Neste artigo, você vai saber tudo sobre a condição física da raça Dachshund e qual o nível de exercício dela.

Sabe aquele cão “Salsichinha” muito simpático, que possui o corpo comprido e as patas curtinhas? Então, por incrível que pareça, ele é muito enérgico!

Além de fofo, esse cão é dono de um nível de energia bem alto, o que o torna brincalhão e agitado!

Convivência com Dachshund
Tutora cuidando do seu cão – Foto: Freepik

Talvez essa energia toda venha de seus antecedentes, que eram caçadores. Os primeiros exemplares ajudavam os alemães – de onde originaram -, nas caças de pequenos animais, como coelhos, raposas, texugos, etc.

Atualmente, são excelentes parceiros e cães de companhia. As famílias adoram ele, que se dá muito bem inclusive com crianças.

De suas raízes, ele traz também a coragem. Seu pequeno porte não o impede de ser corajoso e um tanto curioso!

O Dachshund pode passar horas entretido farejando algo e adora gastar sua energia com essa atividade.

Encontrar novos alvos para caçar ou passar um tempo divertido com seu tutor é uma de suas atividades favoritas.

Portanto, como ele é um cão “baixinho”, deve manter-se sempre ativo, senão pode acabar tendo sobrepeso.

Para evitar isso, é importante que o tutor faça caminhadas com ele diariamente, bem como algumas atividades físicas e brincadeiras. Passeios são sempre bem-vindos!

Além disso, os Dachshunds são cães que amam a presença de pessoas. Por isso, não costumam lidar muito bem com a solidão. Então não deixe seu pet sozinho por muito tempo!

Essa raça é tão conhecida por seu espírito olímpico que acabou se tornando mascote dos Jogos Olímpicos de verão na Alemanha, em 1972. Waldi, um cãozinho dessa raça, se tornou o primeiro mascote olímpico oficial.

Condição Física da raça Dachshund
Cão da raça Dachshund usa coleira e está em pé, em um gramado verde. Crédito da foto: Freepik

Condição Física da raça Dachshund e nível de exercício

O Dachshund é conhecido por suas características físicas inconfundíveis, como o olhar dócil, o focinho longo e as perninhas curtas que sustentam o corpo comprido do animal.

Ele é também dono de um faro invejável e de uma excelente condição física, com expectativa de vida de até 15 anos.

De maneira geral, ele é bem ativo e exige atividades físicas diárias. Para cães de pequeno porte, seu nível de energia é alto e até em dias de chuva, é preciso brincar e entreter ele.

Para manter a saúde em dia, uma hora de atividades por dia é suficiente. Uma boa dica de brincadeira é jogar a bola para ele buscar, já que essa raça ama correr!

Existem também outras opções de brinquedos para cães – inclusive, que você mesmo pode improvisar em casa com uma garrafa pet e alguns grãos de ração, por exemplo.

Caminhar também é ótimo para o Dachshund. É recomendado que ele caminhe cerca de 1,5 km por dia. Por semana, isso dá cerca de 11 km.

É um bom momento para que você e seu cão se exercitem juntos e se divirtam!

Porém, ele está suscetível a alguns problemas de saúde como qualquer outro animal.

No caso dessa raça em específico, a doença que exige mais atenção é no disco intervertebral, que decorre quando o pet está com sobrepeso.

Por isso é tão importante manter uma dieta equilibrada e nutritiva, bem como uma rotina de exercícios constantes.

Outro problema que pode ocorrer na saúde é a a luxação na patela, que é comum em cachorros de pequeno porte.

A região dos olhos também exige uma atenção especial, já que com o passar do tempo essa região pode ficar seca e causar irritações.

Fora esses possíveis problemas, a saúde do Dachshund é muito boa! Ele é um cão muito esperto, animado e brincalhão.

Seu latido pode ser bem alto, pois as suas características físicas fazem com que seu corpo potencialize o som – o que pode gerar algum incômodo em certos vizinhos.

Porém, ele só late quando vê necessidade de alertar ou então quando se sente solitário.

Os latidos eram muito importantes no passado, pois era assim que eles avisavam aos homens que haviam encontrado a presa.

Atualmente, eles não precisam mais caçar suas comidas, mas adoram uma aventura! Investigar o mundo é com eles mesmo! Por isso, os Dachshunds simplesmente amam um quintal ou um parque.

Condição Física da raça Dachshund
Cão da raça Dachshund no colo de sua dona, uma mulher de pele branca e cabelos lisos e castanhos. Eles estão em um gramado ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Condição Física da raça Dachshund e nível de exercício – Dicas extras:

Em primeiro lugar, nada de deixar seu pet entediado, ok? Ele deve ser estimulado sempre, tanto mentalmente quanto fisicamente, já que é um cão muito inteligente e precisa se manter ocupado.

A segunda dica é: Cuide para que ele não pule de lugares muito altos, como de um sofá ou cama. Esse cuidado é necessário por causa de suas costas alongadas, fazendo com que ele possa se machucar facilmente.

Pela mesma característica física, apoie tanto a traseira como a frente do cachorro ao pegá-lo no colo, para que não “entorte” a coluna.

Cuidando desses detalhes, seu pet terá uma vida muito longa, saudável e feliz!

Agora que você já sabe tudo sobre a condição física da raça Dachshund e o nível de exercício dela, leia também sobre a origem e história dessa raça tão adorável e querida no mundo todo!

Separei mais esses conteúdos para você:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here