Como Saber Se O Seu Cachorro Está Com Otite

Cuidamos sempre muito bem dos nossos filhotes: damos banho, carinho, levamos no veterinário, damos comida e brincamos muito com eles. Mas quando eles apresentam qualquer probleminha de saúde já é motivo para ficarmos levemente desesperados e o primeiro impulso é ir correndo para um veterinário. Um dos transtornos mais comuns apresentado pelos cães é a otite.

Quais as Possíveis Causas da Otite

Como saber se o seu cão está com otite

A otite é uma inflamação no conduto auditivo que pode ser causado por vários fatores. Existem algumas raças que já possuem mais chances de contrair a doença, que são os casos dos cães que apresentam as orelhas pendulares como o basset, o pitbull (a orelha desse cão é caída, mas as pessoas cortam partes dela) e o shih tzu são bons exemplos.

Uma causa bem comum é quando cai água dentro do ouvido do seu cão, seja durante o banho ou em algumas brincadeiras, é preciso ter muito cuidado para isso não acontecer. Como a orelha do seu pet é caída e fica tapando o ouvido, é muito mais difícil da água evaporar, formando assim um ambiente escuro e úmido. Um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.

Veja aqui quais são as raças de cachorros mais calmas.

Como saber se o seu cão está com otite

Esse tipo de orelha também ajuda no acúmulo de sujeira dentro do ouvido. Poeira, terra e qualquer outro tipo de corpo estranho pode se alojar no ouvido do animal e causar dor. Para evitar isso, o ideal é limpar o ouvido dele diariamente, com algodão ou gaze, com soro fisiológico ou até mesmo com álcool.

Dica: Conheça as melhores raças de cachorros para a família.

Veja quais os sinais de que o seu cão está com otite

Como saber se o seu cão está com otite

O principal sinal que o seu cachorro vai demonstrar logo de cara é uma coceira excessiva na região da orelha e podendo, muitas vezes, até se arrastar pelo chão quando a coceira é demasiadamente intensa. Quando há inflamação nessa área, ela se encontra muito avermelhada, com maior concentração de cera e sujeira, apresenta odor e pode até expelir algum tipo de secreção.

Como tratar a otite nos cachorros?

Como saber se o seu cão está com otite

A primeira coisa a se fazer é levá-lo imediatamente a um veterinário para que o profissional possa analisar de perto o problema e prescrever as medicações necessárias. Quando o tratamento é feito de maneira precoce, não há com o que se preocupar. Normalmente, o veterinário irá prescrever um ceruminolítico para eliminar a sujeira e qualquer outra impureza que esteja alojada no ouvido do pet.

Já quando a doença está bastante avançada há duas coisas que se podem fazer para evitar que o cão fique surdo: fazer uma lavagem otológica para retirar de vez as bactérias e outros invasores presentes no local ou, quando nem isso resolver, o único jeito será realizar uma intervenção cirúrgica para evitar um maior comprometimento do tímpano.

Como saber se o seu cão está com otite

Seguindo o tratamento à risca e da maneira recomendada pelo veterinário não tem erro. Os remédios, normalmente, não são caros e você ainda pode pedir para o veterinário receitar um tipo genérico que sai mais em conta. Previna ao máximo que as causas da otite afetem o seu cão: use algodão para tapar o ouvido durante o banho ou então, leve-o para um pet shop onde as pessoas são treinadas para evitar esse tipo de acontecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here