O espirro reverso em cães é um acontecimento bastante comum, principalmente nos cães chamados de braquicefálicos, cuja característica mais marcante é ter o focinho achatado. Muitos donos não sabem do que se trata esse espirro e pensam que o animal está engasgado e falta de ar. Ficam desesperados ao ver seus amigos e assim e acabam não sabendo o que fazer no momento.
Como acontece o espirro reverso em cães
O espirro reverso acontece da seguinte maneira: enquanto na expiração normal o ar é empurrado para fora dos pulmões, no espirro reverso o ar é puxado para dentro dele e isso reproduz um som bem característico. Esse nome que foi dado é o mais popular sendo que o nome correto é respiração paroxística inspiratória. Ela pode durar entre alguns segundos e chegar a 2 minutos, mas não precisa se desesperar porque a maioria dos cães voltam a respirar normalmente depois do episódio.
Não deixe de conferir nosso artigo sobre o cronograma de vacinação para cachorros.
As possíveis causas do espirro reverso
Ainda não se sabe ao certo o que exatamente pode desencadear um episódio de espirro reverso. O cão pode começá-lo depois de um susto, por problemas respiratórios, mudanças bruscas de temperatura ambiente, irritação na região da laringe ou faringe, alergias, entre outras. No momento da crise o cão toma um posicionamento característico: as patas dianteiras se afastam, os olhos ficam arregalados, esticam o pescoço para cima e a frequência respiratória fica cada vez mais rápida. O cão passa a reproduzir sons nasais parecidos com roncos e também podem apresentar tosse.
O que fazer nesse momento
A primeira coisa e mais importante de todas é manter a calma. Se o cão sentir o nervosismo do dono, a coisa pode ficar pior. Faça uma leve massagem na região da garganta do cãozinho fazendo estímulos de deglutição, ou então tape as narinas deles com os dedos ou ainda, assopre a narina dele delicada mente. Com alguns segundos o episódio vai acabar e tudo voltará ao normal.
Dica de leitura: Veja quais são as raças de cachorros mais calmas do planeta.
Quando devo me preocupar
Situações de espirros reversos ocasionais não devem ser motivo de preocupação. Acontecimentos isolados são comuns de acontecer, principalmente, com cães de pequeno porte. Mas, se você notar que isso acontece com certa frequência e os sinais e sintomas têm se tornado cada vez mais severos então está na hora de levar o seu pet ao veterinário para realizar uma investigação minuciosa de todo o organismo dele. É preciso ter total certeza de que o seu amigo está em perfeita saúde.