fazem nós como os cães peludos.

Tomar banho também pode ser realizado com mais espaço de tempo, principalmente porque o Pinscher Alemão não gosta muito de água. Ele até irá tolerar banhos para fazer seu dono feliz, mas em geral evita água com toda força.

Um banho a cada 3 meses é suficiente, ou quando estiver muito sujo. Use shampoo suave e até um condicionador para deixar o pelo ainda mais brilhante.

Conheça melhor esse cão: Sua altura varia entre 41 cm a 48 cm. Já seu peso pode chegar de 11 a 16 kg. Sua expectativa de vida varia entre 12 e 14 anos.

conheça melhor esse cão
Cachorro olhando para a câmera – Foto: Freepik

Conheça melhor esse cão – Temperamento

Conheça melhor esse cão: Em geral, é uma companhia adorável e excelente cão de guarda ou companhia. Seu temperamento leal aos donos também é algo a se destacar, com muito amor e devoção.

Diferente do seu parente, Pinscher Miniatura, ele não late com frequência, porém pode latir se sentir alguma ameaça. Seu latido é forte e soa até como um cachorro maior.

Se mesmo assim, algum estranho insistir em entrar na sua casa, ele a defenderá com tudo o que puder. Ele é bem capaz de cuidar de um invasor.

Essa cãozinho está sempre muito atento com sua audição bastante apurada. Ele age por instinto, portanto é melhor que um estranho não o provoque.

Apesar de ser desconfiado de estranhos e deixar algumas pessoas nervosas, ele é capaz de aceitar outras pessoas que frequentam a casa sem problemas. Portanto, fique tranquilo! Ele não causará danos a nenhum visitante.

Mesmo independente, ele ama a companhia da sua família e irá tratar de se incluir em todas as fases da sua vida, sempre junto à você. Além disso, a raça é brincalhona e afetuosa, e muito boa com lares que tenham crianças.

Porém, não é recomendado para crianças menores de 9 anos por causa da sua natureza forte, assertiva, determinada e manipuladora. Isto pode ser demais até para os adultos, quanto mais para uma criança, certo?

Ele precisa de um dono firme, experiente e que possa treiná-lo de forma adequada e consistente e ainda estabelecer regras desde o começo, quando o cão é filhote.

Se você tem a tendência a amolecer ou prefere um cachorro mais tranquilo, procure por outra raça, afinal esta é capaz de passar por cima de você facilmente e virar o “dono da casa”. Por isso, não dê mole, mostre que quem manda é você. Todos os membros da casa precisam agir como dominantes e líderes (porém, é claro, sem violência).

Mas, por outro lado, caso decida adestrá-lo, essa tarefa não será muito difícil pois ele aprende rápido e costuma obedecer facilmente.

Com certeza, se você tirar um tempo para treiná-lo, o resultado final valerá todo o esforço. Afinal, você não vai querer viver com um cachorro forte, protetor e desconfiado fora de controle. Por outro lado, treiná-lo é altamente gratificante, pois ele é um cachorro esperto e muito capaz.

Socialização é tão importante quanto o treinamento para o Pinscher Alemão, e ainda ajuda a evitar a agressividade. Desde filhote ele deve ser socializado com outros cachorros, filhotes, adultos e crianças. Isso tornará a convivência muito mais tranquila!

Conheça melhor esse cão – Nível de Energia

Conheça melhor esse cão: Pensa em um cãozinho agitado, é ele mesmo! Muitos donos o consideram até hiperativo, pois possui energia de sobra e espírito brincalhão.

Por isso, não é ideal que ele viva em apartamento, mesmo que propriamente exercitado. Afinal, ele precisa de muito espaço para correr e gastar toda a sua energia, que é bem grande. O melhor seria morar em uma casa com um bom espaço, quintal ou jardim para brincar.

Além disso, é bom que seus donos tenham energia e gostem de se exercitar diariamente com ele, pois é preciso muito mais atividades que uma simples caminhada ao redor do quarteirão. O lado bom é que ele é capaz de se dar bem com qualquer esporte canino ou atividade que você ensinar, então use e abuse da criatividade!

conheça melhor esse cão
Pinscher Alemão sentado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Pinscher Alemão – Conheça melhor esse cão:

Conheça melhor esse cão: Hoje, o Pinscher Alemão ainda possui toda essa energia de uma raça trabalhadora e já provou ser capaz de desempenhar muitos papéis, seja como cão de companhia ou de guarda. Ele também é ótimo praticante de esportes caninos e até em carreiras de ajuda social, como cão de terapia.

Por isso, se ele for a raça ideal para você, então não há dúvidas de que o alegre, amável e inteligente Pinscher Alemão fará a sua família, a sua vida e o seu lar completo e muito melhor!

Agora que você já conheceu melhor esse cão, veja também sobre outras raças de cães trabalhadores aqui no Web Cachorros. Até a próxima!

Separei mais esses conteúdos para você:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here