Assim como os bebês, os filhotes de cachorro também possuem uma lógica fisiológica para o seu desenvolvimento e sobrevivência. A medida que crescem precisam de novos sentidos para suprir as suas necessidades e com isso adquirem novos comportamentos.

Como ocorre o desenvolvimento do seu filhote

Até 15 dias de vida

Ainda muito pequeno, o filhote não consegue evacuar ou urinar sozinho. Para fazer isso, precisa da ajuda da mãe, que estimula o filhote lambendo a região anogenital. Esse ato faz com que os receptores sensitivos da região envie mensagens para o cérebro que está na hora de evacuar.

Como ocorre o desenvolvimento do seu filhote

Depois disso, a mãe ainda ingere as fezes deles. Isso parece bastante nojento, mas é uma atitude que visa a preservar a vida dos filhotes. Fazendo isso, a mãe deixa o ninho limpo, evita mosquitos que podem transmitir doenças e ainda deixa os predadores longe, que podem sentir o cheiro das fezes dos filhotes, que neste momento, estão vulneráveis.

Dica: Aprenda a fazer caminhas para cães.

A partir dos 16 dias de vida

Como ocorre o desenvolvimento do seu filhote

O estímulo anogenital da mãe já não é mais necessário. O filhote já consegue urinar e defecar por sua própria conta. Ainda assim, a mãe continua a comer os excrementos dos filhotes para evitar a aproximação de predadores. Isso continua durante mais 5 semanas no caso da urina e 9 semanas para as fezes.

A partir da 3ª semana

O filhote já começa a se afastar do seu ninho, explorando novos lugares. Quando ele completa nove semanas, já começa a estabelecer um local fixo para defecar e urinar que fique longe do seu ninho. E, na maioria das vezes, ele escolhe o mesmo local da mãe.

Como ocorre o desenvolvimento do seu filhote

Caso o filhote não conviva com a mãe, a obrigação de orientar o novo local no qual o filhote fará as suas necessidades fica a cargo das pessoas que moram com ele. Você deve fazer isso a partir da 5ª semana não sendo muito exigente com ele nas duas primeiras semanas.

Já está comprovado que os cães aprendem muito melhor quando recebem bons incentivos quando fazem algo correto. Assim, quando o filhote fizer xixi no local certo dê a ele um petisco para incentivá-lo. Ele associará o local ao petisco e sempre irá para lá quando precisar evacuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here